domingo, 4 de setembro de 2011

MUSICISTA AUTÔNOMO TEM DIREITO A APOSENTADORIA E AUXILIOS DOENÇA E MATERNIDADE

A classe musical que é composta por instrumentistas, cantores, professores de música, compositores, maestros, regentes e músicoterapeutas, quando autônomos, ou seja, que trabalham sem registro em carteira e filiados à Ordem dos Músicos do Brasil podem comparecer aos postos do INSS com a carteira profissional de Músico Prático ou Músico Profissional para obterem número de inscrição do trabalhador (NIT) como MUSICISTA AUTÔNOMO.

 A Previdência Social é um seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Oferece vários benefícios que juntos garantem tranqüilidade quanto ao presente e em relação ao futuro assegurando um rendimento seguro.

Para ter essa proteção, é necessário se inscrever e contribuir todos os meses:

 - APOSENTADORIAS: Especial, por idade, invalidez, por tempo de contribuição;
- AUXÍLIOS: Acidente, doença e reclusão;
- PENSÕES: Por morte, especial (Talidomida);
- SALÁRIO-FAMÍLIA;
- SALÁRIO MATERNIDADE; - Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC-LOAS ao idoso e à pessoa com deficiência.


Os interessados devem cadastrar-se em uma unidade da Previdência Social com os seguintes documentos:

- Carteira de Identidade, ou Certidão de nascimento/casamento;
- Carteira funcional de Músico Prático ou Profissional cedido pela Ordem dos Músicos do Brasil;
- CPF obrigatório.

Se o músico já tiver prestado serviços para alguma empresa com registro em carteira, provavelmente já terá o seu cadastro no INSS, bastando apenas a regularização para a situação de autônomo (caso tenha perdido o seu NÚMERO DE INSCRIÇÃO DO TRABALHADOR – NIT, basta entrar em contato no número 135 ou procurar a agência do INSS).

2 comentários:

Anônimo disse...

hahahaha vamooos só ver c isso acontecera um dia!!!
pena q não depende de nois,musicos!!
se tem uma coisa q musico é reconhecido e como vagabundoo!!!
temos q mudar essas opniões absurdas!!
vocês q estão na adiministração dessa merda da omb parem de falar bonito e vamos trabalhar a favor dos musicos!!!
o problema não é pagar e uma mensalidade,e sim pq pagaremos algo q não teremos nenhum retorno ou beneficios!!
TODO MUSICO SONHA EM SER APOSENTADO E RECONHECIDO COMO MUSICO!!!

RPenariol disse...

Olá senhor Anonimo. Que bom saber que ainda existem pessoas que pensam que a Ordem é um grande banco ou sei lá, um plano de capitalização que você recebe (ou espera receber sempre mais e mais beneficios. Vejo todos reclamando das anuidades da Ordem e qualquer coisa que dela venha. Agora, você acha que se fosse um advogado, a OAB te faria muita diferença? Você acha que se fosse um Arquiteto ou um Engenheiro, a inscrição no CREA faria muita diferença na sua vida?

Como já li em algum lugar: "Toda profissão tem o seu conselho e todos os profissionais devem estar vinculados ao conselho. É nos conselhos que você vai saber quais são os seus direitos quando você for ser contratado por uma empresa. Através dos conselhos que são pedidos aumento do piso salarial, é onde você pode denunciar a empresa por abuso ao profissional em relação a horário, salário, tipo de serviço. a taxa anual que você paga é para pagar o funcionamento do conselho. O conselho é um mal necessário."