sexta-feira, 30 de abril de 2010

Quinta Essentia Quarteto se apresenta em Jundiaí

Depois de turnê pela Europa, quarteto estréia novo Repertório na região

O Quinta Essentia, único quarteto de flauta doce profissionalmente atuante do país, volta à região para única apresentação. Depois de uma temporada pela Europa, Renata Pereira, Alfredo Zaine, Gustavo de Francisco e Guilherme dos Anjos mostram em Jundiaí seu novo repertório intitulado “Falando Brasileiro”.

Após ser aprovado no edital de Circulação de Concertos pelo Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o quarteto inicia sua nova turnê que faz releitura de grandes nomes da música Brasileira na Flauta doce, como Milton Nascimento, Pixinguinha, Vinicius de Morais, entre outros.

A apresentação acontece dia 2 de Maio, no Centro das Artes, às 11h, ingressos a R$ 5,00.

Serviço
Quinta Essentia Quarteto – Turnê Falando Brasileiro
2 de Maio, às 11h
Centro das Artes: Sala Glória Rocha - Rua Br. de Jundiaí, 1093 - Centro - Jundiaí, SP
Entrada: R$5,00
Mais informações: www.quintaessentia.com.br

Quinta Essentia Quarteto
Quando falamos em flauta doce, logo pensamos nas aulas de iniciação musical que as crianças têm nas escolas. Poucos sabem, mas a flauta doce foi um instrumento de extrema importância no período barroco europeu. Hoje, em especial no Brasil, não existe o conhecimento sobre as possibilidades que esse instrumento tem além dessas aulas que algumas poucas escolas mantém na grade de ensino.
Para resgatar a importância da flauta doce e a valorização da mesma no Brasil, Alfredo Zaine, Gustavo de Francisco, Guilherme dos Anjos e Renata Pereira consolidaram o Quinta Essentia Quarteto, o único quarteto de flautas doce profissionalmente atuante no país “Nossa grande missão é divulgar e mostrar para os brasileiros as infinitas possibilidades que a flauta doce pode apresentar e o quão surpreendente ela é”, afirmam os músicos.
O Quinta Essentia Quarteto completa 4 anos neste mês de Abril. Ao longo dessa trajetória, o quarteto já conquistou diversos prêmios, entre eles o Jovens Cameristas Petrobrás de Londrina e o Prêmio Estímulo de Música da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Em 2008 lançou seu primeiro CD intitulado La Marca com músicas de compositores como Tarquinio Merula, Georg Philipp Telemann e compositores brasileiros como Julio Bellodi e Claudio Menandro, que criaram peças exclusivamente para o Quinta Essentia.
Em 2009, a convite da Princesa italiana Giada Ruspoli fez a sua primeira turnê na Europa. O quarteto fez apresentação na Itália, França e Alemanha, disseminando não somente a flauta doce, mas a cultura brasileira. No final do mesmo ano, o Quinta Essentia foi aprovado no edital de Circulação de Concertos pelo Estado de São Paulo, novamente da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, para a divulgação do Repertório “Falando Brasileiro”, que faz releitura de grandes nomes da música Brasileira na Flauta doce, como Milton Nascimento, Pixinguinha, Vinicius de Morais, entre outros.
O Quinta Essentia se diferencia dos demais grupos por manter um trabalho continuado. O quarteto desenvolve ainda projetos como o Identidade que incentiva os novos compositores a criarem peças para flauta doce, com a cara do Brasil, e o Flauta, Flautinha, Flautão!, este focado na disseminação das possibilidades que este instrumento permite.
O estudo do instrumento no Brasil ainda é muito restrito. Muitos músicos acabam indo estudar flauta na Europa, o que acaba limitando ainda mais a disseminação do instrumento em território nacional. “ O trabalho da divulgação da flauta doce em nosso país é um grande desafio. Infelizmente, a prática desses instrumentos está restrita somente as escolas, e ainda assim, por um período muito curto. Falta representantes que tenham uma preocupação com a divulgação da flauta doce como, por exemplo, uma agenda significativa de concertos por ano, em todo o país”, explica o quarteto que para tentar atenuar essa deficiência, disponibiliza em seu site o máximo de conteúdo possível sobre o instrumento e suas possibilidades.
Os músicos
Hoje, o quarteto ainda chama atenção por ser composto por jovens músicos: Alfredo Zaine com 26 anos, Guilherme dos Anjos com 24, Renata Pereira com 27 anos e Gustavo Francisco com 31 anos.
Os integrantes do Quinta Essentia, tiveram o contato com a flauta doce ainda muito cedo. Conforme foram conhecendo mais sobre a história do instrumento e sobre o seu repertório, foram se apaixonando pela flauta doce e nunca deixaram de se aperfeiçoar.
Os quatro músicos se conheceram em festivais de música pelo país. Conforme a amizade foi fortalecendo, a idéia de um quarteto fixo de flauta doce foi maturando, e assim nasceu o Quinta Essentia.
Alfredo Zaine e Guilherme dos Anjos iniciaram seus estudos na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e graduaram em instrumento antigo (flauta doce) pela UNESP. Renata Pereira é graduada em flauta doce pela EMBAP - Escola de Música e Belas Artes do Paraná, e mestre em música pela USP. Gustavo de Francisco é formado em flauta doce e oboé pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul.
Flauta Quadrada
O Quinta Essentia Quarteto é único no Brasil que possui um consort de Flautas quadradas, chamadas Square Recorders, do construtor de flautas doces alemão Herbert Paetzold.
Na literatura da flauta doce existe instrumentos de diferentes tamanhos, que normalmente são cilíndricos. O pensamento do Paetzold foi que, os tubos de um órgão de tubos são flautas, ou seja, funcionam como flautas. E existem órgãos que os tubos internos são quadrados e de madeira. Partindo desse princípio ele construiu as Square Recorders.
As flautas quadradas em relação as suas correspondentes cilíndricas são um pouco menores e possuem uma resposta presente de articulação o que proporciona um grande diferencial sonoro para interpretação da música moderna, contemporânea e popular brasileira.
Quinta Essentia Quarteto
Mais informações: www.quintaessentia.com.br