quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PREFEITO EDUARDO PAES E ROBERTO MEDINA CELEBRAM A VOLTA DO ROCK IN RIO À CIDADE

Festival acontece em 2011, na Zona Oeste carioca, e marca a inauguração do futuro Parque dos Atletas, que será construído pela Prefeitura para os Jogos Olímpicos de 2016 e estará pronto para receber outros grandes eventos

Crédito / fotos: Rogério Resende
Na tarde desta segunda-feira, dia 16 de agosto, o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o empresário Roberto Medina, idealizador e realizador do Rock in Rio, apresentaram oficialmente no Palácio da Cidade o Projeto Rock in Rio 2011. O maior festival de música do mundo tem data marcada para os dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e 1º e 2 de outubro de 2011, e será realizado em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, mesmo bairro onde estreou em 1985, em uma posição geograficamente favorável: 150 mil m² e uma lagoa natural na paisagem. O “Parque Olímpico Cidade do Rock”, como vai ser chamado o local, é uma área que a Prefeitura do Rio de Janeiro está cedendo ao evento e antecipando a obra do que será o parque para lazer dos atletas nos Jogos Olímpicos de 2016.

A celebração do retorno do Rock in Rio à cidade teve um clima descontraído. O prefeito Eduardo Paes surpreendeu a todos ao cantar a música tema do festival e confessou que sua maior frustração foi não ter se tornado músico. Ivo Meirelles, que também compareceu ao evento, não perdeu tempo e brincou: “O prefeito quer roubar nosso lugar”. A coletiva de imprensa também teve a presença da Secretária Estadual de Esporte, Turismo e Lazer, Márcia Lins, representando o governador Sérgio Cabral; do Secretário Municipal de Esporte, Turismo e Lazer, Antônio Pedro Figueira de Mello; e de Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio. Participaram ainda os artistas Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), Rogério Flausino (Jota Quest), Roberto Frejat (Barão Vermelho), Di Ferrero (NX Zero), George Israel (Kid Abelha), Tico Santa Cruz (Detonautas), Ed Motta, Sandra de Sá, Tiê, Toni Garrido e Pitty, entre outros.
Durante a coletiva, foi apresentado um vídeo institucional do festival com imagens de todas as suas edições e que teve como fundo uma locução que reforça a razão de o Rock in Rio ser considerado o maior festival de música do mundo. Além disso, foi exibido um tour em 3D pela nova Cidade do Rock, bem como foi apresentada a planta oficial do local. Na viagem virtual pela Cidade do Rock pode-se perceber que o festival terá muito mais do que música. O público encontrará um verdadeiro parque de diversões atrelado aos shows, com roda-gigante, tirolesa, kaboom e montanha russa.
“O sonho está de volta. É emocionante estar aqui no Brasil e ter a certeza de que o Rock in Rio é nosso. Essa é a minha terra e o lugar que me proporcionou realizar toda essa história. São dez anos longe e o evento volta com uma estrutura diferente. Apresentaremos um parque temático da música, onde as pessoas poderão fazer um pouco de tudo”, disse Roberto Medina, idealizador e realizador do Rock in Rio, adiantando que o evento contará também com um Espaço Fashion, uma tenda onde acontecerão desfiles diariamente; uma área Kid’s, para que pais e filhos possam se divertir simultaneamente; um Espaço Village, rua de comércio com lojas; além de uma área voltada para gastronomia, com bares e restaurantes.
Os shows serão realizados no “Palco Mundo”, onde bandas mundialmente consagradas se apresentarão. Além disso, a tenda “Eletrônica” reunirá os melhores DJ’s nacionais e internacionais da atualidade e a “Sunset” será palco da integração de artistas brasileiros e seus convidados — nomes nacionais e internacionais —, que juntos criam jam sessions, encontros inéditos e inesquecíveis.

O clipe da regravação da música tema do Rock in Rio também foi exibido na coletiva, agora com novo arranjo feito pelo seu compositor original Eduardo Souto Netto e que inclui um trecho em rap escrito por Marcelo D2. Em seguida, foi apresentado um making of com depoimentos de cada um dos artistas, que falam sobre o festival e a importância do seu retorno ao país. Rogério Flausino, líder da banda Jota Quest, declarou que há 25 anos aguardava para cantar essa música. Já Marcelo D2 brincou dizendo que, se não soubesse a letra da canção, não poderia ser músico.

Consagrado também na Europa, o festival cresceu e amadureceu sua fórmula de sucesso com uma equipe de produção internacional. No total, são nove edições, sendo três no Brasil (1985, 1991 e 2001), quatro em Portugal (2004, 2006, 2008 e 2010) e duas na Espanha (2008 e 2010). A expectativa é que, em 2011, 600 mil pessoas passem pelo evento e desfrutem com segurança e conforto cada uma das atrações que o festival vai oferecer.

Aos 25 anos, o Rock in Rio retorna ao Rio de Janeiro em um momento promissor e de grandes investimentos. O mundo vai estar com os olhos voltados para a cidade com as conquistas dos Jogos Olímpicos de 2016 e da Copa do Mundo de 2014, que também contribuem para projetar de forma positiva a imagem da cidade e trazer desenvolvimento econômico. “Antecipamos a construção deste parque que será usado nas Olimpíadas de 2016 para o Rock in Rio e será um legado para a cidade, que ganha um local para a realização de eventos de todos os portes. A ideia é que o festival aconteça a cada dois anos e estas datas, nos meses de setembro e outubro, foram escolhidas para ajudar no crescimento do turismo do Rio de Janeiro nesta época do ano”, afirmou Paes.
De acordo com o Secretário Municipal de Esporte, Turismo e Lazer, Antônio Pedro Figueira de Melo, o Rock in Rio projeta de forma positiva a marca do Rio e traz desenvolvimento econômico para a cidade. A volta do festival gera visibilidade ao turismo brasileiro e cria um clima contagiante para a população que respira o evento durante toda a sua realização. “Teremos grandes eventos pela frente e estamos em um momento bastante favorável. Temos um prefeito Rock n’ Roll e, com o festival, podemos dizer que estamos completos, trazendo de volta um evento de grande porte para nossa cidade”, lembrou Antônio Pedro.

O festival também recebe o apoio fundamental do Governo do Estado, que assumiu um compromisso de parceria com o Rock in Rio por acreditar que o evento valoriza internacionalmente não apenas a imagem do município, mas também de todo o Estado do Rio. “Apesar de todas as últimas conquistas, ainda faltava algo para o Rio de Janeiro. Afinal, o Rock in Rio trouxe o mundo para o Rio em sua primeira edição e levou o Rio para o mundo ao ser exportado. Precisávamos dele de volta”, disse a Secretária Estadual de Turismo, Esporte e Lazer Márcia Lins, representando do Governador Sérgio Cabral.

Ao final da coletiva, Roberto e Roberta Medina presentearam o prefeito e o governador com uma guitarra, marcando o início do mega evento. Paes aproveitou a oportunidade para convidar os artistas a subirem ao palco e cantar em coro o hino do festival.
O Rock in Rio já conta com o apoio da Rádio Mix FM (102,1), eleita como sua rádio oficial. A emissora trará boletins diários sobre as novidades do festival, além de ativar a marca Rock in Rio por meio de blitz nas ruas, promoções exclusivas no site (www.mixriofm.com.br) e também durante a programação.

Nenhum comentário: