quarta-feira, 8 de julho de 2009

FESTIVAL EXALTA FUNK COM BATALHA MUSICAL E ENCONTRO INÉDITO NO PALCO > 11/07 no RJ

* Foto: Gerson King Combo, MC Sabrina e BNegão

“Red Bull Funk-se” resgata as origens de um dos estilos mais populares da música brasileira e promove desafio ao vivo entre DJ’s, no dia 11 de julho, no Rio de Janeiro

Prestes a completar 40 anos, o funk terá um festival exclusivamente dedicado ao gênero- o Red Bull Funk-se - que fará tremer os alto-falantes da Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, dia 11 de julho, encerrando uma semana de atrações culturais ligadas ao tema. Trazido diretamente dos primórdios do soul dos anos 70, o “Rei do Black” Gerson King Combo se junta ao rapper BNegão e aos MCs Menor do Chapa e Sabrina, unindo vozes de três gerações do funk, no mesmo palco, pela primeira vez na história. Para a mesma noite, está marcada uma disputa entre DJs com sintetizadores do tipo “MPC” (Music Production Center). O equipamento é utilizado na produção musical ao vivo, combinando-se “samples” e batidas eletrônicas em tempo real.

“O MPC está inserido no funk há mais de 20 anos, desde os festivais de galeras dos anos 80. Quando começamos com as montagens, éramos chamados de loucos. Graças ao nosso funk, hoje essa é uma técnica bem conhecida internacionalmente e muito utilizada em diversos estilos musicais”, revela o DJ Sany Pitbull, referência na produção com MPC e curador da batalha prevista para o Red Bull Funk-se. Quatro dos mais respeitados DJs cariocas se enfrentarão pelo título de “Rei do MPC” e o júri será o público.

Ao som das batidas de Sany, Gerson King Combo - considerado o grande precursor do funk nacional e um dos principais nomes da música negra brasileira - se juntará ao rapper BNegão e aos MCs Menor do Chapa e Sabrina. “Esperava por essa oportunidade desde que voltei à música, há cerca de 10 anos. Para mim é uma grande satisfação e tenho certeza que este encontro vai entrar para a história”, confessa o Rei do Black.

A noite na Lapa encerra uma semana de intensa imersão na cultura funk. De 7 a 10 de julho o Red Bull Funk-se realizará debates, exposições, workshops e “funk sessions” ao longo desses quatro dias. Personalidades como Jose Júnior (Grupo Cultural Afroreggae), Rômulo Costa, Hermano Vianna e a secretária de educação do Rio de Janeiro Tereza Porto estão entre os convidados dos debates.

Red Bull Funk-se
http://www.redbullfunkse.com.br/
*
*
*
*
*
*
Publicidade:

Chaveiros