quinta-feira, 29 de outubro de 2009

FESTIVAL "BANDAS DE CÁ" vai até 29/11

Foto tirada na cidade de Ouro Preto, dia 11/10/09
Minas Gerais é sede de Festival Nacional que homenageia Ari Barroso

O festival ‘Bandas de Cá’ que teve início em 11/10 prestigia diversos ritmos da música brasileira e percorre 7 cidades da Estrada Real até o fim de novembro

O Estado de Minas Gerais, com apoio do SESI/MG - FIEMG e de sete prefeituras da Estrada Real que recebem o FESTIVAL BANDAS DE CÁ, cuja as inscrições foram encerradas no último dia 8 de outubro dão grande oportunidade e incentivo a vários artistas brasileiros dos mais diversos estilos musicais. Além de ser uma diversão gratuita aos moradores locais e um estimulo ao turismo. “É uma forma de promover intercâmbio do tradicional com outras manifestações artísticas, valorizar a auto-estima dos artistas e a própria arte", afirma o gerente de Cultura do SESI-MG, Cláudio Marcassa.
Nas cidades por onde passa as comemorações têm início às 09h30min com desfile das bandas em uma tradicional jardineira, ano 1918, que leva a Banda Curió de Minas (Criada especialmente para o Festival), sob regência do maestro Teófilo Helvécio, e um boneco do compositor mineiro Ary Barroso, grande homenageado do Festival, além do desfile-espetáculo dos bonecos anões gigantes de Mariana (Cia Navegante de Teatro), com o espetáculo Bloconeco, dirigido por Catin Nardi.
Após a especial abertura ocorrem os concursos de arranjos. Em todos os locais a programação é divida por dois momentos: Pelo Encontro de Bandas e Eliminatória do I Concursos de Arranjos para Bandas Tradicionais de Música, procedentes de todo o Brasil. Já no segundo momento, apresentam-se 12 bandas da cidade e região na qual o evento ocorre naquele dia, os grupos são previamente selecionados pelo “Centro de Referência Musicológica José Maria Neves de São João Del Rei” (Cerem).
O Encontro de Bandas tem objetivo levar ao grande público o conhecimento do trabalho das bandas tradicionais de Minas e promover um relacionamento destas com sons de todo o Brasil.
O Concurso premia compositores e arranjadores de todo o Brasil que apresentem trabalho de qualquer tema, desde que seja música brasileira. Arranjo é a adaptação de uma composição para a execução por um grupo específico de vozes ou instrumentos musicais, neste caso, as bandas tradicionais de música.
Uma comissão julgadora formada pelo Cerem é responsável por selecionar 15 arranjos para serem executados pela banda Curió de Minas nas cidades que estão recebendo o festival. Em cada município ocorre a apresentação de três arranjos, entre os quais um é selecionado. No dia 15 de novembro, em São Lourenço, será realizada a semifinal do concurso, com a escolha das três melhores composições. O vencedor vai ser conhecido na grande final, no dia 29 de novembro, em São João Del-Rei. Ao final do projeto será gravado um CD com as 15 músicas/arranjos finalistas e editado um livro de partituras.

Serviços:
FESTIVAL BANDAS DE CÁ – ETAPA BARÃO DE COCAIS
ENCONTRO DE BANDAS E CONCURSO DE ARRANJOS
Datas e locais descritos abaixoHorário: 9h30 às 21h
Mais informações e regulamento do Concurso de Arranjos: www.artbhz.com.br
Informações para o público: (32)2211-7295
Entrada franca

Calendário do Festival Bandas de Cá

Ouro Preto
Data: 11 de outubro
Local: Praça Tirandentes

Barão de Cocais
Data: 18 de Outubro
Local: Praça Monsenhor Gerardo (Praça da Matriz)

Tiradentes
Data: 25 de Outubro
Local: Largo das Forras
Diamantina
Data: 01 de Novembro
Local: Praça do Mercado Velho

Juiz de Fora
Data: 08 de Novembro
Local: Parque Halfeld

São Lourenço
Data: 15 de Novembro
Local: Praça Brasil

São João del-Rei - Encerramento
Data: 29 de Novembro
Local: Av. Pres. Tancredo Neves de Almeida

*
*
*
Publicidade:
*