sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Vereador Eliseu Gabriel homenageou 22 expoentes da música caipira

Cantorias e aplausos deram o tom da sessão solene que homenageou o Dia da Música de Raiz. O evento, proposto pelo vereador Eliseu Gabriel, reuniu mais de 400 pessoas no Salão Nobre da Câmara Municipal, na noite de terça-feira (23/08). A animação começou durante a execução do hino nacional, com a Orquestra Sanfônica de São Paulo, que em ritmo de baião e forró provou ao público que os filhos da moda de viola não fogem à luta.

A noite contou com a presença de expoentes da música “caipira” no Brasil. Lá estava Tinoco, aos 91 anos de idade, da dupla Tonico e Tinoco. Também presentes Cacique e Pajé, as Irmãs Galvão, Pininha e Verinha, Os Maracanãs, no ato representados pelo cantor Pitangueira e Zé do Fóle, Marechal da dupla Marechal e Rondon, Pardinho Filho e Carreiro, Muniz Teixeira e Joãozinho, os Radialistas Toni Gomide (diretor da Rádio Tupi) e Comendador da Paz ( Studio 100 FM ) além dos jornalistas Maria José Franco ( Jornal Sertanejo ) e Carlão ( Jornal Gazeta Sertaneja ). Participaram ainda outras duplas e cantores, como Paulo Leite e a Orquestra Sanfônica de São Paulo.

Segundo o vereador Eliseu Gabriel, a música de raiz é uma das mais completas traduções da cultura brasileira. “Esse gênero musical começou a ser formado a partir do casamento dos bandeirantes com os índios e com os filhos deles convivendo com as pessoas da terra, ou seja: falamos de uma música que começou junto com a colonização da região Sudeste de nosso país, onde a cultura caipira surgiu”, afirmou o parlamentar durante o discurso.

Na música de raiz, as letras precisam da melodia característica da viola caipira. O instrumento, de som peculiar, é um dos diferenciais desse gênero, que apresenta outro detalhe: o canto em dupla. Esse importante ritmo nacional é lembrado anualmente pelo município de São Paulo no dia 14 de agosto, em homenagem ao nascimento de Pardinho. Ele formou com Tião Carreiro uma das mais conceituadas duplas do gênero.

Fonte: http://www.eliseugabriel.com.br/novo/news.php?id=1292

Nenhum comentário: