sexta-feira, 31 de julho de 2009

LUIZ GONZAGA recebe homenagem em Rádio de Fortaleza

Programa radiofônico Cultura & Música comemora dois anos de existência e homenageia Luiz Gonzaga
O programa Cultura & Música, exibido pela Rádio Universitária FM (107.9 MHz), de Fortaleza, às segundas-feiras, das 16 às 17 horas, comemora dois anos no próximo dia 6 de agosto. Na Internet, o programa pode ser ouvido ao vivo no site da Rádio Universitária (www.radiouniversitariafm.com.br).
Patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o programa vem se consolidando como importante suporte para divulgação da agenda do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, abordando temas relacionados à música, cinema, artes visuais, artes cênicas, literatura, cursos, oficinas, debates e espetáculos direcionados ao público infantil, além de divulgar a programação de outros equipamentos culturais da capital cearense.
Com formato dinâmico e original, o programa apresenta entrevistas e blocos com títulos sugestivos, evidenciando a produção cultural e artística da região Nordeste e suas interfaces com linguagens de outras regiões brasileiras e de outros países.
Além de divulgar a programação do circuito cultural fortalezense, o Cultura & Música distribui brindes de produtos culturais produzidos com apoio do Banco do Nordeste. O programa utiliza proposta de comunicação ágil e de imediata resposta por parte dos ouvintes, embasada na apresentação de quadros como:
• Arte em Conversa, composto de entrevistas com artistas e agentes da cadeia produtiva da cultura;
• Pelas Ruas Que Andei, veiculando músicas referentes à região Nordeste, enaltecendo seus lugares e festejos;
• Chão Sagrado, com o repertório de compositores nordestinos já falecidos e de relevância notória para a cultura musical da região;
• Música Para Ler, trazendo sugestões de livros abordando temas ligados à música;
• O Assunto É Cinema, enfatizando a programação de filmes do circuito alternativo, cineclubes, festivais de cinema e editais ligados à produção audiovisual;
• Pedra de Responsa, para divulgação de gravações antológicas, raras e de reconhecido valor estético; e
• Conexão Nordeste, criado em 2008 para marcar o primeiro aniversário do programa, funcionando como mostra do talento musical nordestino em sintonia com artistas de outros lugares do Brasil e do exterior.
O Cultura & Música destaca-se ainda pela veiculação de uma versão diferente do clássico Asa Branca a cada semana, configurando oportuna homenagem ao povo nordestino através da composição adotada como hino da região Nordeste.
A comemoração pelos 60 anos do primeiro registro de Asa Branca serviu de mote para criação do quadro Asa Branca 60 anos. Apresentado atualmente com o título Asa Branca, o quadro finaliza o programa destacando a antológica composição de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
Ao completar dois anos de existência, o programa Cultura & Música – motivado pela proximidade da data com o dia 2 de agosto, no qual faleceu Luiz Gonzaga, o Rei do Baião – apresentará um programa especial em homenagem ao notável compositor e cantor nordestino, eleito o pernambucano do século XX, como forma de lembrar os 20 anos de sua morte.
O programa especial Cultura & Música do Rei do Baião será veiculado na próxima segunda-feira, dia 3 de agosto, e pretende mostrar a permanência e atualidade da voz e do repertório de Luiz Gonzaga, criado, em grande parte, com os parceiros Humberto Teixeira e Zé Dantas, configurando um cancioneiro presente de forma definitiva na história da música universal.
As comemorações pelos dois anos do programa Cultura & Música incluem ainda a criação do quadro Espelho Cristalino, no qual serão veiculadas duas versões da mesma canção, possibilitando ao ouvinte estabelecer comparações entre a gravação original e a releitura do cancioneiro nordestino feita por artistas de qualquer parte do mundo. No quadro, também serão mostradas releituras feitas por artistas nordestinos a partir do cancioneiro brasileiro e mundial.
O programa Cultura & Música vai ao ar toda segunda-feira, das 16 às 17horas, pela Rádio Universitária FM (107.9 MHz), e conta com produção e roteiro do cantor, compositor e produtor musical Calé Alencar.
A apresentação está a cargo dos jornalistas Aurora Miranda Leão e Nelson Augusto. O Cultura & Música conta com apoio da Casa da Memória Equatorial e é uma ação do Ambiente de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste do Brasil.

Cultura & Música, seu encontro com a agenda cultural de Fortaleza.
Contato: Rádio Universitária FM – (85) 3366.7474 / culturaemusica@hotmail.com
http://www.radiouniversitariafm.com.br/



*
Asa BrancaLuiz Gonzaga e Humberto Teixeira

Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornalha
Nenhum pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Hoje longe muitas léguas
Nessa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão

Quando o verde dos teus olhos
Se espaiá na plantação
Eu te asseguro, não chore não, viu
Que eu voltarei, viu, meu coração

*
*
*
*
*
Publicidade: