domingo, 18 de outubro de 2009

PEQUENO PRÍNCIPE LANÇA CD COM MÚSICAS COMPOSTAS POR CRIANÇAS EM TRATAMENTO

Foto: Camila


Com patrocínio da Kraft Foods Brasil, canções foram criadas durante as oficinas do Projeto Cancioneiro do Brasil, viabilizado pela Lei Rouanet. Toda a verba será destinada ao Hospital Pequeno Príncipe

Este ano, as crianças e adolescentes atendidos pelo Hospital Pequeno Príncipe vivenciaram um ritmo especial. Por meio de oficinas de música do Projeto Cancioneiro do Brasil, eles puderam cantar, tocar instrumentos de percussão e até mesmo compor suas próprias canções. Com patrocínio da Kraft Foods Brasil, via Lei Rouanet, esses jovens participaram de 50 encontros que resultaram num CD com 15 músicas, mais uma faixa bônus gravada durante as oficinas.

Esse trabalho foi apresentado hoje, em um show no Teatro Guaíra, às 20 horas, com a participação de cantores e artistas que fizeram parte da gravação do CD, como Carlos Careqa, Alexandre Nero, Alvaro Ramos, Grupo Mundaréu, Coral Brasileirinho e Coral Curumim. O show, dirigido pelo ator, diretor e dramaturgo Mauricio Vogue, também faz parte das comemorações pelos 90 anos do Complexo Pequeno Príncipe.

As oficinas do projeto foram coordenadas pelo artista popular Itaercio Rocha. Das 15 músicas, oito tiveram composição de letra ou música feita pelas crianças internadas no Pequeno Príncipe e seus pais. A faixa “Varredeira”, por exemplo, foi integralmente composta pela paciente da cardiologia Dhésmila Smith, 14 anos, em homenagem à equipe de limpeza do Hospital. “Reggae do Dia”, por sua vez, foi composta por Bárbara Trelha, mãe de um paciente em tratamento no Hospital. “Trabalhamos aqui olhando para esse espaço como um espaço real. Não negamos que aqui acontece a dor, a morte. Mas também acontece a vida, a alegria, que é inerente ao ser humano, que precisa do processo criativo”, explica Rocha.

As músicas que compõem o CD receberam um sofisticado tratamento em arranjos e foram interpretadas por artistas que abraçaram o trabalho, ampliando ainda mais os vários diálogos das oficinas com sonoridades diversas. O CD pode ser adquirido por R$ 30,00 no Setor de Voluntariado do Hospital Pequeno Príncipe ou no dia do show, no Guaíra. Toda a verba adquirida com o CD será revertida ao Hospital Pequeno Príncipe.

O show
O show de lançamento do CD Cancioneiro do Brasil terá 1h15 de duração e levará ao palco cerca de 70 pessoas. Itaercio Rocha, Thayana Barbosa e Melina Mulazari, do Grupo Mundaréu, serão os viajantes que conduzirão a platéia pelo universo das congadas, bumba-bois, fandangos, cirandas e outros ritmos desse vasto Brasil. Os corais Brasileirinho e Curumim também estarão presentes, assim como pacientes e colaboradores do Pequeno Príncipe que participaram do projeto. Cristine Conte assina o figurino e Waldo Leon o cenário e iluminação.

Faixas do CD:
1 – A Dança da Mariquinha / De abóbora faz melão
2 – *Elefante
3 – *Varredeira
4 – Jabuti
5 – *Gambá
6 – Alevantou / Não queremos guerra
7 – Bernuça
8 – *Macaco Cacoleco
9 – *Hum sei lá...História do sapo
10 – *Do que é que você gosta
11 – Jacaré
12 – Babau ou Cavalo Velho / Cabeça de Fogo ou Nega Veia
13 – *Reggae do Dia
14 – *Amanheceu com sol
15 – Olereuê Cauã
*Composição das crianças em tratamento no Hospital e seus pais, médicos, enfermeiros e colaboradores do HPP.

Kraft Foods Brasil
É subsidiária da norte-americana Kraft Foods, primeira empresa de alimentos nos Estados Unidos e segunda maior no mundo. No Brasil, a empresa conta com um portfólio de marcas consagradas como Lacta, Royal, Tang, Clight, Club Social, Trakinas e Philadelphia e emprega cerca de sete mil pessoas. A Kraft Foods tem na Responsabilidade Social um dos pilares estratégicos, atuando nas áreas de nutrição e bem-estar, educação e promoção da sustentabilidade nas comunidades onde está presente com parceiros como Care Brasil; Cren (Centro de Recuperação e Educação Nutricional); Fome Zero e Abrinq; além do “Programa Voluntário Kraft”, considerado benchmark em Curitiba (PR) e do Programa Bom Vizinho.

Contatos: Hospital Pequeno Príncipe Denise Angelo
Camila Mendes
Lead Assessoria de Comunicação
Hedylaine Boscolo
Hellen França
Telefone: 41 3310-4017 Telefones: 11 3168-1412 – Ramal 13
*
*
*
Publicidade:
*