quinta-feira, 8 de julho de 2010

AAPG ANUNCIA OS SELECIONADOS PELO SEU PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS

São 13 os ex-alunos do Projeto Guri que contarão com o apoio da organização para darem continuidade aos seus estudos em universidades do Brasil e do exterior.

A Associação Amigos do Projeto Guri, organização social de cultura responsável pela gestão do Projeto Guri por meio de uma aliança estratégica com a Secretaria de Estado da Cultura, acaba de concluir o processo de seleção de candidatos para seu Programa de Bolsas de Estudos.
São 13 os selecionados, todos ex-alunos do Projeto Guri, que receberão uma ajuda de custo da organização para darem continuidade aos seus estudos em conservatórios e importantes escolas de música do Brasil e do exterior. Entre os destinos estão instituições como o Conservatório de Tatuí, a Academia Nacional de Música Pancho Vladigerov (Bulgária) e o Conservatório del Liceu de Barcelona (Espanha), além de aulas particulares com especialistas em determinados instrumentos ou gêneros musicais.

PERFIL DOS SELECIONADOS (organizado por ordem alfabética):

ANNA MURAKAWA, 19 anos
Ex-guri do Polo Osasco
Curso: Violino
Bolsa: Academia Nacional de Música Pancho Vladigerov, em Sófia, capital da Bulgária.
Iniciou os estudos de música no Projeto Guri em 2003, no Polo Osasco, onde estudou por três anos. Em 2008, a jovem violinista foi a primeira ex-aluna do Projeto Guri a estudar no exterior com o apoio da organização. Após um convite da professora Eugenia Popova, uma das mais aclamadas violinistas contemporâneas, que reconheceu o talento de Anna durante uma audição no Brasil, a jovem procurou a instituição solicitando o apoio para fazer sua graduação em violino na Academia Pancho Vladigerov, em Sófia, Bulgária. A AAPG concedeu a bolsa de estudos por um ano e meio, garantindo a passagem aérea e sua subsistência na Bulgária. Nasceu assim a proposta da AAPG de criar um Programa de Bolsas de Estudos para que ex-alunos do Projeto Guri pudessem concretizar o sonho de se aprofundarem em seus conhecimentos musicais.
Após o período da bolsa, Anna manteve-se na Bulgária com recursos próprios. Agora, com o apoio do Programa, cursará nos próximos 12 meses, concomitantemente, os 3º e 4º anos de sua graduação, para assim iniciar sua carreira internacional como violinista solista.
Em 2009, a jovem conquistou 3º lugar no concurso Internacional de Câmara Austríaca, o Prêmio Especial Maria Teresia por melhor interpretação de Haydn e foi convidada para integrar a Orquestra de Câmara de Pernik. Além disso, Anna é um dos nove brasileiros a integrarem, desde 2008, a Orquestra Jovem das Américas, cuja próxima apresentação ocorrerá no dia 4 de julho em Denver, EUA.

AYNE CHRISTINE MEREZ DE OLIVIERA, 22 anos
Ex-guri do Polo Maria Ogno
Curso: Educação musical (violino)
Bolsa: Conservatório Musical do Brooklin Paulista, em São Paulo.
Iniciou os estudos musicais no Projeto Guri em 2002, no Polo Maria Ogno, em São Paulo, onde estudou até 2006. Integrou a orquestra do Projeto Guri com a qual se apresentou no Memorial da América Latina e em municípios da Grande São Paulo. Conheceu a música erudita no Projeto e atualmente trabalha como arte-educadora em escolas particulares e como professora particular de violino.
Ao sair do Projeto Guri, aos 18 anos, ingressou no Conservatório Dramático e Musical e faz prática de conjunto na Universidade Cantareira. Com recursos próprios, frequentou diversos cursos de formação em musicalização infantil, para bebês, musicografia braile e percussão para surdos. Participou de Simpósios de Educação Especial e do Festival de Música de Ourinhos. Está no 3º semestre do curso de Licenciatura em Educação Artística com ênfase em Educação Musical na Faculdade Mozarteum.
Com a bolsa de estudos frequentará o curso internacional, de curta duração, de Método kodály e Dalcroze, no período de 19 a 24 de julho, realizado no Conservatório do Brooklin, em São Paulo.

BRUNO SANTOS GOMES, 19 anos
Ex-guri do Polo Júlio Prestes
Curso: Canto (contratenor)
Bolsa: Aulas particulares com o professor Mário Curi, em Juiz de Fora, Minas Gerais.
Iniciou os estudos de música no Projeto Guri em 2008, no Polo Julio Prestes, em São Paulo, ficando até 2009, quando completou 18 anos. Com o Coral do Projeto Guri participou de diversas apresentações e festivais, além das gravações do CD Projeto Guri Convida, de 2009. Atualmente canta no Coral da Cidade de São Paulo.
Estudou canto em instituições do estado de São Paulo e com professores particulares. Com recursos próprios, estuda canto com a professora Martha Mauler. Pretende atuar profissionalmente na área de Música Antiga e futuramente especializar-se no exterior.
Com o apoio do Programa de Bolsas, estudará performance em canto, com ênfase no repertório barroco e renascentista, com professor Mário Curi, em Juiz de Fora, Minas Gerais.

CAMILA DE CAMARGO TANAKA, 20 anos
Ex-guri do Polo Júlio Prestes
Curso: Educação musical (flauta)
Bolsa: Curso de graduação na Faculdade Mozarteum e curso adicional na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.
Iniciou os estudos de música no Projeto Guri em 2005, no Polo Julio Prestes, em São Paulo e concluiu curso técnico em música no Instituto Paula Souza. Empreendedora e executora do Projeto Social Sinfonia desde 2007. Autora do projeto vencedor do Prêmio Aprendiz Comgás de iniciação musical na periferia de São Paulo.
Com recursos próprios, cursa o 4º semestre de Educação Artística com habilitação em música na Faculdade Mozarteum e formação em arte-educadores da ASSAOC, com previsão de término em 2010. Com a bolsa, custeará o último ano da faculdade.

DIEGO RODRIGO ALVES, 19 anos
Ex-guri do Polo Rio Claro
Curso: Violoncelo
Bolsa: Curso de aprimoramento técnico com os professores Fabio Belluco e Pedro Cameron, em Rio Claro, para prestar graduação em música em São Paulo.
Iniciou os estudos de música no Projeto Guri em 2006, no Polo Rio Claro, onde ficou até 2008. Fez um ano de aulas particulares de teoria e cello custeadas em 50% pela filarmônica de Rio Claro e 50% com recursos próprios. Participou de audições em datas comemorativas na cidade e integra o Coral Municipal de Rio Claro.
Pretende ser cellista da Filarmônica de Rio Claro e com o apoio do Programa de Bolsas terá, durante um ano, aulas particulares de violoncelo com o professor Fábio Belluco e de teoria com Pedro Cameron.
Apesar do talento e recursos técnicos, que o credenciam para estudar nas melhores universidades de música do país, optou pelas aulas particulares para continuar em sua cidade e manter o emprego de mecânico, função com a qual colabora com a renda familiar.

EDUARDO FONSECA AGUIAR, 18 anos
Ex-guri do Polo Franca
Curso: Baixo elétrico
Bolsa: CDMCC – Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí.
Ingressou no curso de contrabaixo acústico no Projeto Guri em 2006, no Polo Acif Franca, saindo em 2008. Atualmente cursa MPB/ Jazz no Conservatório de Tatuí.
Possui atividade remunerada como professor de projeto social vinculado à Prefeitura de Franca. Faz cachês, participa de grupos musicais amadores e atua como professor particular para custear o curso em Tatuí. Integra o Grupo Balaio, de música regional e o Grupo Cangoma, de pesquisa de ritmos populares.
Com a bolsa da AAPG, custeará por 12 meses seu curso em Tatuí, podendo assim se dedicar integralmente aos estudos. Por ter tido a melhor performance durante o processo seletivo, foi também contemplado com o curso particular de baixo elétrico em São Paulo com Thiago do Espírito Santo, professor de sua escolha.

GISLAINE JUVENAL DE FARIA, 17 anos
Polo São Luiz do Paraitinga
Curso: Viola
Bolsa: Aulas particulares com Emerson De Biagg
Estudou no Projeto Guri de 2005 a 2007, onde teve seu primeiro contato com música erudita. Com a orquestra do Projeto, participou de diversos festivais, como o de Campos de Jordão. Foi bolsista na Escola Municipal Maestro Fego Camargo em Taubaté de 2007 a 2010 e participou do programa Osesp Itinerante em 2008, em curso de didática de musicalização infantil. Terá, com o apoio da AAPG, aulas particulares de viola em São Paulo com Emerson De Biaggi.

GUILHERME DOS SANTOS, 18 anos
Ex-guri do Polo Mineiros do Tietê
Curso: Bateria
Bolsa: CDMCC – Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí.
Iniciou os estudos musicais no Projeto Guri em 2006, no Polo Mineiros do Tietê, onde ficou até 2008. Ganhou sua primeira bateria do pai aos 11 anos e desde então se dedica ao estudo do instrumento. Em 2009, ingressou no Conservatório de Tatuí, onde continuará seus estudos com o apoio da AAPG. Ao finalizar a graduação, pretende ser professor de conservatórios e se apresentar com grandes músicos em espetáculos.

LANNA CARLA SOARES MENEZES, 16 anos
Ex-guri do Polo São Roque
Curso: Violino
Bolsa: Aulas particulares com a professora Denise Freitas Fukuda
Foi aluna do Projeto Guri, Polo São Roque, de 2002 a 2008. Integrou a orquestra do Projeto Guri com a qual participou de diversas apresentações em sua cidade.
Para comprar cordas de violino e complementar a renda familiar, toca em eventos e casamentos. Já estudou no Conservatório de Tatuí, mas precisou suspender o curso por falta de recursos. No início de 2010, fez teste para um festival de música nos EUA, para o qual foi classificada, mas também não pode participar por questões financeiras.
Agora, com o apoio da AAPG, terá por um ano aulas particulares com Denise Fukuda, em São Paulo, capital.

LETÍCIA FELÍCIA DE CARVALHO, 17 anos
Ex-guri do Polo Ribeirão Preto
Curso: Contrabaixo
Bolsa: CDMCC – Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí.
Iniciou os estudos musicais no Projeto Guri em 2007, no Polo Ribeirão Preto, onde ficou até 2009 e integrou a orquestra. Participou da Orquestra Jovem CCCE em Ribeirão Preto.
Ingressou no curso de contrabaixo no Conservatório de Tatuí, em 2010, residindo atualmente no alojamento da instituição. Além disso, cursa o ensino médio em escola da rede pública da cidade. Com o apoio do Programa de Bolsas, custeará durante um ano as despesas em Tatuí.

MONIQUE SALUSTIANO DE JESUS, 19 anos
Ex-guri do Polo Zumbi dos Palmares
Curso: Flauta transversal
Bolsa: Aulas particulares com Alexandre Candido Daloia
Estudou no Projeto Guri entre 2005 e 2007. Cursa sonoplastia em São Paulo e toca em bandas independentes. Pretende ser flautista e atuar em diversos ambientes musicais com repertórios eruditos e populares. Com a bolsa, terá aulas particulares de flauta e harmonia com Alexandre Candido Daloia.

Rafaela de Souza Marins, 16 anos
Ex-guri do Polo Ourinhos
Curso: Flauta transversal
Bolsa: Conservatório del Liceu de Barcelona, em Barcelona.
Aos 7 anos, ingressou no coral de sua escola e estudou flauta doce. Em 2004, iniciou os estudos de flauta transversal. Entrou no Projeto Guri em 2006, onde estudou até 2008.
Em 2009, ingressou no curso de performance em flauta transversal no Conservatório de Tatuí e atualmente integra a Orquestra Sinfônica Municipal de Ourinhos.
Com apenas 16 anos, foi aprovada pelo Conservatório Del Liceu de Barcelona, na Espanha, onde terá, durante um ano, aulas de instrumento, teoria e prática com o professor Christian Farroni. Com o apoio do Programa de Bolsas, que custeará passagens e estadia, partirá para Barcelona em janeiro de 2011.

RENATA FAUSTO, 18 anos
Ex-guri do Polo Sesi AE Carvalho
Curso: Canto
Bolsa: Conservatório Musical Souza Lima, em São Paulo.
Iniciou os estudos musicais no Projeto Guri em 2006, onde estudou por dois anos. Após a saída do Projeto Guri, integrou a Banda Adoleste e criou o projeto Adoleste Day, com workshops de artes e música para adolescentes.
Atualmente trabalha como auxiliar de escrita fiscal, contribuindo assim com 25% da renda familiar. Com o apoio da AAPG, cursará performance em canto, por 12 meses, no Conservatório Musical Souza Lima. Pretende assim se preparar para a graduação em Musicoterapia.

Talentos Reconhecidos
As bolsas de estudos foram concedidas de acordo com um processo seletivo que avaliou, em sua primeira fase, os programas de estudos apresentados pelos candidatos e DVDs contendo vídeos de suas performances. Em uma segunda etapa, foram realizadas entrevistas presenciais. Fizeram parte das Comissões de Avaliação renomados profissionais da área musical, ligados a instituições como o Conservatório de Tatuí, Universidade Livre de Música e Osesp.
Além do ponto de vista técnico, foram critérios de avaliação questões sociais e econômicas e exequibilidade do programa de estudos – traçando, dessa forma, um perfil integral do candidato e de seu objetivo.

De acordo com a AAPG, o número de bolsas será sempre proporcional às doações obtidas junto a pessoas físicas e aos apoios vindos da iniciativa privada, além de outras ações de captação de recursos promovidas pela área de mobilização de recursos da AAPG. Portanto, quanto maior a colaboração advinda dessas fontes, maior será o número de guris e ex-guris contemplados pelo programa. Para contribuir basta entrar em contato com Mobilização de Recursos pelo tel. (11) 3862-3323. Mais informações sobre o Programa em www.projetoguri.org.br/programadebolsas.

Sobre a AAPG
A Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), organização social de cultura, atua desde 2004 na gestão do Projeto Guri, por meio de uma aliança estratégica com a Secretaria de Estado da Cultura. A missão da AAPG é promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.
O Projeto Guri é o principal projeto da AAPG e existe desde 1995. O Guri é um projeto socioeducativo que oferece continuamente, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão. Atualmente o Projeto Guri atende cerca de 41 mil alunos em 315 municípios do Estado de São Paulo. Além do Governo do Estado – seu principal parceiro mantenedor – a AAPG conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.