segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Série TUCCA de Concertos Internacionais reúne grandes nomes para apresentar a Nona Sinfonia de Beethoven

Gabriella Pace, Luciana Bueno, Eric Herrero, e Licio Bruno acompanhados por Rodrigo de Carvalho, regendo a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, se apresentam na Sala São Paulo 

O espetáculo de outubro da série TUCCA Internacional de Concertos reunirá grandes nomes para interpretar uma das mais conhecidas obras do compositor Ludwig van Beethoven, a Nona Sinfonia. Sob a regência de Rodrigo de Carvalho, a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo será acompanhada pelo quarteto vocal formado pela soprano Gabriella Pace, pelo tenor Eric Herrero, pela mezzo-soprano Luciana Bueno e pelo baixo-barítono Licio Bruno. A apresentação será em 05 de outubro, terça-feira, às 21 horas, na Sala São Paulo.


A ideia de compor a Nona Sinfonia surgiu quando Beethoven leu os versos de Ode à Alegria, do poeta, filósofo e historiador alemão Friedrich Schiller. A decisão de compô-la surgiu em sua adolescência e só foi concretizada 32 anos depois, em 1824, quando o compositor já estava em estado avançado de surdez. Beethoven apresentou a sua obra ainda em 1824 e essa foi a última vez que ele pisou em um palco.

"Nessa obra, Beethoven estabelece a voz humana como o mais importante e potente dos instrumentos musicais, e com ela transmite sua afirmativa declaração de amor à vida. Este monumento sonoro e artístico é de tamanha envergadura que poucas obras na história da arte podem ser comparadas a ela!", afirma o maestro Rodrigo de Carvalho.

Realizada há dez anos pela TUCCA, para que crianças e adolescentes carentes com câncer tenham direito a receber tratamento digno e a alcançar todas as chances de cura possíveis, com qualidade de vida, a série TUCCA Música pela Cura abrange a Série TUCCA Internacional de Concertos e a Série Aprendiz de Maestro.


Serviço
Música pela Cura 2010
Série TUCCA de Concertos
Concerto: Nona de Beethoven
Atrações: Orquestra Sinfônica Municipal e Coral Lírico, Rodrigo de Carvalho (regente), Gabriella Pace (soprano), Eric Herrero (tenor), Luciana Bueno (mezzo-soprano) e Licio Bruno (baixo-barítono)
Dia: 05 de outubro
Horário: 21 horas
Duração: 80 minutos
Local: Sala São Paulo
Classificação: livre
Ingressos: TUCCA (http://www.tucca.org.br/) – 3057.0131/2344.1051 – ou Ingresso Rápido (http://www.ingressorapido.com.br/) – 4003.1212
Preços: Setor IV  R$ 50,00 / Setor III R$ 70,00 / Setor II R$ 90,00 / Setor I R$ 120,00

Sobre Gabriella Pace
Iniciou seus estudos musicais e de canto com o pai, o tenor e violista Héctor Pace. Como bolsista da Vitae, estudou com Leilah Farah e Pier Miranda Ferraro, na Itália. Recebeu o Prêmio Carlos Gomes de Música Erudita. No IX Festival Amazonas, participou de O Anel do Nibelungo e, ainda neste festival, em 2006, foi Desdemona, em Otello, de Rossini. Em seguida, foi Giulietta, em I Capuleti e i Montecchi, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 2007, cantou o papel de Susanna em As Bodas de Fígaro também neste teatro, gravou os Requiem Hebraico e Nona Sinfonia de Beethoven com a OSESP e foi Norina em Don Pasquale, no Teatro Colón, Bogotá. No ano seguinte, apresentou-se em Bogotá com A Criação, de Haydn. No XII Festival Amazonas de Ópera integrou os elencos de Ça Ira, Turandot e Ariadne auf Naxos e. Em agosto participou da mesma ópera no Theatro Municipal de São Paulo. Logo depois foi Musetta em La Bohème, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e em dezembro solista do Lobgesang, no Theatro Municipal de São Paulo. Já em 2009 apresentou-se no Stabat Mater de Rossini e na Missa de Requiem de Mozart, com a Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e com o Quarteto de Cordas Raga cantou o Quarteto n. 2 Op.10 de Schoenberg, na Sala Cecília Meireles. Neste segundo semestre, Gabriella foi a personagem principal em A Menina das Nuvens, de Villa-Lobos, no Palácio das Artes, além de ter agendadas apresentações em Bogotá, Recife e São Paulo.

Sobre Eric Herrero
"Quem brilhou mesmo foi Eric Herrero [...] e a plateia delirava no final", escreveu Arthur Nestróvski sobre a atuação de Herrero como Roberto na ópera Le Villi, de Puccini, sua estreia no Theatro Municipal de São Paulo, na temporada de 2008. Reconhecido pela crítica como um dos nomes mais promissores da nova geração de cantores líricos do Brasil, já interpretou grandes personagens do repertório operístico, entre eles Edgardo, da Lucia di Lammermoor, de Donizetti; Tebaldo, da I Capuleti ed I Montecchi de Bellini; Don José, da Carmen, de Bizet;  Rodolfo, da La Bohème, de Puccini; Pinkerton, da Madama Butterfly do mesmo compositor; o índio Jurupari, na estreia mundial de Poranduba, de Villani-Côrtes. Em 2008 e 2009, interpretou na França os personagens Hoffmann, de Os contos de Hoffmann, de Offenbach, e Alfredo, da La Traviata, de Verdi. Participou de masterclasses com Fiorenza Cossotto, Jaume Aragall e Michel Plasson. Atualmente, é orientado pelo soprano húngaro Sylvia Sass.

Sobre Rodrigo de Carvalho
Regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, e regente convidado permanente da Orquestra Sinfônica MÁV, de Budapeste, o paulistano Rodrigo de Carvalho iniciou seus estudos musicais ao violino e piano em Tatuí (SP) e veio a graduar-se, summa cum laude, em regência orquestral na Academia de Música Ferenc Liszt, de Budapeste, e na Universidade de Música de Viena. Selecionado para todos os principais concursos internacionais de regência orquestral, Rodrigo de Carvalho se apresentou para plateias na Itália, França, Alemanha, Espanha, Polônia, Dinamarca, Finlândia, Estados Unidos, Canadá e México. No Brasil, se apresenta frente às principais orquestrais nacionais. Dedicado à divulgação do repertório raramente apresentado, Rodrigo tem sido responsável por inúmeras primeiras audições pelos palcos que tem atuado, além de se apresentar com solistas populares, como Jon Lord e Ute Lemper. Rodrigo de Carvalho dirigiu em São Paulo as produções de O Castelo do Barba-Azul, O Urso e Palestra sobre Pássaros Aquáticos, além de Dido e Enéas, em Tatuí, onde foi o regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, na temporada 2009.



Sobre a Série TUCCA Música pela Cura
Criado em 2000, o projeto TUCCA Música pela Cura é realizado com recursos da Lei Rouanet. Anualmente, duas importantes séries musicais dentro do projeto são realizadas, sendo que toda a renda obtida com a venda de ingressos é revertida para a assistência a crianças e adolescentes carentes com câncer. Para o público adulto, a Associação realiza a Série TUCCA de Concertos Internacionais, que traz alguns dos mais importantes músicos da atualidade. Desde 2000, mais de 40 concertos foram promovidos, recebendo artistas como Maxim Vengerov, irmãs Labèque e Nelson Freire. Para o público infantil, desde 2002 a Associação promove a série Aprendiz de Maestro – a única no Brasil de música clássica para crianças –, com textos teatrais e divertidas adaptações de balés e óperas. Em oito anos, mais de 125 apresentações já foram realizadas.

Sobre a TUCCA
A TUCCA, Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer, é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que oferece tratamento de excelência a crianças e adolescentes carentes com câncer, sem custos ao paciente ou à família. Em 12 anos de atividade, a TUCCA já tratou mais de 1.200 pacientes, atingindo taxas de cura próximas a 80%, índice até 60% acima da média brasileira, igualado somente aos da Europa e dos Estados Unidos. Para otimizar recursos, a TUCCA mantém parceria com o Hospital Santa Marcelina e aplica os valores arrecadados direta e exclusivamente no que faz a diferença para oferecer o melhor tratamento e atingir os melhores resultados. Além do tratamento, atua também na pesquisa, diagnóstico precoce e capacitação de profissionais, e conta com uma equipe multidisciplinar que assiste o paciente e sua família até que fiquem completamente bem.  http://www.tucca.org.br/

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