quinta-feira, 8 de julho de 2010

Cursos de vivência musical e comunicação sensorial

A MUSICISTA ISADORA CANTO ABRE SEU ESPAÇO CANTO ACALANTO DE CURSOS DE VIVÊNCIA MUSICAL E COMUNICAÇÃO SENSORIAL ENTRE MÃE E FILHO DURANTE A GESTAÇÃO


Desenvolvido pela musicista e bacharel em canto popular Isadora Canto, o Projeto Acalanto é um curso que trabalha o vinculo da comunicação da mãe com seu filho através da música, visando a prevenção e bem estar durante a gestação a partir da 21ª semana – período em que o bebê começa a ouvir os sons externos e também entra em contato com os sons produzidos pelo organismo da mãe, como o pulsar do coração, o barulho do aparelho digestivo e até o das articulações do esqueleto. O bebê também escuta - e muito bem - em especial a voz humana. Quando alguém conversa com ele ainda dentro da barriga, ele escuta.

Baseado nessa premissa o Curso Acalanto tem como intuito o bem-estar das mães e dos bebês, mostrando caminhos de comunicação sensorial e fortalecendo os laços afetivos por meio da estimulação do imaginário e do uso de instrumentos musicais. Por meio de exercícios lúdicos cada encontro no curso promove o relaxamento das mães para aguçar os seus sentidos e ampliar suas percepções rítmicas, oferecendo repertórios que facilitem as transformações que estão por vir. A música tem função terapêutica para a mãe e para o bebê. E ainda mostra à criança um pouco mais sobre o ser, que será um dos mais importantes de sua vida. Além de ser uma herança de valor incalculável rende momentos de conexão pura.

Isadora há alguns anos desenvolveu o CD "Vida de Bebê" indicado ao Grammy latino como melhor CD na categoria infantil - que hoje integra o curso como um especial canal de comunicação entre a mãe e o filho, proporcionando momentos de prazer, durante e depois da gravidez. Segundo Isadora as vibrações da voz da mãe são como massagens para o bebê. Não importa se mãe é afinada ou não, o filho gosta da voz dela. Além da estimulação com os instrumentos musicais e o canto através do CD, o curso também incentiva composições feitas pela própria mãe especialmente para o bebê, através de visualizações e jogos criativos.

"A música tem um pulso, o coração tem pulso. Quando se é mãe a vida ganha outro ritmo. É preciso sentir, ouvir o pulso que a vida traz e improvisar, se adaptar. Entender o ritmo do bebê, das trocas de fraldas, das mamadas, do soninho. Até mesmo o ritmo do parto" explica Isadora.

O curso é também uma boa oportunidade para os pais se aproximarem dos filhos. "Quando o pai participa do curso pedimos que ele aplique a estimulação instrumental na mãe, enquanto ela fica observando a resposta do bebê. Quando ele mexe, é uma resposta. É um momento muito bonito. O pai se conecta com seu filho, que por vezes parece distante, ali na barriga de sua esposa".

No curso são feitos exercícios de movimento, usando bexigas de festa, lenços e fita colorida. Nesta vivência, busca-se trazer o movimento corporal, principalmente da pélvis, pois além de ser gostoso para deixar a mãe mais a vontade com sua nova silhueta, traz um movimento prazeroso para o bebê, que tem memória corporal da mãe, após seu nascimento. Exercícios de discernimento dos sons também são bem trabalhados, pois o bebê se comunica com a mãe depois do nascimento, por um bom tempo, através do choro e a mãe, depois de estimular seu ouvido interno e externo, será capaz de identificar o choro do seu bebê e suas vontades. Ainda exercícios de visualização e relaxamento são feitos para que a mãe externalize sentimentos.

Depoimentos de mães que vivenciaram a experiência do curso também confirmam que seus filhos após nascerem reconheceram as músicas cantadas e os sons instrumentais feitos sobre a barriga durante a sua gestação e no momento que as ouviram tiveram reações imediatas. “Depois do nascimento do bebê, tudo que foi trabalhado durante a gestação deve ser repetido, pois o processo remeterá novamente ao aconchego que o útero proporcionava. A criança acalantada tende a ser mais calma e comunicativa", diz a musicista.

CURSOS ACALANTO
No seu novo espaço Canto Acalanto, inaugurado em maio de 2010, Isadora além de promover Cursos do Projeto Acalanto para Mães também ministrará Cursos para Profissionais que queiram aprender as técnicas do método, tais como doulas, estudantes de música e musicoterapia, fisioterapeutas, professores de hidroginástica para gestantes, de yoga, psicólogos e educadores. O pré-requisito é uma noção básica de música, ser afinado e ter ritmo. O curso tem o formato de quatro encontros de uma hora a uma hora e meia. Para mães os cursos podem ser individuais, para casal ou grupo. Em grupo feminino - para no máximo 5 pessoas - o curso inicia no primeiro sábado do mês, com hora marcada, sendo 4 encontros de uma hora o investimento individual é de R$350,00, para casais são por R$400,00. O Espaço ainda oferece Curso de Cuidados com o Bebê para casais e gestantes. Para maiores informações vale acessar o site http://www.projetoacalanto.com.br/  .
Telefone para contato: (11)8362-7202