quinta-feira, 14 de maio de 2009

100 ANOS DE ATAULFO ALVES dia 28/05

Inquestionável é a contribuição deixada por Ataulfo Alves para a música popular brasileira e também a influência que exerceu sobre várias gerações de compositores e intérpretes. Ao filho cantor e também compositor, mais do que a qualquer outro músico brasileiro, cabe a missão de manter viva na memória do povo essa obra de inestimável valor artístico.
Ataulpho Alves Jr. interpreta canções inesquecíveis, que fazem parte da vastíssima obra deixada pelo autor, como “Atire a Primeira Pedra” e “Saudades da Amélia” (parcerias com Mário Lago), “Mulata Assanhada” e “Meus Tempos de Criança”. Completando o repertório estão: “Vai Mas Vai Mesmo”, “Pois É”, “Infidelidade” (com Américo Seixas), “Leva Meu Samba”, “Laranja Madura”, “Você Passa Eu Acho Graça” (com Carlos Imperial), “Na Cadência do Samba” e ainda composições próprias como “Exclusivo do Povo” (Ataulpho Jr. e Helio Matheus) e “Reverso” (Ataulpho Jr. e Delcio Carvalho), entre outras.


Para acompanhá-lo nesse show histórico, Ataulpho Jr. traz Odair Menezes & Cia. O consagrado cavaquinista, tem a tradição interpretativa dos grandes sambistas como principal característica. Seu grupo é um quarteto, formado pelo violão de Renatinho Sete Cordas, a percussão de Borrão e o ritmo marcado por Miguel do Pandeiro, além, é claro, do indispensável cavaquinho de Odair, todos eles são conhecidos compositores das rodas do samba paulistano.

Projeto Adoniran - Oito e Meia

Show: Ataulpho Alves Júnior
Músicos: Ataulpho Alves Júnior (voz), Odair Menezes (cavaco), Renatinho Sete Cordas (violão de 7 cordas), Borrão (percussão) e Miguel do Pandeiro (ritmo).
Dia 28 de maio – quinta-feira – às 20h30Memorial da América Latina – Sala dos Espelhos - http://www.memorial.sp.gov.br/
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda/SP - Tel: (11) 3823-4600
Ingressos: Grátis (não há distribuição de ingressos; a sala será aberta às 20 horas).
Duração: 1 hora - Censura: Livre – Capacidade: 100 lugares. Ar condicionado. Acesso universal. Estacionamento (Portão 15) sem manobrista: R$ 10,00. Entrada/pedestres: Portão 12.
Realização: Fundação Memorial da América Latina
Produção: PG Music
Próxima Apresentação: Vania Abreu – 18 de junho – (Auditório Simon Bolívar)

Ataulpho Alves Júnior

Filho do grande cantor e compositor da MPB, Ataulpho Alves Júnior começou a cantar com a irmã Matilde e o amigo Aluízio, no trio Os Herdeiros do Samba, nome dado pelo seu pai, Ataulfo Alves que os ensaiava junto com Jayme Florence (o Meira do violão). O Trio acabou e Ataulpho Jr. seguiu sozinho e se apresentou pela primeira vez, em 1963, na TV Record de São Paulo, no programa Bossaudade, comandado por Elizeth Cardoso, sua madrinha musical. No dia 5 de agosto de 1965, seu pai passou o seu tradicional "lenço branco" para o filho dizendo: "Toma o lenço, meu filho, e vai defender o que é nosso de geração a geração." Até 1969, quando Ataulpho Alves morreu, os dois trabalharam juntos em diversos shows pelo Brasil, e Ataulpho Jr. chegou a gravar o seu primeiro compacto pela Continental, mas só a partir de 1973, já contratado pela RCA Victor, a carreira deste cantor e compositor começou a tomar impulso.

Personalíssimo, Ataulpho Alves Júnior herdou do pai a tradição, fazendo de seu canto e sua música um novo estilo de interpretação, sem perder a sua característica de cantor brasileiro. Tem no sangue a arte musical herdada também do avô, Capitão Severino de Souza, violeiro de Minas Gerais. Descompromissado com o modismo ele apresenta na diversidade de seu repertório o empenho em mostrar o que há de melhor na música brasileira. Intérprete múltiplo, ele apresenta em cada música uma vertente do seu talento que, sem fazer concessões, caminha lentamente em direção não do sucesso imediato, mas no prestígio profissional que cristaliza e enobrece a vida do verdadeiro artista.

Em 1976, gravou o seu primeiro sucesso, "Os Meninos da Mangueira", de Rildo Hora e Sérgio Cabral, ficando em primeiro lugar em todo Brasil. Logo vieram os outros sucessos: "Feira Livre" (tema de Dona Xepa - Rede Globo 1977); "Pedro Sonhador" (samba mais bonito do ano de 1977 - Troféu Repórter - Chacrinha) e várias outras canções. Em 1984, realizou o show Leva Meu Samba - 15 Anos Sem o Mestre Ataulpho, dirigido por Túlio Feliciano e supervisionado por Hermínio Bello de Carvalho e Rildo Hora. Ataulpho Jr. cantou ao lado de Elizeth Cardoso em vários projetos e cidades brasileiras, cujo show rendeu o LP Leva Meu Samba com os clássicos de Ataulfo Alves. Excursionou duas vezes pela Europa (92/93 e 97/98), apresentando-se em várias cidades e em dezenas de espaços importantes, inclusive cantou para o Presidente de Portugal, Dr. Jorge Sampaio, em 1997. Depois disso, fez shows importantes, em São Paulo e Rio de Janeiro, e apresentou o espetáculo Os Herdeiros do Samba, no Rioscenarium (RJ), onde Diogo Nogueira foi o convidado (filho de João Nogueira, outro ícone brasileiro).
*
*
*
Publicidade: