quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Duo Assad e Turtle Island Quartet no Teatro Bradesco > 17/08

Yo Yo Ma, um dos maiores violoncelistas de todos os tempos, não economiza elogios ao descrever o Turtle Island Quartet. Refere-se aos quatro músicos americanos como “uma voz unificada que cria um novo patamar, autêntico e apaixonado; um reflexo da melhor música feita em nossos dias”. Ao mesmo tempo, é fã e colaborador assíduo do Duo Assad, formado pelos irmãos brasileiros Sérgio e Odair Assad, que, segundo o Washington Post, “talvez seja o melhor duo de violões de toda a história”. Pois as duas formações admiradas por Yo Yo Ma se reuniram pela primeira vez e agora excursionam pelo mundo com o concerto String Theory (Teoria das Cordas), em que colocam o virtuosismo de suas cordas a serviço de um repertório que contempla tradição e modernidade.

O encontro chega ao Teatro Bradesco no dia 17 de agosto, às 21h, trazido pela Antares Promoções, para apresentação única.

O programa que compõe Teoria das Cordas é uma viagem musical ao redor do mundo - das terras da África e Índia às Montanhas Appalaches, da poesia ritmada dos Bálcãs ao calor e paixão do Brasil, passando pela elegância hard-swinging do Gypsy jazz a la Django Reinhardt e Stephane Grappelli. Além de seus próprios sets, o Duo Assad e o Turtle Island Quartet executam em conjunto músicas de grandes autores contemporâneos como Egberto Gismonti, Astor Piazzola, Ralph Towner e Chick Corea. O que se vê no palco é a perfeita simbiose de dois grupos que alteraram de forma irreversível a face de suas respectivas tradições.

O Turtle Island surgiu em 1985 a partir das explorações e experiências de David Balakrishnan (violino, violino baritono), que desenvolveu um estilo revolucionário de composição, com base no princípio da integração estilística aplicada a instrumentos de cordas. Ao lado dos amigos Mark Summer (violoncello), Mads Tolling (violino) e Jeremy Kittel (viola), David utilizou sua visão composicional para conduzir o grupo aos sons do folclore, swing, be-bop, funk, new age, rock, hip hop, além da música latina e da Índia, criando um repertório de centenas de arranjos engenhosos e originais. Gravaram inúmeras obras, além de trilhas sonoras para importantes filmes e programas de TV e rádio. Entre suas colaborações mais famosas estão as com Paquito De Rivera, Stefon Harris, Manhattan Transfer, Billy Taylor, Kenny Barron, Ramsey Lewis, Ying Quartet e até mesmo com a The Parsons Dance Company.

Vencedores dos Grammy de 2006 e 2008 na categoria de Melhor Álbum Clássico Crossover, o Turtle Island Quartet mantém seu repertório afinado com obras dos mais importantes compositores contemporâneos mas também promove a revisão de tradições de câmara não exploradas por intérpretes de cordas por mais de 200 anos. Isso ajuda a explicar o apelo internacional de que goza o quarteto, especialmente na Europa, onde a música de câmara permanece tão apreciada quanto antes. O que outrora era denominado música de câmara “alternativa” agora habita firme o primeiro time da música.

Assim como seus atuais parceiros de palco, os irmãos Sérgio e Odair Assad criaram um novo padrão para o instrumento ao qual se dedicam. A excepcional qualidade artística do duo vem de uma família de músicos e de estudos com os melhores violonistas da América do Sul. Os irmãos Assad tiveram um papel fundamental na criação e introdução de novo repertório para dois violões, com seu virtuosismo inspirando compositores como Astor Piazzolla, Terry Riley, Radamés Gnattali, Marlos Nobre, Nikita Koshkin, Roland Dyens, Jorge Morel, Edino Krieger e Francisco Mignone a criar músicas especialmente para eles. Atualmente, Sérgio Assad acrescenta obras ao repertório compondo para o duo e para vários parceiros musicais, tanto para orquestra sinfônica como recitais.

Os dois começaram a tocar juntos ainda muito jovens e estudaram por sete anos com Monica Távora, discípula de Andrés Segovia. A carreira internacional teve início depois de um importante prêmio no Concurso para Jovens Artistas de Bratislava. Já atuaram com grandes nomes da cena internacional como Yo Yo Ma, Nadja Salerno-Sonnenberg, Fernando Suarez Paz, Paquito D'Rivera, Gidon Kremer e Dawn Upshaw. São reconhecidos por suas gravações para a Nonesuch e GHA. Em 2001, a Nonesuch Records lançou Sérgio e Odair Assad Play Piazzolla, que recebeu o Grammy Latino. Sua sétima gravação para a Nonesuch, lançada em 2007, é Jardim Abandonado, baseado em uma obra de Antonio Carlos Jobim, indicado como Melhor Álbum Clássico e ganhador do Grammy Latino pela composição Tahiiyya Li Oussilina, de Sérgio.

O duo colaborou e continua colaborando com Yo Yo Ma. Em 2003, o CD "Obrigado Brazil" foi lançado com participação de Rosa Passos, Egberto Gismonti e Cyro Baptista, com Sérgio criando arranjos de diversas músicas do CD e conquistando um Grammy em 2004. Seguiu-se a turnê mundial que estreou na Sala Zankel, do Carnegie Hall, e gerou outra gravação, desta vez pela Sony. Em 2008, colaboraram em Songs of Joy & Peace, de Yo Yo Ma, ao lado de outros artistas como James Taylor e Dave Brubeck. Na música Familia, Yo Yo toca composições de Sérgio com a participação da mãe do músico, Angelina Assad, da irmã Badi e dos filhos dele, Clarice, Rodrigo e Carolina.

Apesar das infindáveis turnês do duo pelo mundo, os irmãos Assad residem em países diferentes. Odair vive em Bruxelas, onde ensina na Escola Superior de Artes. Sérgio mora em Chicago e faz parte do corpo docente do Conservatório de São Francisco.

Além de São Paulo, a turnê Teoria das Cordas chega também a Salvador (Teatro Castro Alves, dia 15), Porto Alegre (Teatro Bourbon Country, dia 18) e Rio de Janeiro (Theatro Municipal, dia 20).


-25% desconto Clientes Bradesco na bilheteria do teatro, além de um guichê de atendimento exclusivo (até 4 ingressos/sessão por titular do cartão, limitado a 200 ingressos/ sessão)
-25% desconto Usuários dos cartões Zaffari Card, Bourbon Card e Rancho Card (até 2 ingressos por titular do cartão, limitado a 200 ingressos/ sessão)

-50% de desconto para 3ª idade em conformidade com lei nº 10.741 de 1º/10/ 2003;

-50% de desconto para estudantes em conformidade com lei;

* Descontos não cumulativos
* ATENÇÃO: Não será permitida a entrada após o início do espetáculo

Programa:
Parte I
Turtle Island Quartet – seleções solo (anunciadas no palco)
- Com os irmãos Assad:
No Mystery, de Chick Corea, arranjos de David Balakrishnan
Djembe, de Sérgio Assad
Verano Porteno, de Astor Piazzola, arranjos de Sérgio Assad
Rachenitsa, Balkan folk music, arranjos de Clarice Assad


Parte II
Duo Assad – seleções solo (anunciadas no palco)
– Com oTurtle Island Quartet:
Darkness Dreaming, de David Balakrishnan
Palhaço, de Egberto Gismonti, arranjos de Sérgio Assad/Mark Summer
Ecotopia, de Ralph Towner, arranjos de David Balakrishnan

Vendas:
Ingresso Rápido: 4003-1212
www.ingressorapido.com.br
Bilheteria Teatro Bradesco: Piso Perdizes do Bourbon Shopping São Paulo - Rua Turiassú, 2100, 3º piso, Pompéia/ Horário de funcionamento: Domingo a Quinta das 12h às 20h, Sexta e Sábado das 12h às 22h.

Nenhum comentário: