A terceira edição da Feira Música Brasil ocupou, entre 8 e 12 de dezembro, diversos espaços culturais da cidade de Belo Horizonte e colocou em evidência a articulação propositiva do setor musical brasileiro. Aos participantes locais juntaram-se artistas, produtores, pesquisadores e investidores de todas as regiões, consagrando o evento como um dos mais agregadores da área. Em 2010, a presença de convidados de outros países foi ampliada, de forma a potencializar a formação e consolidação de redes internacionais.
Entre os destaques da agenda deste ano estava um show de Gilberto Gil, que, quando ministro da Cultura, lançou a primeira edição da Feira. Otto, Ná Ozzetti, Bebel Gilberto, Rita Ribeiro e o Grupo Uakti, entre tantos outros artistas consagrados, marcaram presença no evento, que também abriu espaço para novos artistas.
Na recém-inaugurada Funarte MG, o público pôde assistir a shows, participar de debates e realizar encontros de negócios. No Palácio das Artes, a programação incluiu espetáculos de música de concerto e mostra de filmes. As oficinas de capacitação aconteceram no Conservatório de Música da UFMG e o Circuito FMB Noite Adentro, que promoveu festas com shows e apresentações de DJs de vários estilos, lotou algumas das casas noturnas locais – fortalecendo assim a cena musical da cidade.
A Feira Música Brasil é uma iniciativa do Ministério da Cultura. Realizado pela Funarte em parceria com as 16 entidades que compõem a Rede Música Brasil, o evento cumpre papel essencial na articulação da cadeia produtiva da música e na construção de políticas públicas para o setor. “A magnitude da música em nosso país é um potente ativo econômico”, afirma Thiago Cury, diretor de Música da Funarte. “Trabalhar para o fortalecimento e dinamização da economia da música, promovendo condições para o desenvolvimento de sua cadeia produtiva, é um dever do Estado”.
Mais de três mil proponentes participaram de processo seletivo para se apresentar na Feira em 2010. Duas novas categorias foram adicionadas ao edital: música de concerto e DJs. Nesta edição, o número de contemplados dobrou: foram 39 atrações para três dias de evento. As inscrições estiveram abertas em todo o Brasil, já que um dos objetivos da Feira é celebrar a diversidade da música brasileira. Além dos 39 selecionados via edital, também participaram da FMB músicos convidados e homenageados. “Está na hora de darmos vazão a toda riqueza de nosso saber e viver musical, que nos une pelas misturas, dando forma e razão à identidade cultural brasileira”, completa Cury.
Os números da Feira Música Brasil 2010:
- R$ 60 milhões em negócios diretos previstos, a serem desenvolvidos ao longo do ano de 2011;
- 32 mil pessoas presentes em 99 shows;
- Mais de 30 mil pessoas atingidas pelas transmissões ao vivo de shows, painéis e palestras;
- 3 mil bandas/artistas inscritos em seleção para se apresentar no evento;
- 1 mil empresas nacionais e internacionais presentes no Encontro de Negócios;
- 2 mil pessoas presentes em painéis e palestras;
- 268 pessoas capacitadas em oficinas/cursos;
- 7 toneladas de alimentos não-perecíveis doados a 120 instituições filantrópicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, por meio do programa Mesa Brasil SESC
Fonte: Funarte
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