sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O CAMINHO PARA A PROTEÇÃO E RESPEITO PROFISSIONAL - Por: Ribas Martins

Hoje o setor que mais absorve profissionais é o de entretenimento, indústria, cinema, internet, rádio, televisão, hospedagem, turismo, eventos, lazer, publicidade, transporte, comunicação e esportes, totalizando um dos mercados que mais fatura no mundo.
Interessante, que em todas as áreas, a música é o maior veiculo de comunicação em massa. É impossível imaginar cinema, radio televisão e outras mídias sem a música, o paradoxo dessa questão é: Como fazer o músico entender a sua importância no mercado? A maior de todas as conquistas seria o reconhecimento dessa profissão; pois bem, alguns músicos notáveis conseguiram essa proeza através da Lei Federal nº 3.857/60 que criou a Ordem dos Músicos do Brasil, que dá o direito de todo músico prático ou formado de ter sua Carteira da OMB, com validade internacional e respeitada em vários países. Acontece que no Brasil, houve uma ditadura de 20 anos, e o músico por ser um grande articulador junto à massa, formador de opinião, tornou-se uma ameaça aos detentores do poder. Sendo assim, a categoria profissional e todas as instituições artísticas vinculadas à música (OMB, Sindicatos, Associações, Orquestras, Bandas, compositores, instrumentistas, etc.) passaram a ser marginalizados na sociedade.
Os tempos mudaram, tem músico Senador, Deputado, Vereador, Prefeito e até Governador. A Ordem dos Músicos do Brasil, Sindicatos de Músicos, Sindicatos Artísticos, Associações de Direitos Autorais, ECAD, Associações de Gêneros Musicais, e Organizações não governamentais se organizam lapidando a imagem destes profissionais, valorizando sua arte através do reconhecimento profissional e conscientizando suas responsabilidades, em prol da cultura no país, gerando milhares de empregos.
Você que esta começando agora, tudo ficou mais fácil, então procure ser verdadeiramente um profissional da arte, um grande músico ou cantor regulamentado. Filie-se para a obtenção da sua Carteira Funcional, pois ela autentica a sua profissão. A Nova OMB existe para facilitar seu caminho. Lembre-se! Teu sucesso profissional é a razão da nossa existência! - Ribas Martins (Editor da Revista Músico!)

Assista a entrevista com Ribas Martins para a ASESPTV:

Nenhum comentário: