quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A sonoridade do tango e obras de Piazzolla dão o tom a concerto da série Piano na Praça > 15/08

Consagrado pianista argentino, Pablo Ziegler, faz apresentação grátis na Praça Dom José Gaspar, dia 15 de agosto. Pedro Henrique Calhao toca no mesmo dia.

A série Piano na Praça, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, apresenta, no dia 15 de agosto (sábado), concerto dois pianistas de nacionalidade distintas, mas com a mesma paixão pelo tango. O argentino Pablo Ziegler, discípulo e recriador da obra de Astor Piazzolla, toca às 16 horas, mas a tarde musical tem início, às 15 horas, com apresentação do matogrossense Pedro Henrique Calhao.

O projeto Piano na Praça acontece, ao ar livre, na Praça Dom José Gaspar a cada 15 dias, sempre apresentado pianistas de expressão nacional e internacional, tanto no âmbito popular quanto erudito.

O programa de Pablo Ziegler – que integrou o grupo de Piazzolla por 10 anos - inclui ”Soledad”, de Carlos Gardel, “Elegia Sobre Adios Nonino”, parceria sua com Astor Piazzolla, e várias outras do mestre do tango como “Revirado”, “Chiquilin de Bachin”, “Decarissimo”, “2 Cadencias Sobre Adios Nonino”, “Libertango” e “Oblivion”. Temas autorais de Ziegler completam o roteiro: “Sandunga”, “La Rayuela”, “Pajaro Angel” e “Elegante Canyenguito”. *
*
Pedro Henrique Calhao interpreta “Mala Yunta” (Julio de Caro), “Bailecito” (C. Guastavino), “A Fuego Lento” (H. Salgan), “La Cumparsita” (H. Rodriguez) e “Por Una Cabeza” (C. Gardel), além de várias composições de Astor Piazzolla: “Lo Que Vendra”, “Violentango”, “Milonga Del Angel”, “S.V.P”, “Fuga Nueve”, “Onda Nueve”, “Primavera Porteña”, “Invierno Porteño” e “Balada Para un Loco”.

Série: Piano na Praça
Dia 15 de agosto de 2009 – sábado
15 horas: Pedro Henrique Calhao
16 horas: Pablo Ziegler
Praça Dom José Gaspar, s/nº - Centro – São Paulo/SP – Metrô República
Concerto o ar livre – Grátis – Informações: (11) 3397-0160
Nº lugares: 300 cadeiras

Pablo Ziegler - www.pabloziegler.com

Pablo Ziegler começou a tocar repertório clássico com 14 anos. No início dos anos 60, influenciado pela variedade de jazz, e bobop e dixieland, criou o Pablo Ziegler Trio que refletiu sua história musical por meio de arranjos jazzísticos para música clássica. Com o trio fez importantes espetáculos na Alemanha, Áustria, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Eslovénia, França, Luxemburgo, Espanha, Itália e Grécia.

Nascido em Buenos Aires (Argentina), o pianista, compositor e arranjador Pablo Ziegler, ganhador do Grammy Latino, atuou por 10 anos no quinteto de Astor Piazzolla, viajando pela Europa, Japão e Estados Unidos com importantes apresentações em eventos como Montreal Jazz Festival, Nice Jazz Festival, Sapporo Jazz Festival, Central Park Summer Stage e Festival de Istambul, entre outros. A música de Piazzola o inspirou a formar seu próprio Quarteto Para Novo Tango, em 1990, que combinou o clássico tango com improvisações do jazz, algo pouco comum na época. Seu desempenho com o grupo no Carnegie Hall foi gravado, indo ao ar durante seis meses na Rede PBS.

Ziegler também tem atuado junto à Real Filarmônica de Londres, Sinfônica de Sydney, Orquestra Sinfônica de Stavanger da Noruega, Filarmônica do México e Banda Sinfônica do Estado de São Paulo Estado. Foi maestro e diretor musical da ópera Maria de Buenos Aires, de Astor Piazzolla, na qual também tocou; participou do Música das Américas, em Washington, onde foi homenageado pela sua contribuição à evolução do tango; e, desde 2002, Pablo Ziegler e seu quarteto se apresentam, uma vez por ano, no Jazz Standard, em Nova York, com participação de convidados de renome. Solista em inúmeros concertos e espetáculos musicais, o pianista marcou presença no Festival de Piano de Manchester, Reino Unido, e em festivais de jazz no Uruguai e na Suíça; já fez 17 turnês pela Europa e importantes apresentações nos Estados Unidos, Tel Aviv e Jerusalém (Israel).

Em 1998, gravou Tango Rromances (BMG), com a Orquestra de Câmara Orfeu. Em 2007, lançou dois CDs ao vivo: Buenos Aires Report (Saphrane) com o guitarrista Quique Sinesi e o bandoneonista Walter Castro, indicado ao Grammy Latino 2008, e Tango & All That Jazz com standards de jazz, junto com o Pablo Ziegler Quarteto e Stefon Harris. Sua discografia inclui também Tango Romance, com a Orquestra de Câmara Orfeu (BMG/RCA); Los Tangueros: Os Tangos de Astor Piazzolla, duo de piano com Emanuel Ax (SONY); Asfalto: Street Tango (BMG/RCA), Pablo Ziegler Quintet For New Tango, que tem Joe Lovano como convidado (BMG/RCA); e Bajo Cero com Quique Sinesi e Walter Castro (MDR), que ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum Tango, em 2005. Ziegler também aparece como convidado em duas gravações de Gary Burton, Reunião Piazzolla e Libertango, e no álbum The Lost Days, do mezzo-soprano Denyce Graves.

Renee Vargas Vera afirmou em La Nación: "Pablo Ziegler é uma das vozes de Piazzolla. Porém criativo como um músico, sabe encontrar a sua própria voz para a transmissão de recriá-la em suas diversas facetas. Mas também como um compositor que poderia prolongar a estética piazzollana e se deleitar com a sua marca consagrada e de seguro sucesso, optou por se aprofundar na memória do tango e resgatar antigas vozes transformadas em novas formas e dimensões”.

UG Mauro do Diario La Capital disse: “Embora tenha uma sólida formação clássica, Ziegler, após se dedicar ao jazz, alcançou reconhecimento internacional ao integrar o grupo do lendário Astor Piazzolla. Seu talento natural para a música e sua experiência lhe permitiu ser um dos poucos pianistas que cultiva a improvisação no âmbito do tango”.

Pedro Henrique Calhao

Pedro Henrique Calhao iniciou seus estudos de piano em Cuiabá, Mato Grosso. Em 1995, ao fixar residência em São Paulo, prosseguiu sua formação musical com Sonia Muniz de Carvalho e, atualmente, com Helenice Audi. Como formação complementar foi orientado por Heitor Alimonda e Leilah Paiva (PR), Paul Ruttman e Eric Ruebner, da Hartford University (NY), Almeida Prado (SP). Durante sua formação acadêmica apresentou-se na Anglo Continental School de Londres (1995) e na Tulane University de New Orleans, USA (1997). Pedro Henrique é também bacharel em Direito, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e cumpre o segundo mandato como Conselheiro da Fundação Educacional, Cultural e Artística Eleazar de Carvalho. Participou do curso de Musicologia da USP, em 2007.

Com sua paixão pelo tango, encantou o público portenho em diversas passagens por Buenos Aires e o mesmo vem acontecendo em capitais brasileiras. Atua no campo da improvisação jazzística sob a orientação do maestro alemão, radicado em São Paulo, Frank Herzberg. Na Rede Globo foi indicado ao prêmio Talento Revelação 2006, quando foi veiculada entrevista à Ana Maria Braga, coordenada pela jornalista Mariana Godoy. Participou, em 2006, do Clássicos de Domingo, projeto realizado pelo Centro Cultural São Paulo, executando concerto com obras variadas. Convidado pelo projeto Música no Mube, realizou dois concertos clássicos com especial menção ao Memorial Argentina, em de 2007. Atuou na Virada Cultural de 2007, com concerto no Memorial da América Latina.
*
*
*
*
*
Publicidade: