segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Festival Ponto.CE

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) acolherá uma série de shows e palestras do Festival Ponto.CE, no período de 3 a 6 de novembro (quarta-feira a sábado).

Abrilhantam a programação do Ponto.CE no CCBNB-Fortaleza os shows de Miguel Cordeiro e das bandas cearenses Concreto & Asfalto, Thrunda, Verona, Tubo na Batera, Facada, My Fair Lady, Dago Red, Inflame e Clamus, além da goiana Black Drawing Chalks e a capixaba Merda. Serão doze espetáculos ao todo, sempre de 16h às 20h.

As palestras acontecem às 14h, antes dos shows, e versarão sobre “Empreendedorismo cultural”, com Paulo Benevides (dia 3); “Experiências de associativismo e redes colaborativas na música”, com Amaudson Ximenes, Lucas Gurgel, Felipe Ferreira e Thaís Andrade (dia 4); e “Experiências com turnês no exterior”, com Ricardo Leão (banda River Raid, de Pernambuco), Talles Lucena (banda Full Time Rockers), Orlângelo Leal (banda Dona Zefinha) e Lucas Gurgel (banda SOH), no dia 6. Haverá, ainda, uma tarde de autógrafos com a banda Hevo, na sexta-feira, 5, às 15 horas.

Veja a seguir as sinopses sobre as bandas que se apresentam no CCBNB-Fortaleza, durante a quinta edição do Festival Ponto.CE:

Miguel Cordeiro

Canções de modo acústico, violões, violinos e violoncelos sempre fascinaram o artista. Suas novas composições, hoje, mesclam influências de músicos renomados como Glen Hansard, Damien Rice, Jeff Buckley, Moska e Vitor Ramil. Para acompanhá-lo nessa nova caminhada, ele conta com a parceria dos músicos: PH Oliveira (bateria), Renan Maia (baixo) e Rodrigo Cardozo (violino).


Concreto e Asfalto (pop-rock)

Banda de rock em fusão com outros gêneros musicais, residente em Fortaleza /CE. Suas principais influências são: The Beatles, Country Joe and The Fish, Pink Floyd, Sérgio Sampaio, Raul Seixas, Mutantes, Los Hermanos, Titãs, Paralamas do Sucesso, entre outros.

Thrunda (Punk-Rock)
Energia e velocidade à flor da pele, com letras de protesto e situações cômicas do dia-a-dia, é PUNK ROCK!!!

Tubo na Batera (Surf Music)

Natural Lidera a família TUBO NA BATERA, onde também é vocalista e autor das letras, e com vários parceiros, mandam um som que traz o feeling da água salgada que corre na veia dos surfistas e toca o coração de quem ama e vive a música.





Facada (Grindcore)

O Facada existe desde 2003 e já tem dois trabalhos no currículo: um CD demonstrativo e um full-length. A intensidade e a fúria de sua música já os fizeram viajar por quase todo Brasil, incluindo aí: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, sendo reconhecido pela mídia especializada e críticos musicais nacionais e internacionais, como uma das melhores bandas do grindcore. Em 2010, lançará seu segundo disco, chamado de “O Joio”, que foi mixado na Suécia e será lançado por quatro gravadoras, sendo três brasileiras e uma inglesa. O Facada hoje é: James (baixo e vocais), Dangelo (bateria) e Danyel (guitarra).



My Fair Lady (Metal)

Figurando como uma das maiores bandas de metal moderno do Brasil, o My Fair Lady traz uma nova proposta musical que engloba técnica, qualidade e maturidade em suas composições. A banda, que tem apenas dois anos de existência, conseguiu destaque dentro de seu segmento com rapidez e solidez, facilitando assim a sua entrada definitiva para o mercado fonográfico.



Merda (Rock)

Merda tem em seu line-up duas lendas do grindcore-favela; estes são Mozine (Guitarra / vocal) e Paulista (Bateria / vocais), da banda Mukeka Di Rato, Juntamente com Rogério Japa (Baixo / vocal).



Dago Red (Punk-rock)

O Dago Red faz um rock de garagem com forte influência do punk rock 1977, unindo essa linguagem ao powerpop. Suas letras descrevem histórias simples, sobre a individualidade das pessoas. Sem se prender a temas, o grupo traz consigo uma forte influência da literatura marginal.



Inflame (Rock Alternativo)

A banda cearense INFLAME surgiu na cena de bandas independentes de Maracanaú (CE) em meados de 2006. Com influências do grunge ao hard rock, como Pearl Jam, Audioslave, Alice in Chains, Guns’n’Roses, Led Zeppelin, Soundgarden, Temple of the Dog e Metallica, a banda cultivou suas composições e definiu seu estilo como rock alternativo. Decididos a tocar apenas suas próprias composições ,logo surgiu a necessidade de renomear o conjunto. Não houve dúvida quanto a escolha do nome INFLAME, pois representa perfeitamente o espírito da banda que incendeia o palco e o público em seus shows.



Clamus (Thrash/Death Metal)

Em meados de março de 1999, foi formado no Estado do Ceará o CLAMUS, banda de Thrash/Death Metal de peculiar identidade e força sonora. Tendo na bagagem dois CDs demonstrativos lançados, três videoclipes e um álbum oficial de excelente repercussão e participações em importantes festivais nacionais, o grupo vem obtendo continuamente o reconhecimento junto ao público e à mídia especializada. Valendo ressaltar suas músicas que, além de contar com três vocalistas, apresentam letras em francês, inglês e português.



Black Drawing Chalks (Stone Rock)

Com frequente exposição na mídia, longas turnês e participação nos maiores festivais do Brasil, o grupo conquistou três indicações ao VMB 2009, nas categorias Aposta MTV, Rock Alternativo e Videoclipe do ano, com o vídeo da música “My Favorite Way”, feito em uma parceria do coletivo Bicicleta Sem Freio com o estúdio Nitrocorpz, responsável por diversas vinhetas da MTV. Em 2009, o single "My Favorite Way" foi eleita pela Rolling Stone Brasil, a melhor música do ano.



Verona (Pop Rock / Alternativo)

 
Formada no fim de 2008 por quatro amigos de Fortaleza — João, Gerardo, Salsicha e Tatá — a banda, fazendo um rock pop alternativo autoral, vem se consolidando cada vez mais como uma das maiores promessas do rock cearense. O grupo tem uma bagagem considerável de shows. Em 2009, abriram para artistas como Beeshop (projeto solo de Lucas Silveira, vocalista da banda paulista Fresno) e a banda portuguesa The Aster. No primeiro semestre de 2010, foram convidados a abrir para a banda Fresno e a banda americana Amberlin.

Nenhum comentário: