segunda-feira, 26 de julho de 2010

VIVA SEU SONHO: Estude música- Cresce o mercado

A música tem papel importante na vida de quase todas as pessoas. Atualmente, é comum ver o lançamento de bandas, jovens tenores, orquestras mirins etc. Em algumas pessoas, o amor por essa arte torna inevitável a escolha por uma carreira musical. Porém, alguns que se deparam com a vocação e paixão temem a falta de trabalho e de retorno financeiro. Mas, para aqueles que têm a coragem de seguir na carreira, um alívio: é possível sim viver de música.

Não é só de talento que vive um músico. Cursar escola superior na área é muito importante para quem quer se aprofundar e adquirir maiores conhecimentos. Não importa qual é o seu estilo, a universidade oferece uma formação que vincula a atividade musical com áreas afins essenciais para o desenvolvimento do músico. A Faculdade Cantareira coloca no mercado músicos versáteis e sem preconceitos quanto aos gêneros musicais. O profissional de música deve ter um preparo amplo e completo em sua área, precisa saber tratar com todas as questões teóricas que envolvem a linguagem musical, afirma Aída Machado, Coordenadora do curso de Música da Faculdade Cantareira.

O mercado é bastante competitivo, mas com inúmeras opções. Essa dúvida em relação ao mercado de trabalho não se justifica. Apresentações de orquestras e bandas costumam estar sempre lotadas de espectadores. Além de se apresentar em shows e concertos, o profissional da área também pode dar aulas e, se for compositor, escrever trilhas para filmes, teatro, criar jingles publicitários ou ainda optar pela carreira acadêmica. É preciso dedicação para tudo dar certo e, quando dá, a paixão dos músicos por seu trabalho é entusiástica. Outro caminho a seguir é atuar como regente ou instrumentista nas orquestras brasileiras. O salário gira em torno de R$ 6 mil. Para participar das orquestras é necessário fazer uma prova, quando houver vaga para músicos, diz Aída.

Segundo ela, é fundamental gostar de estudar. É preciso ter disciplina, dedicação e disponibilidade para investir no estudo. A Faculdade aborda as disciplinas relacionadas aos parâmetros teóricos, história da música universal do jazz e da música popular brasileira, preparando a percepção dos alunos para os vários estilos e gêneros musicais.

Para quem deseja conquistar o público internacional, uma boa dica é trabalhar no exterior. A boa música brasileira já conquistou muitos estrangeiros, portanto a fama do Brasil é vantajosa para quem quer atuar em outros países.

É importante lembrar aos interessados que para o curso superior de música é necessário já saber tocar um instrumento ou cantar, pois o vestibulando passará por uma prova de desempenho e conhecimentos teóricos de música.

A Faculdade Cantareira está entre os melhores cursos de música do país, com aulas práticas individuais desde o primeiro semestre. O corpo docente de excelência da Faculdade Cantareira tem reconhecimento internacional, segundo a Revista Notes/Boston – EUA. Possui a infraestrutura completa para o ensino e a prática musical, com salas de estudo acusticamente preparadas, 25 salas para estudo individual, salas com tratamento acústico para bateria, música de câmara e prática de conjunto, além de ter uma das mais bem equipadas salas de percussão do país. Isso sem falar no Estúdio Cantareira, com tecnologia de ponta em instrumentos e recursos.

Nas palavras de Aída Machado, o objetivo geral do curso de Música da Cantareira é preparar profissionais com um profundo conhecimento musical, por meio do equilíbrio entre as disciplinas teóricas e práticas, possibilitando ao aluno vivenciar todos os processos de formação do músico, seja como intérprete, compositor, regente ou arranjador. Busca a formação de um músico integrado em seu momento histórico, aliando a criação artística à pesquisa, interagindo assim no desenvolvimento dos processos intuitivos. Acima de tudo, o curso da Cantareira busca conscientizar seus alunos da missão que cada um, enquanto músico, pode desempenhar na sociedade.

Onde cursar:
Faculdade Cantareira
Bolsas especiais para o Curso de Música:
50% para os integrantes da Camerata de Cordas Cantareira e Quinteto de Metais.
Rua Marcos Arruda, 729 – Bairro do Belém
Tel. (11) 2790-5900
http://www.cantareira.br

Nenhum comentário: