quarta-feira, 7 de abril de 2010

Oficina de percussão abre atividades da Hora do Planeta em Brasília

Oficina de percussão abriu as atividades da Hora do Planeta em Brasília
Os Instrumentos musicais são construídos com materiais recicláveis

O Patubatê, grupo de percussão de Brasília que utiliza material reciclável para construir instrumentos inusitados, participou ativamente da Hora do Planeta. Além do show, marcado para às 20h30, na entrada principal do Terraço Shopping, no dia 27 de março, os integrantes do grupo deram sua colaboração ao movimento com uma oficina de percussão, em que eles demonstraram as inúmeras possibilidades para manufaturar instrumentos e criar sonoridades das mais interessantes.

O trabalho do Patubatê, que existe há 11 anos, está em sintonia com a Hora do Planeta. Eles oferecem minicursos como esse a empresas de diversos setores. Para Fernando Mazoni, membro do grupo, essas iniciativas ajudam no trabalho de conscientização. "Já realizamos oficinas no Brasil inteiro e, mesmo estando mais ligados à área musical, achamos importante mostrar que transformar este tipo de material em instrumentos pode ajudar a tornar as pessoas mais atentas à preservação do meio ambiente".

Voltado para qualquer pessoa, seja ela leiga ou com experiência no campo musical, o curso ensinou desde como escolher o material e adaptá-lo, como decorá-los e transportá-los. Dessa forma, tonéis de plástico viram poderosos tambores, eletrocalhas emitem sons semelhantes ao chimbau da bateria e garrafas pet servem como afinadores, uma vez que, dependendo da quantidade de ar nelas introduzidas, podem reproduzir a escala musical.

Na tarde de 27 de março, o casal Vanucci Santos e Renata Assis participou da oficina, mesmo com pouca noção de teoria e prática musical. "Trabalhamos com a Escola de Samba Gigante da Colina e estamos fomentando projeto de curso de percussão com material reciclável em uma comunidade da Estrutural", explicou Vanucci. Já Renata, assim que chegou, não resistiu e foi logo tentar tirar som nas frigideiras. "Nossa idéia é aproveitar material que normalmente vira entulho e também, ao mesmo tempo, conscientizar crianças e jovens sobre as possibilidades de uso dos materiais", afirmou.

Após alguns minutos, os alunos juntamente com os instrutores já estavam tirando um baião, que chamava a atenção de lojistas, consumidores e visitantes. Segundo Fernando Mazoni, ninguém sai sem tocar nada da oficina. "Dividimos a turma em células de acordo com o nível dos participantes. No final, cada um contribui com o que sabe e sempre dá pra sair um som legal", garantiu.

O Terraço Shopping aderiu à Hora do Planeta e organizou diversas atividades. Na Hora do Planeta, de 20h30 às 21h30, aconteceu aula de spinning no escuro com show da banda Patubatê.

Sobre o WWF-Brasil
O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

Sobre a Hora do Planeta
A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas. No sábado, dia 27 de março de 2010, às 20h30, pessoas, empresas, comunidades e governos apagaram suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global. Na primeira edição, realizada em 2007 na Austrália, 2 milhões de pessoas desligaram suas luzes. Em 2008, mais de 50 milhões de pessoas de todas as partes do mundo aderiram à ação. Em 2009, quando o WWF-Brasil realizou pela primeira vez a Hora do Planeta no Brasil, quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo apagaram suas luzes.