segunda-feira, 10 de agosto de 2009

ROCK CORDEL de 19 a 29/8 em Fortaleza reunirá 25 bandas de vários estados e grupos de Portugal e Argentina

Rock-Cordel Internacional reúne 25 bandas de 04 estados brasileiros e grupos de Portugal e Argentina
O evento especial Rock-Cordel Internacional promoverá o intercâmbio de experiências e saberes musicais entre 25 bandas de quatro estados brasileiros (Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e Paraná), com grupos de Portugal e da Argentina. O evento acontecerá no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108), nos próximos dias 19, 26, 27 e 29.
Além das atrações musicais, serão realizados dois debates sobre questões ligadas à música juvenil independente, nos dias 19 e 26, tendo como convidados: o vocalista Miguel, da banda The Aster (Portugal); Felipe França, dono da Difusa Fronteira, produtora da banda Los Cocineros (Argentina); Ulisses Galetto, integrante do grupo Fato e produtor do programa radiofônico "Fora do Eixo" (PR); Diogo Strausz, integrante do grupo R. Sigma, associado à Rede Rio Música (RJ); Domingos Júnior, membro da Academia da Berlinda, ligada à Refinaria Cultural (PE); Amaudson Ximenes (músico e presidente da Associação Cultural Cearense do Rock); e Rafael Bandeira (produtor e proprietário do Hey Ho! Rock-Bar, em Fortaleza).
Nos debates serão compartilhados e discutidos temas como: panorama da cena artística de cada local; facilidades (leis de incentivo, editais, parcerias com o poder público, novas tecnologias como ferramentas para o novo artista); dificuldades (falta de espaços para esse tipo de música, ausência de políticas culturais, dificuldades na utilização de novas tecnologias etc.); e desafios: como ampliar a circulação de artistas pelo Brasil, outros países da América do Sul e a Europa?

AGENDA DE SHOWS E SINOPSES DAS BANDAS:

Dia 19, quarta-feira

12h
Di Dóris (CE)
Seu principal diferencial é a formação: quatro jovens integrantes femininas que abusam de simpatia, disciplina e, sobretudo, do talento, tendo no Pop-Rock sua principal influência. Na trajetória do grupo estão apresentações no festival Ceará Music ao lado de Lulu Santos. *
13h05
Bonecas da Barra (CE)
Influenciados por Chuck Berry, Rolling Stones e Beatles, adotam o visual chocante de astros setentistas como David Bowie, Iggy Pop e New York Dolls. Assim, apostam na energia do rock’n’roll visceral, associada a uma imagem debochada e letras sem nenhum compromisso.
* 14h10
Fato (PR) Da pesquisa e experimentação constantes, a consolidação de uma sonoridade e estilo bem peculiares. O grupo Fato mescla de forma inaudita a tradição (do Fandango do Paraná, por exemplo) com o inusitado, percorrendo uma trajetória que, a partir da visão do Sul brasileiro, abrange o Brasil moreno, urbano, rural, nordestino e muitas vezes sideral. http://www.fato.org
* 15h10
Debate "Fora do Eixo"
* 16h20
Mafalda Morfina (CE) “Pop Rock And Roll” universal através da junção de quatro instrumentistas autênticos e afinados a uma vocalista carismática e talentosa. Solos de guitarra, aliados a um vocal com timbre forte e marcante. Presentemente, divulga o primeiro CD “Sonhos Contrários”.
*
17h25
R. Sigma (RJ) - Foto: Marcelo Mattina A R. Sigma, dona de seu próprio estilo, participou de diversos eventos como o Secret Shows do MySpace (com Detonautas), Grito Rock e o Festival TIM Mada. Destaque no MySpace, no Programa de Indie, do JB Online, e em dois blogs do Produtores Toddy 2008, foi a vencedora do Festival Nokia Xpress Bands, entre duas mil inscritas.
*
*
*
18h30
Academia da Berlinda (PE) A banda pernambucana mescla boemia em forma de merengue, rumba, carimbó, cumbia, guaracha, salsa e afrobeat, a um repertório com releitura de bregas sessentistas. A Academia da Berlinda busca originalidade sonora, tocando um “brega roots” em versões criativas e inovadoras.
* Dia 26, quarta-feira *
13h
Lavage
A banda Lavage nasceu em meados de 2003 a partir de uma reunião de amigos. O objetivo é tocar rock por diversão e sem tanta responsabilidade com técnica apurada e estilos rígidos. Com estilo Punk Rock, o grupo possui três registros em CD, dois videoclipes e participação nos principais festivais locais. www.myspace.com/bandalavage
*
14h05
ANDES
A banda chegou ao cenário do rock cearense se apropriando de influências do grunge e do alternativo. Ao longo dos quatro anos de formação, mantém a proposta de levar aos festivais de Fortaleza músicas de autoria dos próprios integrantes do grupo. www.myspace.com/andesesterio
*
15h10
Nômades
Influenciados pelo Rock Nacional dos anos 1980 e pelos principais ícones do rock internacional, e homenagens a grandes nomes da música brasileira. Nesse show, o homenageado é Chico Science, ícone do movimento Manguebeat, inicia nos anos 90 na capital pernambucana e imortalizado na memória da música brasileira recente.
**
16h10
Debate “Fora do Eixo” *
17h30
Alegoria da Caverna

A banda já se apresentou nos principais festivais do Ceará, bem como em importantes eventos fora do Estado. Produziu dois videoclipes, gravou matérias para programas de TV em rede nacional, além de fazer a estréia de seu novo vocalista Zoo (ex-Jumentaparida e Bolacha Preta).
*
* *

*
18h35
Los Cocineros (A
rgentina)


Argentino, o sexteto Los Cocineros (foto) encontra-se em plena turnê pelo Nordeste do Brasil. Com cinco CDs lançados, que mesclam diferentes estilos dentro da música, passeando da milonga ao reggae, do tango ao punk-rock, com letras bem-humoradas. http://www.difusafronteira.com/

Dia 27, quinta-feira * 14h
Lovedrive (Scorpions)
Formada por músicos como Mário Miranda na bateria, Guto Costa no baixo, Edi Figueiredo e Pablo Vargas nas guitarras e Jerônimo Pires no vocal, a Lovedrive tem como proposta de trabalho executar os clássicos da banda Scorpions que atravessaram gerações com um som único e arrebatador. *
*
15h05
Love Gun (Kiss)
É fruto de um estudo minucioso na obra do KISS, a LOVE GUN KISS. No Nordeste, é o primeiro grupo de artistas a personificar os queridos integrantes do grupo. Obviamente, os artistas cearenses que estão por trás dos personagens serão mantidos em sigilo absoluto de modo a preservar toda a magia e a receita dos mestres do rock and roll.
* 15h45
Batuqueiros
Os Batuqueiros formam um grupo musical de percussão e canto fundamentado pelo estudo de manifestações culturais brasileiras.
*
16h20
Killer Queen (Queen)
Trazendo o melhor tributo do Queen na região Norte-Nordeste, a Killer Queen tem como objetivo transmitir todas as características que dão o clima de show do próprio Queen. Timbres, alta tecnologia de som, visual e indumentária similar aos integrantes originais e muita interatividade com o público tornam o espetáculo completo.
** 17h10
Tambor das Marias
O Tambor das Marias, por sua vez, tem sua tradição no tambor de crioula União de São Benedito, natural de São Luís do Maranhão, e traz um sotaque próprio, mais cadenciado, cantando toadas tradicionais do tambor de crioula, como as de entrada, de saída e de louvor a São Benedito.
**
17h25
Prowler (Iron Maiden) A banda teve início em outubro de 2008, quando Rildevar (vocalista) resolveu chamar alguns amigos dos grupos Hostile Inc., Triarchy, Aliance, Frozen Fire e Samhainfall para tocarem e homenagearem uma das maiores bandas de heavy metal do planeta, a Iron Maiden.
*
18h40
Hardvolts (AC/DC)
Com músicos escolhidos a dedo, a Hardvolts prima pela fidelidade com a qual interpreta os clássicos do AC/DC: execução, figurino e performances fiéis à original são a marca registrada da banda. A escolha do nome Hardvolts faz alusão ao estilo “Hard Rock” e à energia elétrica que impulsiona o AC/DC.
*
Dia 29, sábado
* 14h30 Et Circenses Da década de 1970 aos dias atuais, a banda Et Circenses tem como uma de suas principais referências o grupo “Os Mutantes”. Intitulado “Homônimo”, o primeiro CD foi lançado nos formatos físico e virtual, tendo sido produzido pelos músicos do Cidadão Instigado, referências da cena alternativa brasileira.
*
15h35
Thrunda A banda tem como principal influência o punk-rock brasileiro dos anos 1980 e 90, e o anglo-americano dos anos 70. Em 2007, a Thrunda lançou o primeiro CD demonstrativo, intitulado “Punk Rock na Véia”, contendo dez faixas divulgadas em eventos e publicações do gênero. www.bandasdegaragem.com.br/thrunda
*
16h40
A Trigger To Forget Mescla peso e melodia em sua proposta principal, influenciados pelo thrash metal old school, passeando pelo death metal melódico ao metal core. O resultado de tudo isso são comentários positivos em sites e revistas especializadas e convites para shows, mostras e festivais na região Norte-Nordeste.
*
17h45
Piron Heron A banda tem como proposta musical um som forte, altamente influenciado pelo velho Hardcore Melódico, porém mais moderno e pesado. Em seu currículo, além de bom conceito na cena local, duas turnês sul-americanas por países como Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru e Bolívia.
*
18h50
The Aster (Portugal)
Quarteto de Portugal com trabalho calcado numa mistura de ritmos como o punk, vocalizações soul e sensibilidade pop, apimentado pelo electro e pelas influências dos grandes clássicos do rock. “Conceitualmente, nosso trabalho é um desafio da realidade à imaginação e à criatividade, repleto de ironia, ficção e sensualidade”, dizem os integrantes da banda.
*
*
*
*
*
*
*
Publicidade: