sábado, 11 de julho de 2009

ANA PAULA LOPES: Como publicitária ela é uma ótima cantora

A CANTORA ANA PAULA LOPES GRAVA DOIS CLIPES PARA O SITE MÚSICA DE BOLSO

Música rouba publicitária da W/Brasil


A partir do dia 8 de julho subirão para o site música de bolso – www.musicadebolso.com.br - (um projeto encampado pela produtora Ioiô Filmes), dois clipes da cantora Ana Paula Lopes, ex-publicitária e assistente de Washington Olivetto na W/Brasil. As músicas escolhidas foram Mil Rosas, do mais recente CD da cantora (Mil Rosas – Usina Brasil/ Tratore), que recentemente também foi lançado no Japão pela gravadora P-Vine Records, e Mulheres, canção inédita que entrará no próximo CD da moça. Ambas as músicas são de autoria de Ana Paula Lopes.


Mordida, em uma das salas da W/Brasil, em 2002, pela música, Ana deixou seu chefe sem cerimônias para seguir a carreira de cantora. De lá para cá, já gravou dois CDs, o primeiro foi Meu, com clássicos da MPB, o segundo Mil Rosas, com um repertório inédito apresentando novos compositores contemporâneos, e planeja o terceiro para 2010.

O projeto aliou o talento do jovem cineasta Rafael Gomes, da Ioiô Filmes, grande revelação com os curtas Tapa na Pantera, Relicário, Alice, Tudo O Que É Sólido Pode Derreter, a um clima jazzístico de primeira captados nos estúdios da produtora de som Banda Sonora. A Banda Sonora, inclusive, acaba de abiscoitar um Grammy Awards 2009 na categoria Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo, pela produção do álbum Randy in Brasil, do trompetista de jazz Randy Brecker.

Sobre os clipes

O clipe Lado A, da música Mil Rosas, mostra a cantora bem a vontade, pés descalços, e sua banda num clima descontraído de um dia de ensaio. A locação foi no estúdio principal da produtora Banda Sonora.

O lado B, clipe da música Mulheres, tem um clima intimista, cheio de planos fechados, detalhes de mãos, rostos, pés, instrumentos e amplificadores. Filmado no mesmo espaço, o clipe ganha charme com a estréia de Ana Paula Lopes na guitarra.


Para Ana Paula, ter os clipes dirigidos pela dupla Rafael Gomes e Daniel Ribeiro, do Música de Bolso, foi uma honra. “Gosto da linguagem e da forma de filmar do Rafael e do Daniel. Foi super tranquilo o clima das filmagens. Eles nos deram toda liberdade para testar a sonoridade do ambiente, sem pressa, numa boa. Combinamos tudo por email e quando nos encontramos parecia que nos conhecíamos há um tempão.”


Ana Paula Lopes nasceu em 1979, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Começou a estudar piano aos 6 anos, e como bailarina, passou a adolescência participando de festivais de dança por todo o País. Fez faculdade de Publicidade e foi contratada para seu primeiro emprego pela agência W/Brasil de Washington Olivetto. Foi lá que, em 2002, decidiu dedicar-se exclusivamente à música e seguir seu sonho, incentivada pelo próprio publicitário. A cantora já se apresentou em diversas casas de shows de São Paulo e abriu shows de artistas consagrados como Leny Andrade, Jair Rodrigues, Mônica Salmaso, Yamandú Costa, Paulo Moura e Paula Lima.
Agora em agosto de 2009, Ana Paula fará sua primeira turnê pela Europa, com shows na Suiça.


Rafael Gomes dirigiu cinco curtas-metragens que receberam diversos prêmios e percorreram festivais nacionais e internacionais. O curta “Tudo O Que É Sólido Pode Derreter” deu origem a uma série televisiva infanto-juvenil de 13 episódios foi produzida por sua direção e exibida pela TV Cultura. O video ficção Tapa na Pantera, do qual é um dos diretores, obteve milhões de acessos no site You Tube.

A produtora de som Banda Sonora, dos sócios Eduardo Santos, Rosária Santana e Ruriá Duprat, fazem trabalhos para clientes como Natura (Rotina e Ekos), Museu do Futebol, Hyundai I30 (Comparação) e Nestlé (Molico).

Sobre o Música de Bolso, na melhor definição feita pelos criadores, é um projeto audiovisual que faz música para ver e vídeos para ouvir. Que quer produzir uma apresentação "ao vivo" onde ela provavelmente não aconteceria - ou, se acontecesse, onde não haveria uma câmera para registrá-la. Que quer a descontração e o acaso. Que não quer ser um clipe e quer, antes, simplificar e dinamizar a experiência do vídeo musical, expandindo-se por blogs, sites de relacionamento, portais de exibição de vídeo e tudo o mais que possa ser visível e interativo e que nos propicie vias de múltiplas direções. Que quer a diversão. Que quer muito, enfim.
*
*
*
*
*
*
Publicidade: