quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PENA BRANCA FALECEU AOS 70 ANOS (1939 - 2010)

José Ramiro Sobrinho, o PENA BRANCA da dupla "Pena Branca & Xavantinho", faleceu em 08 de fevereiro, vítima de  infarto e insuficiência respiratória.
O artista, natural de Igarapava (MG), iniciou carreira junto com seu irmão Ranulfo Ramiro da Silva (Xavantinho), falecido em 1999, com quem dividiu o palco desde os anos 50. Está deixando uma história de meio século coroado por brilhantes apresentações que mostraram a raiz da música sertaneja, com agendas lotadas de shows e programas de rádio e TV.
A dupla tornou-se consagrada ao participar do festival MPB 80 (1980), com a canção 'Que Terreiro é Esse' junto com dezesseis violeiros da Orquetra de Guarulhos.
Entre os sucessos da dupla, ficarão marcadas eternamente as canções Cálix Bento, Cio da Terra e Que terreiro é esse, Cuitelinho, Luar do Sertão e Tristeza do Jeca, entre outros. Após o falecimento de Xavantinho, Pena Branca continuou sua carreira solo.
Em 1990, receberam o Prêmio Sharp de Melhor Música com a faixa 'Casa de Barro' e melhor disco com "Cantadô de Mundo Afora'.
Em 1992 foram premiados com troféus nos prêmios Sharp e APCA.
Em 2000, Pena Branca recebeu o Grammy Latino com o Cd Semente Caipira, na categoria Álbum Sertanejo Brasileiro.

Foto: Mário Luiz Thompson
Pena Branca & Xavantinho
Num de seus últimos Cds solo intitulado 'Canta Xavantinho' a faixa que mais marcou foi 'Meu Céu' que descreve em detalhes o último dia do seu falecido irmão: “Armei a rede na varanda / Afinei minha viola / Sabiá cantou comigo / Mandou a tristeza embora / No lugar aonde eu moro / Solidão não me amola (...) Não é o céu / Conforme eu aprendi / Mas se Deus achar por bem / Pode me deixar aqui”.
Em suas últimas aparições, destacam-se a participação da gravação do DVD no Auditório Ibirapuera (2007) de Renato Teixeira e o álbum solo Cantar Caipira (2008).
Pena Branca não tinha filhos. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Parque dos |Pinheiros, zona norte de São Paulo em 09/02 às 17 horas.

A TV Cultura vai homenagear o cantor com a exibição do "Ensaio", gravado em 1991 com a participação da dupla Pena Branca e Xavantinho, que é entrevistada e canta alguns de seus sucessos, como "Cio da Terra", "Felicidade" e "Cuitelinho". O programa vai ao ar nesta quarta-feira (10), a partir das 23h.
Além disso, o "Viola, Minha Viola" deste sábado (12) vai exibir várias participações de Pena Branca. Entre os trechos que serão mostrados, está uma das últimas aparições do músico na televisão, gravada em outubro de 2009. O programa vai ao ar a partir das 21h30.



Discografia de Pena Branca com Xavantinho

Velha morada (1980)
Uma dupla sertaneja (1982)
Cio da terra (1987)
Canto violeiro (1988)
Cantadô do mundo afora (1990)
Ao vivo em Tatuí com Renato Teixeira (1992)
Violas e canções (1993)
Pena Branca e Xavantinho (1994)
Ribeirão encheu (1995)
Coração matuto (1998)

Discografia solo de Pena Branca

Semente Caipira (2000)
Pena Branca canta Xavantinho (2002)
Cantar Caipira (2008)

Para acessar as cifras e letras da Dupla acesse:

Assista um trecho de Pena Branca cantando Cuitelinho



http://www.youtube.com/watch?v=Gbm2TCelenE