quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ORDEM DOS MÚSICOS na EXPOMUSIC 2010 - Cobertura e Bastidores

Foto: Professor Roberto Bueno (Pres. da OMB/CRESP e o candidato a Governador Geraldo Alckmin)

Reportagem: Claudia Souza / Tribuna

A nova Diretoria da OMB-CRESP está empenhada em conquistar colaboradores em prol do músico. O Presidente da Ordem, Professor Roberto Bueno não está poupando esforços para divulgar o descaso pelos interesses dos músicos e pedindo para que os futuros governantes olhem com carinho os projetos que dizem respeito à classe musical.
Vários políticos foram procurados e todos atenderam muito bem a entidade. Resta saber se após as eleições algum deles realmente abraçará a causa. Até mesmo os músicos e cantores que já são políticos eleitos, pouco comprometimento mostraram até o momento. Assuntos como aposentadoria, saúde e proteção trabalhista dos músicos sempre são abordados nas discussões.

Logo pela manhã o Presidente da OMB/CRESP reuniu-se com o candidado à governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. O motivo do encontro foi para discutir o apoio às causas relacionadas à educação musical e isenção de ICM para aquisição de intrumentos musicais por músicos profissionais.
O político em campanha chegou ao evento acompanhado por Roberto Bueno, Walter Feldman, Conte Lopes, Rodolfo Costa e Silva, Synésio Batista da Costa e Fernando Capez. Visitou vários stands na feira e segundo o colaborador da OMB e Maestro Ary Biságlia, durante o encontro, o potencial governador de São Paulo, se comprometeu com a causa caso seja eleito.

Embora a OMB exista há 50 anos, completados este ano, muito ainda há que se fazer. No estado de São Paulo, onde por décadas a música ao vivo nas casas noturnas e shows era um ponto característico, hoje encontra-se adormecido pela falta de incentivo nas contratações e de segurança profissional. Os projetos culturais beneficiam uma pequena lista composta na maioria das vezes das mesmas pessoas e ainda existem os atravessadores, por pura falta de organização dos músicos, que não preocupam-se em administrar a sua carreira como se fosse uma "pequena empresa".

Embora os empresários e contratantes, estejam mais conscientes da necessidade de contratar o músico através de nota contratual, garantindo-lhe o mínimo de segurança, ainda existe um mercado paralelo onde o profissional da música é explorado porque não conhece ou não tem interesse em defender os seus direitos.




CONSCIENTIZAÇÃO

O trabalho de conscientização pelo interesse na filiação à entidade está sendo o ponto forte da equipe da OMB/CRESP na Expomusic 2010. Ao chegar no espaço cedido pela Francal, o músico recebe um kit contendo os veículos informativos, e várias informações sobre como se filiar e quais os benefícios e importância que incorrem em fazer parte da OMB.
Todas as dúvidas em relação ao exercício legal da profissão de músico são esclarecidas na hora pela equipe de plantão.
Os Djs e musicoterapeutas também estão preocupados em legalizar a sua situação e muitos tem procurado a equipe para saber se também podem se filiar. 

A EXPOSIÇÃO

Andando pela feira, não observamos grandes mudanças em relação ao ano passado.
O que mais chamou a atenção foram os stands de iluminação que trouxeram um espetáculo de imagens em alta definição.

Os gigantescos monitores de plasma em LCD, painéis de LED, deixaram todos com água na boca e aguçaram a imaginação dos mais criativos.

Os mais velhos ficaram com aquela impressão de que "o futuro chegou".
Dá pra se imaginar num palco interagindo com um super telão e parece que aquelas luzinhas piscando com efeito de gelo seco são coisa do passado. Tudo parece mais clean. Até as decorações tem um visual diferenciado.



As clássicas marcas não trouxeram tanto glamour. Na versão anterior, havia mais músicos trabalhando na feira e por isso, muito mais agitação. Nos palcos as grandes feras se encontram para mostrar tudo o que sabem fazer com os seus instrumentos preferidos.

ENCONTROS LEGAIS

Foto: Ricardo Primata - Guitarrista destaque na Expomusic 2009

Encontramos o guitarrista Ricardo Primata, um dos destaques da Expomusic no ano passado. Recém chegado dos Estados Unidos, dessa vez estava apenas passeando pela feira. O guitarrista confessou que está com a sua carteira da OMB vencida e que na Bahia os músicos não julgam tão importante a necessidade da filiação, salvo quando há a existência de algum trabalho que exija a carteira funcional. Também demonstrou indignação pelo conhecimento de alguns casos de desvio de dinheiro pela antiga administração.  
A Vice-Presidente da OMB/CRESP Maria Cristina Barbato, explicou à ele que vários casos de corrupção e desvio de dinheiro realmente ocorreram no passado, maculando a imagem da entidade, mas que atualmente a equipe que vem trabalhando é séria, honesta e preocupada em modificar esse quadro de abandono em que a profissão de músico se encontrava. Convidou Ricardo para conhecer melhor a OMB afim de orientar os alunos de sua escola à uma profissionalização reconhecida. Durante a conversa, Maria Cristina emocionada, disse que deixou de ser musicista para poder estudar Direito porque não se conforma com as injustiças sofridas na época em que tocava; mazelas que a maioria dos músicos emergentes enfrentam todos os dias, como a falta de segurança, os cachês pagos atrasados, muito abaixo da tabela, etc. Ela está desenvolvendo um projeto de Lei e se sente determinada a ir em frente pelos seus ideais em prol da classe musical.
O músico compreendeu a mensagem e disse que aprofundará seus conhecimentos em relação a tudo o que foi explanado.




CARLOS GELMAN o pai do Mouse Foot


O pianista Carlos Gelman também estava na Expomusic. Ele inventou um equipamento que ajuda o músico a virar a página da partitura sem usar as mãos. Trata-se de um programa para ser utilizado em qualquer notebook que se abra em 90 graus. Com ele, o músico pode armazenar uma quantidade enorme de partituras e ao tocar com o pé através de um pedal, as páginas vão virando automáticamente.

"Com esse equipamento, os músicos e cantores não precisarão mais se preocupar com os impecilhos causados pela baixa iluminação do palco e até mesmo com o uso de pilhas e baterias" disse.

O sistema do pedal funciona através de uma alavança dupla que acionada com o pé na direção esquerda ou direita, avança ou retrocede a página da partitura. E tudo cabe dentro de uma simples mochila.

German disse que depois que começou a divulgar o seu equipamento, ele está praticamente se auto vendendo. O pedal custa R$350 e vem com o software de instalação. O músico empreendedor e inventor garante que quem comprá-lo não irá se arrepender. (Mais informações, acesse http://www.mousefoot.com.br/)



A  FORÇA AÉREA BRASILEIRA PRESTIGIOU A EXPOMUSIC


Representada pelos seus cadetes, a Força Aérea Brasileira se fez presente na feira. Os alunos bem humorados, todos musicistas, aproveitaram para experimentar os instrumentos que mais lhes chamaram a atenção.




BANDA SHAMAN ABRIU A PROGRAMAÇÃO DO MUSIC HALL


O grupo musical atraiu um grande público para apresentar suas músicas heavy metal, incluindo o repertório do novo CD, Origens.  No Music Hall, o grupo fez o lançamento do CD Origens e incluiu na apresentação músicas de seu novo trabalho e outros sucessos, como For Tomorrow, Immortal, Ego e Inferno Veil. Ao todo, foram sete músicas.

“Estamos felizes de marcar presença no Music Hall, já que aqui estamos dando uma mostra de nossa nova tour, que se chama Origens”, afirmou o baixista Fernando Quesada. Segundo, ele, amanhã a banda já vai se apresentar no Rio de Janeiro.
O grupo Shaman é composto pelo baixista Fernando Quesada, vocal Thiago Bianchi, o guitarrista Léo Mancini e o baterista Ricardo Confessori.


CESAR CAMARGO MARIANO FALA SOBRE EDUCAÇÃO MUSICAL NA EXPOMUSIC 2010


O maestro e produtor musical palestrou sobre o tema no estande da Quanta Brasil, na presença do coordenador Educacional da empresa, Jobert Michel Gaigher.  Na palestra, o maestro elogiou o Programa e-Som apresentado pela empresa, que aplica o uso da tecnologia digital na educação musical. "Para ensinar música para a nova geração, devemos usar todas essas ferramentas digitais", afirmou. "A música faz parte da cultura de um país e está presente na TV, no cinema, na campanha eleitoral e no sonho da gente", comentou.
Autodidata, Mariano conta que vivencia a música há 50 anos e considera de grande importância o uso da tecnologia na música, porém sem deixar de lado a criatividade na hora de compor. "Devemos sempre observar a beleza e a qualidade da música, antes de qualquer coisa, e esse projeto da Quanta tem esse foco, de ajudar a aflorar o dom na criança", afirmou.



DERRICK GREEN, VOCALISTA DA BANDA SEPULTURA DISTRIBUIU AUTÓGRAFOS

Derrick Green esteve no estande da Revista 77 para uma sessão de autógrafos com os visitantes da feira aonde todos queriam conhecê-lo e prestigiá-lo.
O artista se apresentou com sua outra banda, a Musica Diablo, no estande da Orion Cymbals. "É a segunda vez que o grupo vai tocar no Brasil e vamos mostrar as músicas do nosso CD recém-lançado", informou.

Derrick também comentou que é sua primeira participação na Expomusic e o artista se mostrou ansioso para conhecer as novidades do evento. "Estou curioso para conhecer os lançamentos e também ter contato com pessoas que sabem bem de música", disse. Música Diablo é um projeto paralelo do vocalista do Sepultura. A banda ainda é formada por Edu Nicolini e André NM (Nitrominds), Ricardo Brigas e André Curci (Threat).

JUNIOR LIMA TAMBÉM PASSOU PELA EXPOMUSIC 2010

O cantor esteve presente, ansioso para conhecer as novidades do setor musical. Após a presença do vocalista do Sepultura, Derrick Green, foi a vez de Junior Lima atrair uma multidão na feira. Enquanto se dirigia ao estande da Quanta, marca com a qual o cantor tem parceria, os visitantes paravam o artista para pedir autógrafos e tirar fotos.

O cantor, que também faria uma visita no estande da Roland, comentou que esteve diversas vezes na feira. "A Expomusic é um evento muito importante porque tem instrumentos de diversos gêneros e um público bem variado", afirmou. Apesar de sua rápida passagem pela feira, ele informou que pretendia encontrar novidades em baquetas, entre outros lançamentos.


DJ DO CALDEIRÃO DO HULK SE APRESENTOU NA FEIRA

O Maestro Billy disse: “O primeiro equipamento que todo DJ deve escolher é o fone”, alerta o DJ, apontando algumas características básicas que todo fone deve ter, favorecendo, acima de tudo, a segurança e a saúde do profissional. “A proteção, o isolamento e a qualidade dos graves e agudos. Tudo isso deve ser levado em conta para a escolha do fone, e comigo não foi diferente. Por isso, optei pelo HD280, da Sennheiser”.

Além de divulgar o produto da Sennheiser, o DJ apresentou um pocket show no estande da Equipo, mostrando toda a sua habilidade na mesa de som.


DIVERSÃO TOTAL

Como não poderia deixar de ser, o maior encontro de músicos que acontece uma vez por ano em São Paulo, serve não só para mostrar as novas tendências e novidades, mas para proporcionar à todos os músicos e cantores grandes reencontros.
Amigos que não se viam há anos, de repente se esbarram pelos corredores e a festa acontece. Abraços, beijos, e aquelas duas velhas frases: "Nossa, se eu passasse por você na rua, não te reconheceria! Como você mudou!" ou então aquela outra: "Nossa! você está muito bem, não mudou nada!"
Os flashes das máquinas fotográficas competem com a iluminação exposta, tamanha é a alegria do reencontro.
E tem também aqueles músicos que viraram empresários de sucesso, como o caso do José Luiz, dono da Meteoro, que parou o trânsito em frente ao seu stand ao tocar e cantar as músicas que aqueceram os corações maduros.




REPETECO DO SUCESSO!

Pela lotação do stand da Tagima, essa turma foi eleita a mais simpática e aplaudida da feira. Composta por Marcinho Eiras (guitarra), Cristiano Oliveira (contrabaixo), Paulo (percussão) e Paulinho Lima (vocal), o grupo contagiou à todos na execução das músicas com improvisação e talento de dar inveja.
Bem humorado, Marcinho Eiras começou a divulgar a venda do Cd do grupo com a proposta de auxiliar o seu projeto. Quando todos estavam quase acreditando que se tratava de uma proposta para tirar as crianças da rua ele disse: "No meu projeto, vou tirar as crianças da rua - e colocar na calçada... comprem o nosso Cd e ajudem na construção da minha piscina olímpica... talvez algum dia eu os convide para um churrasquinho lá em casa...". A maneira como ironizou a sua própria piada, arrancou gargalhadas do público e o talento do grupo que pode ser conferido no vídeo abaixo impressionou os colegas músicos de vários segmentos. Os mais novos não tiravam os olhos e as cameras do foco na sede de aprender mais com aquelas feras.




DUCA BELINTANI NO STAND DA PRIDE MUSIC



EDU ARDAMUY MOSTRA TODO O SEU TALENTO NA GUITARRA



A 27ª Feira Internacional do Músicos terminou no dia 26 às 19hs, no Expo Center Norte.
Mais informações, acesse: http://www.expomusic.com.br/



Mais fotos....







































Nenhum comentário: