quinta-feira, 8 de julho de 2010

Precursor do rock nacional, Manito ganha homenagem na Biblioteca Cassiano Ricardo

No mês do rock, a Biblioteca Temática em Música Cassiano Ricardo presta homenagem a um dos precursores do gênero no País apresentando O incrível Manito: tributo a um grande roqueiro brasileiro. A programação conta com três shows que terão também a presença do homenageado. "Sinto-me muito honrado, estou feliz com o carinho e respeito pelo meu trabalho", afirma Manito.
Registrado Antônio Rosa Sanches, o multi-instrumentista alcançou fama com a banda Os Incríveis, na qual era responsável pelo sax, vocal e teclados. O conjunto fez grande sucesso no período da Jovem Guarda, na década de 1960, com canções populares como Era um garoto que, como eu, amava os Beatles e os Rolling Stones, versão que posteriormente foi regravada pelos Engenheiros do Hawaí.
O tributo pretende destacar os momentos mais importantes da carreira do músico. O show de abertura recebe dia 10, às 20h, The Jordans, grupo que Manito integrou nos anos 1950. A banda é considerada a mais antiga do rock brasileiro. A apresentação marca o lançamento do CD Aplauso!.
Em meados dos anos 1970, o roqueiro integrou, juntamente com artistas como Pedrinho, Marcinha e Rangel, a banda pioneira de rock progressista no Brasil, Som Nosso de Cada Dia. O álbum Snegs é considerado, ainda hoje, um dos melhores do gênero no cenário nacional. "Quando nós a criamos, ela era totalmente underground e de vanguarda para o contexto da época. É e sempre foi uma banda especial", confessa Manito. A apresentação do grupo ocorre dia 18, às 18h.
Atualmente, o músico se define como freelancer. Atua como convidado em diversos shows, e já dividiu palco com Zé Ramalho, Rita Lee e com o grupo Ultraje a Rigor. No dia 25, às 18h, Manito se apresenta com a banda Mind Priority. Segundo ele, o som é uma fusão de jazz com sabor brasileiro.
Com 62 anos de carreira, já que começou a tocar profissionalmente aos 5 anos, o homenageado define sua vocação com simplicidade: "A música, de uma maneira mais ampla, é a minha vida."

Serviço: Biblioteca Pública Cassiano Ricardo. Zona Leste. The Jordans. Dia 10, 20h. O Som Nosso de Cada Dia. Dia 18, 18h. Manito & Mind Priority. Dia 25, 18h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes).