quarta-feira, 16 de junho de 2010

Almanaque do Choro Brasileiro interpreta a nova geração do chorinho brasileiro

Quarteto de Choro apresenta músicas e comentários sobre um dos mais versáteis ritmos nacionais

O Teatro Humboldt recebe, no dia 24 de junho, às 20 horas, o Projeto Almanaque do Choro, comandado por um Quarteto de Choro, composto por Ivan de Andrade (flauta, clarinete e sax), Gustavo Cândido (cavaquinho e violão tenor), Jorginho Silva (cavaquinho) e Samuel Silva (violão de sete/seis cordas), cuja proposta é apresentar músicas e comentários sobre um dos principais ritmos nacionais.

O choro é uma das mais antigas músicas populares urbanas em atividade, com cerca de 150 anos de existência, e foi a grande escola dos mais importantes músicos brasileiros. Apesar de pouco difundido, o choro permanece vivo e grandes talentos ainda surgem seguindo sua tradição.

Tanto que o quarteto interpretará canções e explanará curiosidades sobre a nova geração do choro, apresentando ao público os principais expoentes da nova geração do chorinho brasileiro no século XXI, entre eles: Mauricio Carrilho, Luciana Rabelo e Pedro Amorim.

Há mais no ritmo do Choro do que se percebe a princípio e, nesta quinta-feira, o Almanaque do Choro vai dar uma verdadeira aula mostrando o estágio atual da evolução do gênero.

Ficha Técnica do Projeto:
Direção Musical e Arranjos: Gustavo Cândido – Ivan de Andrade
Produção Geral: Gustavo Cândido
Coordenação Geral: Gustavo Cândido

Músicos:
Ivan de Andrade - Bacharel em Saxofone pela Faculdade de Música Carlos Gomes e formado em Arranjo e Orquestração pela ULM (hoje EMESP), já foi aluno de grandes nomes como Vinicius Dorin, Marta Ozzetti, Claudio Leal e Vitor Alcântara. Participou como arranjador e integrante do musical Saltimbancos, no Teatro Bibi Ferreira, produziu Fabio Cadore e os arranjos de sopro do 1º cd de Amleto Barboni. Tocou e gravou com diversas bandas e artistas, como Leci Brandão, Arlindo Cruz, Grupo Sensação, Joca Freire, Edu Batata, Império da Casa Verde, Prado’s Blues Band, entre outros. Atua como integrante da banda Projeto Coisa Fina, diretor musical e integrante do show de Susie Mathias e também do cantor e compositor Ricco Nunes.

Gustavo Cândido - Formado em cavaquinho pela Universidade Livre de Música (ULM). Esteve à frente do projeto Almanaque Musical, Casa do Choro, Show de Samba e Especial Waldir Azevedo como coordenador, diretor musical e instrumentista. Já fez apresentações com o Duo Revendo o Passado, Quinteto Chorado, Quinteto Paulista de Choro, Quinteto Paulistano, Trio Paulista de Choro e Grupo Conversa Afinada e já acompanhou e tocou com artistas como a cantora Márcia, Luciana Rabello, Ruth Eli, Barão do pandeiro, Nei Silva, Roberto Seresteiro, Luizinho Sete Cordas, Canhotinho (Demônios da Garoa), Arnaldinho do Cavaco e etc. Em janeiro de 2010, participou da gravação do documentário sobre o Bar Cidão (famoso por ter apresentações diárias de música brasileira). Seu último trabalho em gravações foi no mais novo disco do sambista paulista Osvaldinho da Cuíca que esta sendo produzido pelo Quinteto em Branco e Preto.

Jorginho Silva - Cavaquinista desde os oito anos, aprendeu a tocar parabéns pra você como sua primeira obra musical. Solista aos 12 anos entrou para a Universidade Livre de Música (ULM) já tocando choro como autodidata. Estudou cavaquinho e se formou através da Prof.ª Ana Cláudia César, do grupo de choro Choronas, onde teve um apoio muito grande musicalmente, chegando a ser indicado para tocar no programa Antena Paulista na Rede Globo. Tocou no teatro São Pedro com o grupo regional de choro Quinteto Chorado e com este fez varias aparições em eventos culturais. Tocou com pessoas influentes no meio musical como, Luciana Rabello, Maurício Carrilho, Três do Choro, Jane Bandolim e Luizinho Sete cordas. Participou do I festival nacional do Choro em Mendes - RJ, organizado pela Escola Portátil de Música. Atualmente trabalha num grupo de forró pé-de-serra tradicional que se chama “Ó” do Forró.

Samuel Silva - Músico atuante, faz apresentações instrumentais de choro e samba com o G.R.T.P Morro das Pedras, Terreiro Grande, Orquestra de Samba e Choro de São Mateus e Quinteto Paulista de Choro. Já acompanhou vários artistas como Wilson Moreira, Cristina Buarque, Márcia, Nei Silva, Tereza Gama, Aldo Bueno, Roberto Seresteiro e Teresa Cristina. Participou das gravações dos CDs de Nei Silva, Marquinhos Dikuã e Emerson Urso.

Projeto Quintas Musicais: Criado em 2007 pelo Teatro Humboldt, tem como intuito abrir espaço para a apresentação de grupos musicais qualificados e de formações diversas em seu palco. Os shows ocorrem a cada quinze dias, sempre às quintas-feiras. O principal objetivo é fomentar as produções musicais eruditas e/ou de caráter instrumental no bairro de Interlagos, região um pouco mais afastada dos pólos comuns de atividades culturais da capital.

Serviço:
Local: Teatro Humboldt (Av. Eng. Alberto Kuhlmann, 525 – Interlagos)
Data: 24 de junho de 2010
Horário: 20h
Duração: 1 hora
Capacidade: 430 lugares.
Estacionamento: grátis, 250 vagas
Ar condicionado.
Acesso a portadores de deficiências.
Indicação etária: livre
Ingressos: R$ 20,00, com meia entrada para estudantes e idosos.
Ingressos para grupos pedagógicos: Previamente inscritos, R$ 5,00 por aluno e os professores não pagam.