sexta-feira, 30 de abril de 2010

NOVOS POLOS DO PROJETO GURI SÃO INAUGURADOS EM MAIS NOVE CIDADES

Com as inaugurações, a AAPG, gestora do Projeto Guri, amplia seu atendimento e possibilitará que mais crianças e adolescentes tenham acesso ao ensino musical de qualidade.

A Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), organização social de cultura responsável pela gestão do Projeto Guri inicia a segunda fase de inaugurações de seus polos de ensino musical. De 5 a 12 de maio, as cidades paulistas que recebem o Projeto Guri são Luiziânia, Guaíra e Herculândia (todos no dia 05), Oriente, Santo Anastácio e Ibirá (no dia 06), Botucatu e Aparecida (no dia 07), e Águas de Lindóia (no dia 12). As inscrições para os cursos do Projeto Guri, nesses Polos, podem ser feitas entre os dias 10 e 21 de maio, das 9h às 17h, e as aulas serão iniciadas no dia 31 de maio.
A primeira fase de inaugurações ocorreu em março último e possibilitou que crianças e jovens de outras nove cidades, que ainda não contavam com o Projeto, tivessem acesso ao ensino coletivo de música gratuito. Ao todo, serão 18 inaugurações promovidas pela AAPG ainda neste semestre.
Os cursos no Projeto Guri são gratuitos e não há necessidade de seleção. Podem se inscrever crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos incompletos, desde que estejam regularmente matriculados na escola. Os interessados devem se dirigir ao Polo de sua cidade, acompanhados pelos pais ou responsáveis, com a seguinte documentação: duas fotos 3x4; certidão de nascimento ou RG; comprovante de endereço; declaração escolar e carteira de vacinação. As vagas são para início imediato.
Com as inaugurações 1.170 novas vagas de ensino musical gratuito estão abertas nessas cidades para cursos de instrumentos de corda, sopro, percussão e iniciação musical.
As cerimônias de lançamento dos Polos serão abertas ao público e contam com a presença de autoridades locais e representantes da AAPG. Durante as inaugurações, alunos de outros Polos farão uma apresentação musical. (Na tabela todas as informações sobre os novos Polos do Projeto Guri).

Essa iniciativa é mais uma das ações em comemoração aos 15 anos do Projeto Guri, celebrados em 2010. “Com as inaugurações, a AAPG ampliará ainda mais o atendimento e reforçará a missão de levar para crianças e adolescentes a oportunidade de conhecer o mundo da música, e promover a união destes jovens em torno de valores comuns: a dedicação aos estudos e a importância de uma atitude positiva diante dos desafios. O reconhecimento desses valores possibilita a ampliação das perspectivas de vida dos nossos alunos e cria condições para o aprimoramento de suas potencialidades” aposta Alessandra Costa, diretora executiva da AAPG.
Implantação dos novos Polos
Devido aos pedidos de prefeituras e organizações da sociedade civil para a instalação de Polos do Projeto Guri em suas localidades, a AAPG lançou em dezembro de 2009 um edital para a inscrição e seleção de novos Polos. Das inscrições recebidas, 30 propostas foram pré-aceitas de acordo com os requisitos mínimos exigidos pelo edital.
Na fase seguinte, foram analisados os municípios e os espaços para a implementação do Polo. Posteriormente, os municípios receberam visitas de técnicos da AAPG para a análise desses espaços. Após a aprovação, os contemplados foram comunicados formalmente e contatados para iniciar os trâmites legais e operacionais para a implantação dos Polos do Projeto Guri. Ao final do processo, que durou cerca de três meses, 18 cidades foram contempladas. Dessa forma, a AAPG passa a contar com 379 Polos distribuídos pelo Estado de São Paulo, beneficiando mais de 40 mil alunos.

Abaixo as informações sobre todas as inaugurações:

GUAÍRA
Data da Inauguração: 05/05/2010 - 17h30
Cidade: POLO INSTITUTO OSWALDO RIBEIRO DE MENDONÇA - GUAÍRA / Regional Ribeirão Preto
Cursos: Iniciação musical, coral, violão e percussão/bateria.
Endereços: Avenida 27, 100 - Jardim Nádia - Próximo a Praça Bom Jesus - Guaíba - SP
Número de vagas: 134

HERCULÂNDIA
Data da Inauguração: 05/05/2010 – 14 horas
Cidade: POLO HERCULÂNDIA / Regional Marília
Cursos: Iniciação Musical, coral, viola caipira e violão.
Endereços: Avenida Rui Barbosa, 387 - Centro - Herculândia -SP
Número de vagas: 131

LUIZIÂNIA
Data da Inauguração: 05/05/2010 – 15 horas
Cidade: POLO LUIZIÂNIA / Regional Araçatuba
Cursos: Iniciação musical, coral, violão e percussão/bateria.
Endereços: Avenida Antônio Duarte Azadinho, 29 - Centro.
Número de vagas: 134

IBIRÁ
Data da Inauguração: 06/05/2010 – 19 horas
Cidade: POLO IBIRÁ / Regional São José do Rio Preto
Cursos: Iniciação musical, coral, violão e percussão/bateria.
Endereços: Rua: Lins, 635 - Termas de Ibirá - Ibirá
Número de vagas: 134

ORIENTE
Data da Inauguração: 06/05/2010 – 10 horas
Cidade: POLO ORIENTE / Regional Marília
Cursos: Iniciação musical, coral, cavaco e violão.
Endereços: Rua: Washington Luís, 80
Número de vagas: 131

SANTO ANASTÁCIO
Data da Inauguração: 06/05/2010 – 16h30
Cidade: POLO CONGREGAÇÃO DAS FILHAS DE MARIA MISSIONÁRIAS (SANTO ANASTÁCIO) / Regional de Presidente Prudente
Cursos: Iniciação musical, coral, violão e Percussão/bateria.
Endereços: Rua: Irmãs Missionárias, 166 - Vila Andorinda - Santa Anastácio - SP
Número de vagas: 134

BOTUCATU
Data da Inauguração: 07/05/2010 – 15 horas
Cidade: POLO BOTUCATU / Regional Jaú
Cursos: Iniciação musical, coral, teclado, violino, violoncelo, contrabaixo.
Endereços: Avenida Don Lúcio, 755 Centro - Botucatu - SP
Número de vagas: 123

APARECIDA
Data da Inauguração: 07/05/2010 – 15 horas
Cidade: POLO APARECIDA / Regional São José dos Campos
Cursos: Iniciação musical, coral, teclado, violino, viola, violoncelo, contrabaixo.
Endereços: Rua Pedro Maria Filippo, 219 – Vila Mariana – Aparecida/SP
Número de vagas: 123

ÁGUAS DE LINDÓIA
Data da Inauguração: 12/05/2010 - 15 horas
Cidade: POLO ÁGUAS DE LINDÓIA / Regional Jundiaí
Cursos: Iniciação musical, coral, cavaco e violão.
Endereços: Praça Philomena Tozzi, 30 Jardim Paraíso - Águas de Lindóia -SP
Número de vagas: 131

15 anos comemorados com muita música, números e resultados.

A Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), organização social de cultura, atua desde 2004 na gestão do Projeto Guri, por meio de uma aliança estratégica com a Secretaria de Estado da Cultura. A missão da AAPG é promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.
O Projeto Guri é o principal projeto da AAPG e existe desde 1995. O Guri é um projeto socioeducativo que oferece continuamente, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão. Atualmente o Projeto Guri atende cerca de 40 mil alunos em 301 municípios do Estado de São Paulo. Além do Governo do Estado – seu principal parceiro mantenedor – a AAPG conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.
As empresas que queiram colaborar com a AAPG e contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens podem usufruir de leis de incentivo fiscal como a Lei Rouanet e o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD).
Pessoas físicas também podem contribuir com a AAPG. Visite nosso site: www.projetoguri.org.br ou entre em contato com Mobilização de Recursos pelo tel. (11) 3874 3357.