sábado, 10 de outubro de 2009

EPTV Campinas resgata vida e obra de Carlos Gomes em documentário

Afiliada da Rede Globo do interior de SP conta no dia 18 a história de um dos maiores nomes da música lírica mundial, nascido em Campinas

Lançamento será em Campinas, no dia 14, para a imprensa e convidados da EPTV

Material traz jornalismo e dramaturgia e foi produzido em alta definição

No ano em que completa 30 anos de atividades, a EPTV, emissora afiliada à Rede Globo, brinda o público de suas regiões de abrangência, e também os amantes da música e da cultura brasileiras, com um requintado especial em torno da vida e obra do maestro Carlos Gomes. Nascido em Campinas, Antonio Carlos Gomes ultrapassou a importância regional para transformar-se num dos maiores nomes da música lírica mundial, e até hoje não foi superado por nenhum outro compositor de óperas na América.

A íntegra do documentário captado em alta definição (HDTV), com 50 minutos de duração, será exibida no domingo dia 18 deste mês, nas praças cobertas pela EPTV – nas regiões paulistas de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e na mineira Varginha −, logo depois do Fantástico.

“A vida de Carlos Gomes já foi retratada outras vezes, inclusive em documentários, mas nenhum deles mostrou, de fato, o que foi a sua carreira profissional nem ressaltou seus fracassos e decepções, as angústias pessoais, a convivência tumultuada com a família, além das características fortes de sua personalidade”, diz Ciro Porto, diretor de jornalismo da rede EPTV.

Porto conta que a reportagem da emissora foi buscar em cartas, depoimentos e livros vários detalhes da vida do maestro que foram esquecidos. “Normalmente, os vídeos feitos até hoje sobre Carlos Gomes mostraram muito mais as conquistas na Europa e os momentos de glória. Nós vamos mostrar também o ser humano que não soube administrar o dinheiro que ganhou; que cometeu muitos erros com a família, no trabalho, enfim, o homem Carlos Gomes com sua genialidade e seus defeitos”, resume o diretor.

O material que irá ao ar no dia 18 de outubro, mês de aniversário da EPTV, reúne um trabalho de três meses de produção e captação de externa. A equipe passou pelos principais museus que guardam hoje cartas, partituras originais e fotos do acervo particular da única filha de Carlos Gomes, que sobreviveu mais tempo, Ítala Gomes. A produção percorreu as cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis (RJ); Campinas e São Paulo; Belém (PA) e chegou até a Itália.

A emissora também recorreu à dramaturgia, para reconstituir feitos históricos com riqueza de detalhes, e à gravação de músicas do maestro em vários momentos da vida dele. “A intenção foi usar praticamente a trilha sonora só com áudio captado por nós, sem a necessidade de recorrer a CDs. Estas cenas foram feitas todas dentro do Teatro Municipal de Paulínia”, conta Porto. Paulínia é um município paulista a cerca de 100 km da capital, que conta hoje com um dos mais modernos teatros do interior de SP, e converteu-se num polo de produção cinematográfica.

Ainda segundo Porto, os telespectadores terão acesso a detalhes curiosos da vida de Carlos Gomes, como sua intimidade com o poder imperial; suas eternas dificuldades financeiras; o pavor do frio europeu; o gosto pelas coisas simples do interior; a separação traumática da mulher; a perda de 3 dos 5 filhos; e o desprezo do Brasil por ele no fim de sua vida. Carlos Gomes morreu aos 60 anos, de câncer.

“Localizamos nos arredores de Milão, na Itália, o que restou dos laços familiares do maestro naquele país. Encontramos até mesmo os móveis que foram da casa dele e que ainda estão bem guardados. Na Itália ainda estão intactos o conservatório onde ele estudou, a mansão que construiu em Maggiânico e os lugares onde morou. Vamos ainda retratar a emoção do maestro ao apresentar seu trabalho no Teatro alla Scala de Milão”, conclui Ciro Porto.

O programa termina com a reconstituição do velório de Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, com a presença de 100 músicos, de bandas da região de Campinas, interpretando a sinfonia de “O Guarani” − da mesma maneira como aconteceu em 1896, quando as bandas cariocas prestaram a última homenagem a Carlos Gomes.

Ficha Técnica

Título: "Acordes de uma vida"
Produção: Luana Cezarini
Edição: Angélica Pizzolatto e Eulâmpio Vianna Neto
Coordenação geral: Luciane Viegas
Direção: Ciro Porto
Exibição: 18 de outubro, logo após o Fantástico, nas praças cobertas pela EPTV, nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Varginha.