quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Orquestra Bachiana no CEU Água Azul

A Orquestra Bachiana Jovem se apresentou em mais um Centro Educacional Unificado (CEU) da cidade de São Paulo. Desta vez, os músicos regidos pelo maestro João Carlos Martins realizaram um concerto especial para os alunos do CEU Água Azul, localizado na Cidade Tiradentes, na manhã desta quinta-feira (22). O prefeito Gilberto Kassab e o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, assistiram a apresentação.

Fotos: Luiz Guadagnoli/Secom

Foi a primeira vez que Kassab acompanhou a Bachiana Jovem em um dos CEUs. A parceria firmada entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Fundação Bachiana visa levar a música erudita a diversos pontos da Capital. Até o próximo dia 30, mais sete unidades receberão a orquestra - no total, até o fim de agosto, os músicos terão se apresentado em 15 CEUs.

"Essa é uma oportunidade extraordinária que as crianças da nossa rede pública de ensino têm de ter acesso a uma mostra da música clássica. O secretário de Educação, Alexandre Schneider, foi muito feliz por implantar esse programa em nossa rede", declarou o prefeito.

De acordo com Kassab, a próxima intenção da Prefeitura é expandir o vínculo com a Orquestra Bachiana Jovem. "Essas apresentações na nossa rede de CEUs poderão ser repetidas. Todos aqueles que se envolveram nesse projeto podem ter a certeza de que contam com o nosso apoio para a continuidade desse programa", assinalou o prefeito.

A parceria

O convênio com a Orquestra Bachiana prevê a participação dos alunos matriculados em escolas municipais de ensino fundamental (EMEFs) em um workshop de uma hora de duração, no qual o maestro João Carlos Martins explica os mais diversos sons, o funcionamento de uma orquestra e seus instrumentos. Na seqüência, os estudantes assistem a uma apresentação de músicas clássicas.

Durante os workshops, a Secretaria e a Fundação Bachiana desenvolvem um trabalho para identificar novos talentos musicais. Até o final do programa serão selecionados 20 estudantes da rede - na faixa etária entre 10 e 17 anos - que terão a oportunidade de participar de uma formação musical com profissionais da Fundação.

"Muitos farão parte no futuro de uma platéia. Outros poderão ter a música como hobby, mas sempre temos a chance de encontrar um 'diamante a ser lapidado'", observou o mastro João Carlos Martins. A formação tem uma carga horária de meses e cada aluno vai participar de 24 aulas individuais e 12 em grupo.

Próximas apresentações

A Orquestra Bachiana Jovem se apresentará nos CEUs São Rafael e Sapopemba no próximo dia 26. No dia 27, estará nos CEUs Cantos do Amanhecer e Casa Blanca. No dia 28, visita o CEU da Vila Curuçá. E, no dia 30, fará concertos nos CEUs Aricanduva e Tiquatira.

Nenhum comentário: