sexta-feira, 30 de abril de 2010

20 anos sem Elisete Cardoso, Sérgio Cabral lança biografia da cantora

Livro relembra 20 anos sem Elisete Cardoso

No dia 7 de maio de 1990, o Brasil perdera uma de suas maiores intérpretes, aos 69 anos, vítima de câncer. Dona de um timbre único, tons de grave e uma forma de interpretar sem igual, Elisete Cardoso, A Divina, foi uma das cantoras brasileiras mais importantes da história da MPB. Pioneira da bossa nova, foi a primeira cantora popular a interpretar Villa-Lobos no Teatro Municipal e também foi responsável pela consagração de esquecidos sambistas.
Neste livro, Sérgio Cabral, um grande conhecedor e amante da música brasileira, narra a trajetória de vida dessa bela morena carioca que se consagrou como uma das grandes intérpretes do gênero samba-canção. Para escrever o livro Elisete Cardoso: uma vida (Editora Lazuli), Sérgio Cabral precisou de 15 meses de muita pesquisa. Apesar de ter sido amigo e admirador de Elisete, Cabral diz que não escreveu uma simples apologia. "Apesar da emoção acho que consegui percorrer a história de um ser humano frágil em alguns aspectos, fortíssimo em touros, mas, sobretudo, real", diz.
Cabral conta ainda que optou pela grafia Elisete porque considera que a língua não pode ser submissa ao arbítrio dos cartórios. "Antes desse livro, as enciclopédias já haviam grafado Elisete, como recomenda o bom português. Creio apenas colaborar para que o nome dela assuma a sua grafia definitiva, pois, registrada como Elizette, assinou algumas vezes Elizete e só na segunda metade da década de 1960 o th no final de Elizeth apareceu na capa dos seus discos", relata.
O livro reúne ainda 37 fotos que relembram a carreira de Elisete, como quando ela foi eleita rainha dos músicos em 1958 e ao lado de músicos como Tom Jobim, Jacob do Bandolim, Dorival Caymmi, Tom Jobim e Elis Regina, com quem teve uma relação bem difícil. A obra reúne também a discografia completa da cantora.
Sobre o autor: Sérgio Cabral é jornalista, escritor e compositor, um dos maiores especialistas em música popular brasileira do país. Autor de importantes obras como Antonio Carlos Jobim: uma biografia, Ataulfo Alves: vida e obra e Nara Leão: uma biografia, publicadas pela Lazuli Editora.

Serviço:
Livro: Elisete Cardoso: uma vida
Autor: Sérgio Cabral
Editora: Lazuli
Páginas: 416
Preço: R$ 42,00