sexta-feira, 17 de setembro de 2010

UNIVERSIDADE DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS DR DAISAKU IKEDA

A OMB/CRESP PRESTIGIOU O LANÇAMENTO DO PROJETO DA UNIVERSIDADE

A Prefeitura de Araraquara, em conjunto com a Associação do Núcleo de Música de Araraquara, realizaram a apresentação oficial do projeto arquitetônico da Universidade de Música e Artes Cênicas “Daisaku Ikeda”. O projeto foi elaborado pelo Escritório de Arquitetura e Urbanismo Oscar Niemeyer e assinado pelo próprio arquiteto.

O espaço, idealizado presidente da Associação do Núcleo de Música, Manoel Clemente Filho, surgiu das várias manifestações de músicos de Araraquara e região sobre as dificuldades de freqüentar aulas fora da cidade.

A construção da obra está orçada em cerca de R$ 38 milhões, com verba advinda da Lei Rouanet e do Programa de Ação Cultural - PROAC, por meio de incentivo fiscal do ICMS. A futura Universidade de Música da cidade teve sua pedra fundamental lançada em 2009, na área cedida pela Prefeitura Municipal, localizada no Parque São Paulo. Na ocasião, o prefeito Marcelo Barbieri assinou a Permissão de Uso, por parte do município à Associação, responsável pela construção e gestão do espaço, doando uma área de 50 mil m² destinada à edificação da Universidade.

O prefeito falou ainda sobre a emoção de ter na cidade uma obra idealizada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. “Sempre fui um grande admirador de Niemeyer e pude conviver com os projetos arquitetônicos criados por ele durante os 15 anos em que fui deputado federal em Brasília. Para mim é uma grande emoção ter na nossa cidade uma obra assinada por ele.”

Daisaku Ikeda

O homenageado, Daisaku Ikeda, (filósofo, escritor, compositor, fotógrafo, poeta e líder budista japonês), é reconhecido internacionalmente pelo seu intenso trabalho social e cultural, e já recebeu mais de 400 títulos honorários de Universidades ao redor do mundo pelo seu trabalho como líder pacifista.
Mais detalhes no site: www.araraquara.sp.gov.br/noticias

O evento contou com vários jornalistas, convidados e a equipe da OMB/SP e da região prestigiando o lançamento.

O projeto foi apresentado pelo representante do escritório de Arquitetura e Urbanismo Oscar Niemeyer, Jair Rojas Valera, que leu uma carta assinada por Niemeyer:

“Quando desenhei o primeiro croqui desta escola de música, eu não pensava apenas na escola, mas no enorme fascínio que a música exerce sobre todo o mundo através dos séculos, e a importância que eu dava ao monumento imaginando era tal que me permitiu pensar na beleza em primeiro lugar, e sem levar muito em conta as condições reais do terreno, passei a imaginar o projeto como duas grandes cúpulas que, ligadas por um caminho, descem até um extenso bloco que completa o conjunto.
A solução me agradava tanto que iria pouco a pouco adaptá-lo ao local de maneira conveniente, tendo um objetivo principal; a beleza procurada.
É claro que o assunto se presta às soluções mais variadas, algumas mais difíceis de atender, mas, como se trata de um monumento que eu imaginei, de uma obra que me agrada, decidi defendê-la, certo de que se trata de uma beleza incontestável.”

Nenhum comentário: