domingo, 18 de outubro de 2009

GRAÇA BRAGA lança CD com a participação de Jair Rodrigues > 02/12

Sambas rasgados, dolentes e de terreiro, forrós, cocos e afoxés estão no primeiro solo de Graça Braga

A cantora faz parte do Samba da Vela. Cd conta com a participação de Jair Rodrigues

Quem escuta Graça Braga percebe, logo de cara, influências marcantes na sua interpretação, como das talentosas Clara Nunes e Elizeth Cardoso, além de sambistas do quilate de Roberto Ribeiro, Candeia e Martinho da Vila.

Graça tem uma voz peculiar e marcante, além de uma bela desenvoltura no palco, virtude que desenvolveu nos mais de 30 anos de carreira. Já se apresentou com artistas como Wilson Moreira, Luiz Carlos da Vila, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Zélia Duncan, Diogo Nogueira, entre outros.

Com produção do Quinteto em Branco e Preto, o cd “Eu Sou Brasil”, lançado pela gravadora Pôr do Som, traz 14 faixas inéditas, sendo três de autoria da própria cantora com o compositor Paqüera (A Dona do Samba – que abre o cd, Vingança e Guerra dos Sexos, uma espécie de maxixe com nuanças de Noel Rosa, que a cantora duela com Jair Rodrigues). O cd prima pela diversidade de conceitos musicais como se ouve no forró Terras Secas, dos sambistas Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira (a dupla também assina a imperdível e tocante Por Liberdade, um misto de samba e afoxé).

As românticas Vingança e A Luz de Quem Ama, além da emocionante interpretação de Tristeza das Dores fazem parte do repertório. Uma iguaria musical é A Luz, de autoria de Edvaldo Galdino e Paqüera, uma singela homenagem à Comunidade do Samba da Vela. O cd ainda traz o coco Balaio de Sinhá, canções afros de congá como Terreiro Brasil e Kissanga, e ainda Nossas Defesas, Luz e Muito Mais e O Sol e a Lua.

Além do acompanhamento do Quinteto em Branco e Preto, Graça vem acompanhada dos músicos Sizão Machado (contrabaixo), Luizinho Sete (violão 7 cordas), João Poleto e Tiago França (sopros e metais) e Michel Scava (piano sample de cordas). A direção artística é de Maurílio de Oliveira e a direção geral de Magnu Sousá.

A Dona do Samba

Graça Braga foi criada na roda de samba. Os tios formavam um regional, a mãe cantava e tocava violão e Marinês, sua tia, foi porta-bandeira da Nenê de Vila Matilde, por 30 anos. Graça integra a Comunidade Samba da Vela, onde se cultua a cultura popular voltada aos autênticos sambas de terreiro, além de formar novos compositores. Participa também do reduto Berço do Samba de São Mateus.
A cantora e compositora se apresenta semanalmente em seu bar “Você Vai Se Quiser”, na Praça Roosevelt, em São Paulo. Recebeu o certificado de reconhecimento e valorização e difusão do samba, outorgado pela Assembléia Legislativa de São Paulo, que instituiu o dia 2 de dezembro como o Dia Nacional do Samba.


SERVIÇO:
CD “EU SOU BRASIL” – GRAÇA BRAGA
Gravadora Pôr do Som – www.pordosom.com.br
Site da artista: www.gracabraga.com
Preço Sugerido: 20,00
*
*
*
Publicidade:
*