segunda-feira, 4 de maio de 2009

MPB EM DEBATE NO METRÔ DE SÃO PAULO dia 06/05

Evento abre a exposição multimídia “Pascalingundum! Os Eternos Demônios da Garoa”, grupo musical paulistano mais antigo em atividade profissional ininterrupta do mundo

Às 11 horas do próximo dia 6 de maio, o jornalista e estudioso da cultura popular Assis Ângelo proferirá palestra sobre a formação da música popular brasileira e abrirá um debate com a presença de grupos de estudantes e usuários do Metrô de São Paulo, no espaço cultural da estação Santa Cecília, recentemente inaugurado pelo governador do Estado, José Serra.
A palestra e o debate ocorrerão logo após a inauguração da exposição multimídia “Pascalingundum! Os Eternos Demônios da Garoa”, também título do novo livro de Assis, sobre o grupo musical paulistano mais antigo em atividade profissional ininterrupta do mundo – o Demônios da Garoa – e que será lançado nacionalmente nos próximos dias 5 e 6 de junho, no SESC Pompéia. O livro traz a chancela do Grupo Trends Tecnologia, de São Paulo.
O dia 6 de maio marcará os 60 anos da primeira gravação musical do Demônios, que estará presente no programa Encontros do espaço cultural Santa Cecília do Metrô, respondendo a perguntas da imprensa, de estudantes e do público em geral.
Assis nasceu na Paraíba e iniciou a carreira profissional no jornal O Norte, de João Pessoa. Trabalhou nos jornais Folha de S.Paulo, Diário Popular e O Estado de S.Paulo, do qual foi chefe de reportagem política. Também integrou os quadros das TVs Abril Vídeo, Manchete e Globo. Assinou coluna na Agência Estado. Produziu e apresentou pela Rádio Capital o programa "São Paulo Capital Nordeste", que se tornou líder de audiência e referência nacional por mais de seis anos. Em 1998, foi agraciado com o título de Cidadão Paulistano pela Câmara Municipal de São Paulo. Participou do documentário franco-brasileiro Saudade do Futuro, de César Paes e Marie-Clémence, que teve por base um dos seus livros (A Presença dos Cordelistas e Cantadores Repentistas em São Paulo). Em 2000, lançou um CD interpretando poetas brasileiros, ao lado de Zé e Elba Ramalho, Jackson Antunes e Oswaldinho da Cuíca. Apresentou por dois anos o programa Tão Brasil pela AllTV, a primeira TV pela internet do País.
*
*
*
*
Mural:

Diversos