sexta-feira, 31 de julho de 2009

Camerata Fukuda homenageia Villa-Lobos, Haydn e Mendelssohn no Theatro São Pedro > 14/08

Sexta-feira, dia 14 de agosto, o concerto da Camerata Fukuda vai homenagear os 50 anos da morte de Villa-Lobos e relembrar outros dois grandes nomes da música: Haydn, que será homenageado pelos 200 anos de morte, e Mendelssohn, pelos 200 anos de nascimento. O evento acontece no Theatro São Pedro, as 20h, com entrada gratuita.
Sob regência do Maestro Celso Antunes, o programa inicia com as Bachianas Brasileiras nº 9, de Villa-Lobos. A pianista Vera Astrachan faz o solo do Concerto em Ré Maior para piano e orquestra, de Haydn, que é seguido pelo Concerto em Ré Maior para violino e orquestra, do mesmo compositor, com solo da violinista Elisa Fukuda. A Sinfonia em Dó Maior nº 9, de Mendelssohn, finaliza o concerto.
Camerata Fukuda
Orquestra de cordas composta por cerca de 20 instrumentistas, a Camerata Fukuda foi criada em 1987, pelo professor Yoshitame Fukuda, criador de um método próprio de ensino de violino no Brasil. No repertório, obras de Bach, Piazzola, Tchaikowsky, Mozart e Villa-Lobos.

Elisa Fukuda

Elisa Fukuda nasceu em São Paulo e iniciou seus estudos musicais com seu pai, o violinista Yoshitame Fukuda, criador e orientador da Camerata Fukuda. Graduou-se pelo Conservatório Superior de Música de Genebra, Suíça. Foi aluna de violinistas como H. Szering, A. Grumiaux, N. Milstein e teve sua formação complementada no Mozarteum de Saozburg, com Sandor Vegh. Na Europa, apresentou-se com a Filarmônica George Enesco de Bucarest, Orchestra de Lá Suisse Romande e Orquestra de Câmera de Moscou, entre outras. Fez várias turnês pela Argentina, Espanha, França, Alemanha, Portugal, Açores e recitais na Rússia, Itália, Suíça, Espanha e Hungria. Foi premiada pela APCA como "Melhor Solista do Ano", em 1989, e com o Prêmio Carlos Gomes, em 2000. Recebeu ainda prêmios da APCA como Melhor Conjunto Instrumental do Ano com a Camerata Fukuda (1991) e com o Trio Dell Arte (1993). Gravou 5 CDs - três deles com Camerata Fukuda, com Concertos de Vivaldi, Bach e obras de compositores brasileiros e dois com Trio Dell Arte, com obras de Nepomuceno, Dvorak, Brahms e Schubert. Em 2006, com o Quarteto Camargo Guarnieri (fundado em 2002), recebeu o Prêmio Carlos Gomes, na categoria de Conjunto Instrumental.

Vera Astrachan


Vera Astrachan nasceu no Rio de Janeiro e foi aluna de Arnaldo Estrella no Brasil, aperfeiçoando-se posteriormente com Hans Graf e Bruno Seidlhofer em Viena, Ilona Kabos em Londres, e Joaquin Nin-Culmell, em Berkeley. É detentora de numerosos prêmios, entre os quais o 1º Prêmio no Concurso Backhaus, dedicado à obra de Beethoven, Prêmio Jeunesses Musicales em Berlim, e o prêmio de Melhor Solista do Ano (1978) pela Associação Paulista dos Críticos de Arte. Apresentou-se com êxito em inúmeras cidades européias e norte-americanas, como Viena, Paris, Londres, Lisboa, Nova York, San Francisco e Los Angeles. No Brasil, além de exercer atividades didáticas ministrando master classes, tem se apresentado como solista convidada das principais orquestras, como recitalista e camerista nos mais renomados centros musicais do país. Em 2004, lançou CD com obras de Schumann e Ravel. No final de 2005, iniciou a série integral dos concertos de Mozart para piano e orquestra, projeto da Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, apresentando-se como solista convidada da Orquestra Petrobras Sinfônica.


Programa
Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras nº 9
Haydn: Concerto em Ré Maior para piano e orquestra (solo Vera Astrachan)
Haydn: Concerto em Ré Maior para violino e orquestra (solo Elisa Fukuda)
Mendelssohn: Sinfonia em Dó Maior nº 9

Serviço
Concerto da Camerata Fukuda
Quando: Sexta-feira, 14 de agosto
Horário: 20h
Local: Theatro São Pedro
Endereço: Rua Barra Funda, 171 - São Paulo/SP
Fone: (11) 3667-0499
Entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro a partir do dia 05/08.
Horários da bilheteria do Theatro São Pedro:
De quarta-feira a domingo, das 14h às 19h, ou até o início dos espetáculos.
Lotação do teatro: 633 pessoas
Acesso a portadores: Sim
Estacionamento: Sim
Metrô próximo: Marechal Deodoro
*
*
*
*
*
*
Publicidade: