sábado, 13 de fevereiro de 2010

"Hardcore paulista invade o Carnaval de Salvador"

Após o retorno de sua quarta turnê pelo continente europeu, o grupo paulista Agrotóxico é destaque no Palco do Rock do Carnaval de Salvador

O coqueiral da praia de Piatã, uma das mais badaladas de Salvador, recebe entre 13 e 16 de fevereiro o Festival Palco do Rock 2010, em pleno agitação de carnaval, em sua maior edição de todos os tempos. Dentre as 36 bandas, o hardcore explosivo do Agrotóxico merece destaque. O grupo da Cidade Ademar, zona sul da capital paulista, acaba de retornar de mais uma turnê européia, e se apresenta na segunda-feira, às 22h.

Considerada no mundo todo uma das melhores bandas de hardcore da atualidade, após o lançamento do DVD “Pelos Escombros”, em 2009, e uma sequência de mais de 20 shows por toda a Europa, o Agrotóxico promete grande show em Salvador. A recente participação nos dois maiores festivais do estilo punk-hardcore do mundo – o Force Attack (Alemanha) e o Vive Le Punk (França) – traz ainda mais expectativas aos fãs bahianos, já que é a primeira vez que a banda se apresenta por lá.

Mais de 32.000 espectadores acompanharão o Palco do Rock 2010, que conta com arena aberta montada à beira-mar, e no qual se apresentam, além de Agrotóxico, bandas como Cólera, Korzus, Vivendo do Ócio, Phantom Rockers (EUA) e Dead Fish. Nos sites do Agrotóxico, comenta-se sobre shows do grupo em São Paulo a partir de março deste ano. Vale a pena conferir: www.agrotoxicohc.com.br e www.myspace.com/agrotoxicohc.


O AGROTÓXICO foi formado no bairro de Cidade Ademar, periferia de São Paulo em 1993, tendo desde então percorrido um sem número de cidades e estados de todo o Brasil, como Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, etc.

Em 2002 a banda fez sua primeira turnê européia em países como Alemanha, Hungria, Holanda, Suíça, Portugal.
No decorrer desses vários anos de estrada o grupo alcançou um relevante prestígio no circuito musical alternativo, tendo sido objeto de matérias, resenhas. entrevistas e especiais em diversos veículos de mídia como as Revistas Plastic Bomb (Alemanha), Maximum Rock´n´Roll (EUA), Rock Press, Dynamite, Rock Brigade, Antímidia, Contravenção, etc, além de Portais de Internet como Punk Net, Zona Punk, Microfonia, Rocker Magazine, Zine Kaos, Total Punk, Fuckkk, etc.
Vários foram os registros fonográficos executados neste período, seja em diversas coletâneas, com destaque à compilação de bandas feita por Andréas Kisser do Sepultura para a Revista Trip com tiragem de 70.000 exemplares distribuídos por todo o Brasil, bem como a coletânea denominada “O Mundo Vai Acabar” que também foi distribuída em bancas em todo o território nacional através de 25.000 exemplares e finalmente no CD/LP “Tribute to Poison Idea” lançado nos EUA, Alemanha, Portugal e Holanda.
Com relação a lançamentos próprios, o AGROTÓXICO através do selo independente Red Star Recs (www.redstar77.com), editou seu primeiro CD em 1998 o qual denominou Caos 1998, lançando em 2001 o CD Estado de Guerra Civil, em 2003 o Marcas da Revolta (split-album com um dos maiores nomes do underground alemão Rasta Knast), em 2004 o split-album com o grupo Flicts somente na Europa.
Os lançamentos do grupo também atravessaram fronteiras, sendo editados e distribuídos em CD e vinil mundo afora pelo selo alemão Dirty Faces, com exceção de Marcas da Revolta, lançado pela gravadora alemã Nasty Vinyl.
O AGROTÓXICO retornou em 2004 de segunda turnê européia de 26 shows em países como Alemanha, França, Itália, Holanda, Eslovênia, Hungria, Áustria e República Tcheca.
Em 2007, ocorreu o lançamento da versão nacional do disco Third World Jihad (split) remixado e remasterizado bem como do novo CD da banda chamado Libertação lançado quase que simultaneamente no Brasil e Alemanha.
Neste mesmo ano, a banda realizou empreitada no velho continente, onde passou por Alemanha, França, Suécia, Finlândia, Áustria e República Tcheca, tocando com grandes bandas do cenário mundial como: Rattus, Molotow Soda, Riistetyt, Massacre, Hass, etc.
No final de 2008 o AGROTÓXICO começou a trabalhar na produção de seu documentário em DVD intitulado Pelos Escombros, que além de contar a história da banda através de entrevistas, imagens e depoimentos, trouxe ainda uma apresentação na íntegra realizada no Hangar 110 (SP). O mesmo box, lançado em julho de 2009, traz ainda um CD ao vivo com o show filmado para o DVD.
Em Outubro de 2009, Pelos Escombros entrou em cartaz no Cine Olido e pôde ser visto por centenas de admiradores da banda nesse antigo e clássico cinema paulistano.
Ainda em 2009 a banda realizou sua quarta turnê internacional ao lado de Rasta Knast, Bambix e Rawside (com quem dividiu seu primeiro 7”), tocando em alguns dos maiores festivais europeus como o Vive Le Punk (França) e o Force Attack (Alemanha), tendo dividido palco com ícones do Punk Rock mundial como: UK Subs, Anti-Nowhere League, The Varukers, Ratos de Porão, Mad Sin, Los Fastidios, etc.
A formação atual do AGROTÓXICO é: Marcos (guit/voc), Jeferson (baix/voc), Arthur (guit), e Pedro (bat).


*
*

*
Publicidade: