terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Unicamp entrega prêmios aos vencedores do I Festival da Canção

A Unicamp realiza amanhã, dia 22 de dezembro, às 16h, no Auditório do Instituto de Artes, a entrega dos prêmios aos vencedores do I Festival da Canção, realizado no período de 1 a 3 de dezembro. As cinco melhores músicas e o melhor intérprete receberão três mil cópias do DVD contendo um registro de suas apresentações e outros momentos captados ao vivo durante o Festival

Adeus, poeta, da banda Saudosa Clotilde; Me tema, de Bárbara Malavoglia; Som distante, de Helena Porto e Banda; Também, de Marcelo Segreto; e Vida de duas lembranças, de Marcílio Menezes foram as cinco músicas vencedoras do I Festival da Canção da Unicamp que premiou, ainda, Beatriz Mentone, como a melhor intérprete do evento com a música Também, de autoria de Marcelo Segreto, da Filarmônica de Pasárgada.

O evento foi realizado pelo Instituto de Artes da Unicamp em parceria com a Track&Marketing e com a Spielkamp Consultoria, e patrocinado pela Usina Colombo - Açúcar Caravelas. O Festival aconteceu em duas etapas: em meados de outubro, com debates e palestras com os organizadores dos principais festivais da música popular brasileira e nos dias 1, 2 e 3 de dezembro com a apresentação de 24 canções selecionadas pela comissão organizadora do evento.

No total, foram 59 inscrições de músicas dos mais diferentes ritmos e gêneros. O júri foi formado por músicos, jornalistas e críticos especializados em música popular brasileira: o jornalista Bruno Ribeiro; o maestro Carlos Lima, o compositor e orientador musical Marcelo Onofri; o produtor musical Lenir Boldrin e o músico e compositor Ricardo Botter Maio. Os critérios de avaliação foram a originalidade, o arranjo e a compatibilização entre letra e melodia. Já os intérpretes foram analisados quanto à performance, gesto interpretativo e afinação.

Apresentações



A música Adeus, poeta, interpretada pela banda Saudosa Clotilde, de Campinas, foi composta por Rodolfo Gomes da Silva. A banda é formada por Pedro Linhares Rossi (violão de seis cordas), Leandro Ramos Pereira (percussão geral), Paulo Henrique Lixa (surdo) e Marcelo da Silveira Campos (pandeiro),Me tema, composta e interpretada por Bárbara Malavoglia, também de Campinas, teve o acompanhamento de Tomás de Souza no teclado. Som distante, defendida por Helena Porto e Banda, de Campinas, foi composta por Adriano Dias e contou, na apresentação com os músicos Fábio Bermagni (bateria), Bruno Guzzo (baixo acústico), Adriano Dias (violão e voz) e Helena Porto (voz);Também, de Marcelo Segreto, de São Paulo, foi apresentada pela Filarmônica de Pasárgada, formada pelo próprio Marcelo Segreto, no violão, Beatriz Mentone (voz) e Gabriel Milliet (flauta). Já a música Vida de duas lembranças, de Marcílio Menezes, de Campinas, contou com a participação dos músicos Maxiwell Salvador Garcia e Marcos Santos de Sá.

Fonte: Vera Longuini

Nenhum comentário: