sábado, 10 de outubro de 2009

QUINTA ESSENTIA quarteto leva a prática de flauta doce brasileira para a Europa

A convite da princesa Giada Ruspoli, o único quarteto de flautas doces profissionalmente atuante em nosso país embarcou para a Europa no início do mês. No último dia 04, o grupo apresentou o programa FLAUTI DI CAMERA na Chiesa degli Angeli Custodi em Vignanello, VT, Italia.

Essa igreja foi obra do mecenas Francesco Maria Ruspoli, que amava as artes e principalmente a música, foi importante entusiasta da música barroca tendo Haendel, Hotteterre, Caldara e Corelli como compositores residentes em Vignanello.

Num ambiente extremamente musical, o QUINTA ESSENTIA, além de divulgar a prática brasileira da flauta doce através de músicas como Jura, de Sinhô, o quarteto fez retornar a sonoridade das flautas na região de Vignanello, algo comum no início do Século XVIII através da contribuição do Maestro di Flauto do Príncipe Francesco Maria Ruspoli, o francês Jacques Martin Hotteterre - Le Romain.

Os próximos concertos do quarteto pela Europa acontecem:

16/10 - Conservatoire de Châtillon - França
17/10 Eglise Notre-Dame de Compassion, Paris - França
21 à 23/10 Ebenhofen - Alemanha

A partir de Novembro, o QUINTA ESSENTIA volta a tocar em solo brasileiro.

Sobre o Quinta Essentia
Fruto de uma amizade consolidada em festivais de música pelo Brasil, Renata Pereira, Gustavo de Francisco, Alfredo Zaine e Guilherme dos Anjos se uniram em 2006 para levar a diante o desejo de aproximar a flauta doce do público brasileiro. Foi explorando as possibilidades de um único instrumento que a flauta doce se tornou a essência do trabalho deste grupo. Assim surgiu o QUINTA ESSENTIA.

Através do trabalho consistente, o grupo já conquistou vários prêmios como o Concurso Nacional Jovens Cameristas Petrobrás em Londrina no Paraná [2007] e o Prêmio Estímulo de Música da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo [2007]. O último possibilitou a gravação do primeiro CD do grupo intitulado LA MARCA. Em seus concertos, o quarteto procura reunir obras originais, transcrições, adaptações e arranjos com o intuito de divulgar a flauta doce, sua família de instrumentos e a formação quarteto.

Atualmente o grupo divulga seus repertórios intitulados Flauti di Camera, ZumbidApito, Combinação de Vozes e Falando Brasileiro, além de desenvolver dois projetos: Identidade, uma reunião de obras de atuais compositores brasileiros compostas em parceria e especialmente para o grupo; e Flauta, Flautinha, Flautão!, um repertório didático para apresentação em escolas, universidades e espaços educativos, com a proposta de formação de platéia e auxílio para os professores que trabalham com a flauta doce na educação musical.

Mediante esses trabalhos é perceptível o resultado da pesquisa de repertório e interpretação solidificando a proposta de divulgar a flauta doce, seu repertório e novas composições elaboradas especialmente para essa formação.

Mais informações em http://www.quintaessentia.com.br/
*
*
*
Publicidade:
*