terça-feira, 20 de setembro de 2011

OI NOVO SOM “REALIZANDO SONHOS PELO BRASIL”

Bruno e Vieira Diretor  e Liana Brauer - Diretoria de SVA


O que é o Oi novo Som?
O Oi novo som é um projeto da Oi em que visa ajudar o músico, com o objetivo de divulgar bandas independentes e, muitas vezes desconhecidas do grande público. Onde o músico se cadastra, coloca o seu release e fotos, as suas músicas, e com isso pode gravar uma entrevista no estúdio da OI Novo Som, na radio e até ganhar dinheiro com download remunerado etc.
 Desde o seu lançamento, a iniciativa tem mostrado todo o seu potencial e apresentado um crescimento cada vez maior. Atualmente, a cada mês, o site contabiliza mais de 150 mil acessos e o canal no YouTube possui cerca de 1,5 milhão de pageviews. E não para por aí. Ainda neste ano, o projeto terá diversas novidades. Confira nesta entrevista com Bruno Vieira e Liana Brauer, que trabalham na Oi e cuidam dos projetos de música da empresa.

Como vocês avaliam o crescimento do Oi Novo Som desde o seu lançamento?

Liana Brauer: Para um projeto que começou do zero, partindo de uma visão da Oi sobre as possibilidades com música independente, e,um ano e meio depois, conta com 10 mil bandas e 20 mil usuários cadastrados (além de mais de 400 registros de shows e quase 100 mil faixas disponíveis para ouvir e baixar), podemos dizer que o resultado é ótimo. O Oi Novo Som já é reconhecido como um importante parceiro para novos artistas.

Bruno Vieira: Nesse pouco tempo de existência, já conseguimos ver uma grande evolução do portal - desde as bandas cadastradas, saindo do perfil de banda de garagem, como também artistas que já são consagrados pela mídia e pelo público, mas que atuam de forma independente e identificam o portal como uma grande ferramenta de divulgação de seus trabalhos. Tivemos também uma evolução da qualidade dos serviços e oportunidades que oferecemos para as bandas, como nas transmissões ao vivo que passaram a ser em HD (High Definition), a entrada do download remunerado, que abre a janela para o independente também  ter sua música distribuída de forma legal e nos mais diferentes formatos como ringtones, ringbacktone e fulltracks.

Em fevereiro, o portal ganhou um novo formato. Quais foram as principais mudanças implementadas e que resultados obtiveram?

Liana Brauer: O novo formato implementado em fevereiro contempla as bandas com entregas mais efetivas dentro de um ciclo de quatro semanas de destaque, melhora a qualidade da captação de áudio e vídeo (HD) no estúdio e amplia a atuação nas redes sociais. Atrelado a ele, alinhamos a equipe de redação para gerar colunas e matérias ainda mais relevantes e disponibilizamos o download remunerado para as bandas mais atuantes venderem sua música nas lojas Oi da web e mobile. Hoje já temos 40 singles de bandas independentes disponíveis para download .Pra acessar é só enviar a palavra ONS para 939, escolher a música e baixar.

Além do portal e do canal no Youtube, em que outras frentes o Oi Novo Som está presente?

Liana Brauer: Somos um projeto multiplataforma presente na web, mobile, rádio e TV. Na web, estamos nooinovosom.com.br e nas lojas Oi. No mobile, vendemos as faixas lançadas pelos artistas que mais se destacam no portal. Na Oi FM, temos um programa de música independente que vai ao ar aos domingos, às 12h. Na TV, estamos no Canal Oi, na Play TVe no iG TV com ‘programetes’ sobre os artistas em destaque e o conteúdo de vídeo gerado no Estúdio Oi. Além disso, estamos nos eventos, dando espaço para as bandas tocarem ao vivo e terem essa troca real. Também fazemos três shows por mês no Oi Futuro Ipanema, no Rio de Janeiro, e em Belo Horizonte (MG). Tivemos ainda palcos exclusivos no  Fashion Rio, no Verão Oi FM no Arpoador (RJ) e no festival SWU.

Quais são as expectativas para o projeto com estas ações?

Bruno Vieira: A expectativa é realmente tangibilizar o conceito do Oi Novo Som de dar acesso para os artistas independentes a novos formatos de distribuição e divulgação e, assim, estabelecer-se como a porta de entrada do independente no mercado digital, aproveitando a sinergia de todas as plataformas da Oi. É fazer diferença na carreira do artista independente, dar a ele suporte e ferramentas para crescer e conduzir sua carreira e, em troca, recebermos conteúdo de qualidade para o nosso usuário. Queremos ser bem diversificados e dar chance a todos os gêneros musicais, sendo referência para os usuários de um projeto em que  é possível garimpar música nova e boa.

Há outras novidades previstas ainda para este ano?

Liana Brauer: Neste ano, vamos lançar o novo portal, em que buscaremos uma interface mais amigável para o usuário e os artistas terão mais opções de serviços, como personalização de suas páginas, administração centralizada de suas redes sociais (como Facebook e Twitter), opção de vender seu conteúdo digital também em outras plataformas fora do ambiente da Oi (como iTunes, Amazon e outras grandes lojas digitais) e ainda mais formas de interação com os seus fãs em uma rede social com foco na música. Um aplicativo do portal para smartphones é outra novidade que aumentará as opções de acesso e interação com o conteúdo do portal.

Nenhum comentário: