terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Natura Musical apresenta selecionados no Edital Nacional 2009

Programa se consolida no país e conquista recorde de inscrições na quinta edição do edital nacional


Em continuidade ao seu programa cultural de incentivo à música, a Natura anuncia os selecionados na edição 2009 do Edital Nacional do Natura Musical. Durante dois meses, mais de 730 projetos de 23 Estados brasileiros além do Distrito Federal foram inscritos.

"Estamos muito felizes com a repercussão do Edital Nacional de 2009. Tivemos um recorde nas inscrições e isso reflete o reconhecimento dos artistas brasileiros ao programa criado pela Natura, para apoio à nossa música", celebra Renata Sbardelini, gerente de Marketing Institucional da Natura.

Com investimento de R$ 1 milhão, a categoria Fomento à Música da quinta edição do Edital Nacional, é marcada pela diversidade. Os selecionados vão desde nomes novos para o grande público, por exemplo Marcelo Jeneci, como nomes já consagrados, como da dupla Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho.

A diversidade também é encontrada no projeto Na Área: Edgard Escandurra e a banda Cidadão Instigado fogem do circuito tradicional de shows, e se concentram em cidades universitárias. Já o festival de cinema In Edit Brasil, é dedicado exclusivamente ao gênero de documentário musical. Por fim, há dois projetos instrumentais: Sementeira traz em show e CD o universo percussivo brasileiro sob a direção musical de Naná Vasconcelos e Caito Marcondes e Música para Ouvir Sentado, de Arthur de Faria & Seu Conjunto, apresenta o registro da conexão musical entre Brasil, Argent ina e Uruguai em CD.

"Os projetos selecionados apresentaram originalidade, criatividade e excelência artística reconhecidas pela comissão técnica. Além disso, representam diferentes regiões do país e possibilitarão o acesso de um maior número de pessoas à riqueza musical do nosso país", afirma, Renata Sbardelini, Gerente de Marketing Institucional da Natura.

A Comissão Técnica responsável por avaliar os projetos inscritos foi composta pelos jornalistas Antonio Carlos Miguel, repórter e crítico de música do jornal O Globo e membro votante de importantes prêmios como o Grammy Latino; Maria Luiza Kfouri, pesquisadora musical e ex-diretora da Rádio Cultura AM, de São Paulo e Alexandre Youssef, colunista da revista Trip e coordenador do Studio SP, casa de shows de São Paulo. As propostas selecionadas pela comissão foram submetidas à análise de um comitê estratégico da Natu ra, que fez a escolha final dos projetos.

A grande novidade nesta edição do Edital Nacional do Natura Musical é a categoria Turnês Individuais, que irá patrocinar shows de artistas brasileiros em no mínimo dez cidades das cinco regiões do país. Os selecionados na categoria Turnê individual serão anunciados em março.

Saiba mais sobre os projetos contemplados e as atividades que serão realizadas com o patrocínio do Natura Musical:

 Na Área - Edgard Scandurra e Cidadão Instigado (São Paulo): realização de 10 shows com ingressos a preços populares. Debates sobre produção cultural, em especial, a música no Brasil, também serão realizados em três Universidades federais. Com influência da música eletrônica, rock, pop e brega a turnê irá percorrer as regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Procurando sair do circuito da indústria de entretenimento, a turnê irá passar por Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul; Joinville em Santa Catarina; Campina Grande, na Para 37;ba; Caruaru, em Pernambuco e encerrará na cidade de São Paulo.

 Marcelo Jeneci "Feito para Acabar" (São Paulo): gravação do primeiro CD solo do compositor e multi-instrumentista Marcelo Jeneci. O álbum promove o encontro do acordeom com o pop buscando a inserção do instrumento no ritmo contemporâneo. Fruto do trabalho do compositor em parceria com José Miguel Wisnik, Luiz Tatit, Zélia Duncan, Carlos Rennó e André Mehmari. O patrocínio inclui uma tiragem de 2 mil cópias do CD e download gratuito das músicas na internet, além da realização de um show de lançamento em São Paulo.

 In-Edit Brasil - Festival do Documentário Musical (São Paulo): realização da 2ª edição do festival de cinema de documentário musical. Ao todo, serão treze dias de mostra em São Paulo e no Rio de Janeiro. A programação principal conta com 30 títulos nacionais e 25 produções internacionais. Na programação, também está previsto shows de artistas brasileiros e estrangeiros, palestras e debates com músicos, documentaristas e produtores, além da competição entre os filmes nacionais e curtas-metragens produzidos por universit&# 225;rios. O vencedor será definido pelo voto popular. Os ingressos são a preço popular e algumas sessões gratuitas. O evento nasceu em Barcelona, em 2002, tendo outras edições nas capitais de Portugal e Alemanha.

 Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho (Rio de Janeiro): gravação e lançamento do CD em comemoração aos 35 anos de carreira e parceria da dupla. Com direção artística de Mario Lago Filho, o álbum terá 14 faixas, sendo 4 músicas inéditas e 10 regravações de sucesso, com as participações especiais de Zeca Pagodinho e Beth Carvalho. O patrocínio inclui uma tiragem de 3 mil CDs e um show em São Paulo.

 Sementeira - Sons da Percussão (Rio de Janeiro): gravação do CD Sementeira que tem direção musical de Naná Vasconcelos e Caito Marcondes, e produção de Rodolfo Stroeter. O projeto consiste em revelar a forma de trabalho de cada percussionista e a sonoridade de seus instrumentos. Haverá a participação do trio experimental "?Coração Quiáltera" e do percussionista Marcos Suzano.

 Música para ouvir sentado (Rio Grande do Sul): registro e lançamento de CD com repertório instrumental de Arthur de Faria & Seu Conjunto a partir de ritmos da Bacia da Prata, música de câmara, folclore e jazz. Participação de Caito Marcondes e de quatro percussionistas e multi-instrumentistas do Uruguai, Brasil e Argentina buscando a aproximação entre os países por meio da música. Com uma tiragem de 3 mil cópias o patrocínio inclui também a realização de um show em São Paulo e uma oficina de percuss 7;o.

Natura Musical

É o programa de apoio à cultura brasileira da Natura com foco em música. Tem por missão estimular e difundir a música raiz-antena. A música que resulta do encontro de elementos tipicamente brasileiros com conceitos, idéias e sonoridades universais.

O Natura Musical beneficia projetos de diferentes estágios e processos da música brasileira. Até hoje, cerca de 121 projetos foram selecionados, atingindo as seguintes marcas: mais de 205 apresentações de artistas variados; 124 workshops, oficinas e palestras ministradas; 36 CDs e DVDs gravados; 6 livros produzidos; 5 projetos de pesquisa finalizados; além de festivais, exposições e seminários. Ao todo, 17 estados de todas as regiões do Brasil foram contemplados e mais de 500 mil pessoas beneficiadas.

Entre os patrocinados, destacam-se projetos de todo o Brasil, como a turnê "Vagarosa" da cantora Céu; o CD "Afrosambajazz", dos músicos Mario Adnet e Philippe Baden Powell; a gravação do CD e turnê "Labiata" do cantor Lenine; o site biográfico Caymmi Acervo Digital, portal que reúne acervo de 70 anos de carreira do músico Dorival Caymmi; além das parcerias com o cantor Arnaldo Antunes "Universo Particular". O filme "O Mistério do Samba" que retrata a história da Velha Guarda da Portela também tem o patrocínio do Natura Musical.

Sobre a Natura

A Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta. Criada em 1969 a partir de um laboratório e uma pequena loja em São Paulo, hoje a empresa possui cerca de 5,7 mil colaboradores e registrou no ano de 2008, receita bruta de R$ 4,9 bilhões, um crescimento de 14,2% em relação ao ano anterior. O lucro líquido foi de R$ 542,2 milhões. A Natura está presente no Brasil, Argentina, Peru, Chile, México, Colômbia e França - onde mantém uma loja e um centro-satélite de pesquisa e tecnologia. Na Bolívia atua por meio de um distribuidor. Sua força de vendas é formada por 1 milhão de consultoras, sendo 851 mil no Brasil e 149 mil no exterior.
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