sexta-feira, 30 de abril de 2010

Nova edição da Virada Cultural tem área ampliada para a região da Luz

Marcada para os dias 15 e 16 de maio, a Virada Cultural chega neste ano à sua sexta edição. Realizado pela Prefeitura de São Paulo, o evento se tornou a grande festa da Cidade, com centenas de atrações durante 24 horas ininterruptas em diversos pontos da Capital. Em 2010, a Prefeitura tem como parceiros a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Estado da Cultura, a SPTuris e o Sesc-SP.
Ontem, durante o lançamento oficial da programação, na Galeria Olido, o prefeito de São Paulo destacou a integração entre as diversas áreas da administração municipal na realização do evento: "Nesta edição, as secretarias trabalharam juntas para programar a Virada Cultural e dessa forma foi possível implantar novas ações nos serviços de limpeza e segurança".
O prefeito destacou também a grandiosidade do evento, que não conta com patrocinadores e é arcado integralmente pelo Município. "O aumento na área física, englobando a área da Luz, também é outro ponto positivo dessa edição e nos permitiu aumentar e diversificar as atrações. São mais de R$ 8 milhões de investimentos em cultura e entretenimento para a população", afirmou.
Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc-SP, parceiro do evento, vê esta sexta edição da Virada Cultural como "a afirmação de um evento dos mais importantes do calendário municipal, que promove a ocupação das ruas e dos equipamentos de lazer e cultura de uma forma diferenciada".
Com a incorporação da região da Luz à área de eventos, a Virada de 2010 terá uma abrangência espacial maior que a do ano passado, correspondendo ao perímetro da Cidade do fim do século 19.
O show de abertura será da dupla de cubanos Barbarito Torres e Ignácio Mazacote, do Buena Vista Social Club, coletivo, que toca clássicos da música cubana. No mesmo palco - Praça Julio Prestes - haverá shows de Zélia Duncan, Céu, Toquinho, entre outros, além das atrações internacionais Living Colour e ABBA - The Show (banda cover da Suécia); e no encerramento, Elomar, Geraldo Azevedo, Vital Farias e Xangai interpretam o disco Cantoria, de 1984.
O samba será representado por Nelson Sargento, Paulo Vanzolini, Jair Rodrigues, Elza Soares e Sandália de Prata, Orlandivo e Clube do Balanço, Baile do Simonal e Arlindo Cruz. No duelo Rio x São Paulo, estarão frente a frente Germano Mathias e Dicró. Esses shows serão no Palco Praça da República.
No Palco Avenida São João, o público poderá conferir nomes importantes do rock nacional, como Pitty, Raimundos, Titãs, além das bandas que acompanhavam os músicos Frank Zappa e Janis Joplin: Grand Mothers Reinvented e Big Brother & The Holding Company. Na região da Boulevard São João (Vale do Anhangabaú), ocorrem shows de Airto Moreira, Hermeto Pascoal, Booker T., entre outros.
No Palco Vieira de Carvalho (Largo do Arouche), Arrigo Barnabé canta Lupicínio Rodrigues e André Abujamra canta Nelson Gonçalves. Lá também farão shows Sidney Magal, Luis Caldas, Vanusa, Wanderléa e outros artistas.
O Piano na Praça - Palco Praça Dom José Gaspar - receberá apenas novas pianistas desta vez. Serão 12 apresentações. Entre elas, Marina Spoladore, Juliana Rodrigues e Juliana Ripke.
O Palco Estação da Luz receberá Orquestras e Bandas Sinfônicas. Por lá passarão, entre outras atrações, a Orquestra Jazz Sinfônica, a Orquestra Sinfônica Municipal e a Orquestra Experimental de Repertório.
O Palco Casper Líbero contará com as participações de nomes que estão despontando na música brasileira, como Mallu Magalhães, Tulipa Ruiz, Karina Buhr e outros.
O novo da Virada
Neste ano, mais um ritmo será contemplado com 24 horas de música: o reggae. No Palco Barão de Limeira se apresentarão músicos jamaicanos (como Pablo Moses e Clinton Fearon) e também a primeira formação da banda Cidade Negra, que traz Ras Bernardo nos vocais, interpretando canções do disco Lute para Viver (1991), além da Tribo de Jah.
A Praça Roosevelt abrigará apresentações de grupos de fantasias medievais (Clã Hednir, Cosplay Medieval, Grupo Graal, Conselho Steampunk), mesas de RPG, stands dos fãs-clubes e associações, shows (serão oito bandas, como Sentai, J. Squad e Agente Smith), parada Cosplay (que será transmitida em tempo real pela internet), Live-action RPG, Conselho Jedi e 501 Squadron, Conselho Branco, A Caverna do Dragão e outras atividades.
No Parque da Luz, que integra a programação da Virada pela primeira vez, haverá a intervenção urbana "Sombras na Arquitetura", da Cia Quase Cinema, que projetará diversas sombras nos edifícios. A idéia é dialogar com as construções convidando a todos a olhar para o céu. Lá também será palco de Vagalume "Die Lichtwesen", um projeto interativo de performances com figurinos de luzes.
O inesquecível Adoniran
A Virada comemorará o centenário do cantor, compositor, humorista, ator e radialista Adoniran Barbosa, principal nome do samba paulistano. Entre às 23h do sábado e às 11h do domingo, o público poderá conferir parte de seu repertório em um dos dez vagões de trem da CPTM que farão o percurso Luz - Brás. Trata-se do projeto "Trem das Onze - 100 Anos de Adoniran Barbosa".
Um grupo musical receberá o público e se apresentará durante todo o trajeto. Também serão projetadas diversas fotos do artista nas telas dos vagões. Chegando à estação Brás, todos poderão conferir os esquetes teatrais do espetáculo "Histórias das Malocas", inspirado no programa de rádio de mesmo nome que, nos anos 50, tinha Adoniran como um de seus principais artistas.