Em cartaz até 17 de dezembro no Auditório do MUBE
O amor em tempos de ditadura militar é o tema da peça “- O quê?!” da Cia Teatral Pinguém é Nerfeito. As apresentações acontecem no Auditório do MuBE (Museu Brasileiro de Escultura), que inaugura a abertura de seu espaço para o teatro.
Nesta comédia urbana, que participou este ano do Festival de Teatro Cidade de São Paulo e do Festival de Teatro de Curitiba, personalidades como o então presidente Costa e Silva e os líderes estudantis José Dirceu e Luis Travassos, surgem como personagens ocultos, num cenário de acontecimentos verídicos, como o congresso da UNE em Ibiúna, a prisão dos líderes do movimento estudantil, o seqüestro do embaixador americano, o decreto do AI-5, até culminar na final da Copa de 70.
Segundo o diretor Leandro Baião, que participou do movimento quando estudante da PUC-SP, a criação do espetáculo foi baseada na pesquisa e elaboração de cada um dos personagens, na concepção estética e cênica, e no modo de contar a história.
“Buscamos fazer dentro do espetáculo uma grande interação das artes, misturando o teatro, as artes plásticas (com os quatro grandes painéis cenográficos de três metros de altura por cinco metros de largura, pintados à mão como quadros expressionistas) e o cinema (com o telão onde serão vistas algumas cenas gravadas anteriormente, como no cinema).”
Criada em 2001 e dirigida desde então por Leandro Baião, a Cia Teatral Pinguém é Nerfeito conta com nova formação desde 2008. O grupo é formado por quatro integrantes que vêem na vida cotidiana a inspiração para o teatro: “Os estudos para o desenvolvimento das peças são sempre baseados em comportamentos que vemos no dia a dia, desta forma, levamos ao público uma realidade próxima dele”, comenta o diretor.
Site: www.pinguemenerfeito.com.br
Blog: www.pinguem.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário