quarta-feira, 11 de novembro de 2009

RUBBER SOUL e ABBEY ROAD DOS BEATLES em Fortaleza > 14/11

Rubber Soul

Banda Rubber Soul realiza show comemorativo de 40 anos de lançamento do álbum Abbey Road dos Beatles

Também será analisada a poética das canções dos Fab Four, no programa Literatura em Revista

– Para comemorar os 40 anos de lançamento do álbum Abbey Road, dos Beatles, a inspirada banda Rubber
Soul, primeiro grupo cearense cover dos Fab Four (fundada em 1991), tocará com fidegnidade todo o repertório do disco, inclusive seguindo os arranjos originais, no próximo sábado, 14, às 18h30. A apresentação da Rubber Soul acontecerá no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-
Abbey Road
Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro – fone: (85) 3464.3108).
No show, a banda Rubber Soul – formada por Kildare Rios (baixo e voz), Eduardo Neves (guitarra e voz), Armando Gaspar (bateria e percussão) e Thiago Mendonça (teclados, voz, guitarra, gaita e percussão) – revive a antológica atmosfera musical e toca todo o repertório do álbum Abbey Road, incluindo canções que se tornaram clássicos da música popular universal – a exemplo de “Come together”, “Something”, “Oh darling”, “Here comes the sun”, “You never give me your money” e “Golden slumbers”, entre outras, animando e emocionando a platéia presente ao cineteatro do CCBNB-Fortaleza.

A poética das canções dos Beatles
Antes, no mesmo dia (sábado, 14), às 17 horas, no auditório do CCBNB-Fortaleza (3º andar), Nelson Augusto (jornalista, pesquisador musical, produtor e apresentador do programa semanal “Frequência Beatles”, da rádio Universitária FM 107.9 MHz) e Astrid Miranda Leão (professora universitária e colaboradora do programa) farão, no programa Literatura em Revista, uma retrospectiva das letras das composições na obra musical dos Beatles e suas inclinações poéticas.
Durante o programa de apreciação e difusão literária, serão tratadas desde a temática romântica do início da trajetória dos Fab Four, com construções mais simples de álbuns como “Please, Please Me”, até à fase das músicas psicodélicas e com o foco direcionado para as mensagens mais sofisticadas do então LP “Abbey Road”, que completou 40 anos de lançamento em setembro deste ano.
Na apresentação, letras de músicas dos Beatles serão analisadas, seguindo a ordem cronológica, com algumas de suas traduções, acompanhadas da audição dos registros originais e alguns clipes, além de ressaltado o aspecto histórico desse vasto e belo cancioneiro, dentro do contexto artístico mundial.

Abbey Road: momentos de pura beleza
O álbum Abbey Road foi lançado na Inglaterra, pelo selo Parlophone, em 26 de setembro de 1969, e foi direto para o primeiro lugar em apenas uma semana. Nos Estados Unidos, foi lançado em 1º de outubro de 1969, onde também chegou ao topo das paradas. É o 12º álbum dos Beatles e o último gravado pelo grupo.
O disco tornou-se o álbum mais vendido dos Beatles, com vendas de aproximadamente dez milhões de cópias durante a primeira década de seu lançamento. Com relação às harmonias das canções, elas nunca foram tão inventivas e assombrosamente precisas quanto em Abbey Road.
Em um número incontável de vezes no álbum existem momentos de pura beleza. Abbey Road foi também o primeiro disco dos Beatles a ser lançado apenas em estéreo e recebeu um Grammy em 1969, na categoria “Melhor Engenharia de Gravação em Gravações não-Clássicas”.

*
*
*
Publicidade:
*