domingo, 8 de novembro de 2009

BUDDY GUY E DIANNE REEVES > 29/11

TELEFÔNICA OPEN JAZZ PRESENTEIA PÚBLICO PAULISTANO COM SHOWS DE BUDDY GUY E DIANNE REEVES

Os dois ícones do jazz e do blues se apresentarão em evento cultural gratuito, no Parque da Independência, em São Paulo

Os paulistanos podem começar a se preparar para o que será um dos grandes eventos culturais de jazz em São Paulo. O Telefônica OPEN JAZZ 2009 chega à quarta edição, trazendo ao Brasil shows de Diane Reeves e Buddy Guy. O evento gratuito terá as duas estrelas da música internacional no palco do Parque da Independência, em São Paulo, dia 29 de novembro, domingo, a partir das 16 horas.

Esse ano, a primeira a se apresentar será Reeves, uma das mais notáveis e reconhecidas vocalistas de jazz no mundo e premiada por três vezes consecutivas com o Grammy de Melhor Performance Vocal de Jazz. Buddy, que figura no hall da fama do rock’n roll e é considerado por Eric Clapton o melhor guitarrista de blues vivo, entra na sequência, incluindo no repertório músicas do seu último álbum, ainda não lançado no Brasil, Skin Deep, além de diversos clássicos de sua trajetória musical.

O projeto Telefônica Open Jazz tem a curadoria artística de Zuza Homem de Mello, renomado musicólogo e jornalista, e é idealizado e produzido pela Dançar Marketing & Comunicações que conta com o patrocínio integral da Telefônica.

Telefônica Open Jazz

O Telefônica OPEN JAZZ é realizado no Brasil desde 2007, promovendo espetáculos musicais ao ar livre para o grande público. Inicialmente realizado no Parque Villa Lobos, terá como cenário o Parque da Independência, que decora a cidade no bairro do Ipiranga, em frente ao Museu. O projeto nasceu e segue com o objetivo de democratizar o acesso ao Jazz em todas as classes sociais, promovendo através de shows gratuitos o acesso à música instrumental de qualidade.

O evento, sempre realizado na cidade de São Paulo teve na primeira edição a Tradicional Jazz Band e a Banda Mantiqueira, seguida da pianista e cantora Diana Krall, acompanhada pelos músicos Jeff Hamilton e John Clayton. Em 2008, foram realizados dois eventos o primeiro no Parque Villa-Lobos com Herbie Hancock e Macy Gray, e o segundo no Parque da Independência com Branford Marsalis Quartet e Chaka Khan.

Dianne Reeves

A artista da Blue Note, Dianne Reeves, é reconhecida como uma das mais notáveis cantoras de jazz no mundo, atualmente. Como resultado de seu virtuosismo e maestria nas improvisações e estilo de Jazz e R&B únicos, Reeves foi premiada por três vezes consecutivas com o Grammy de Melhor Performance Vocal de Jazz – feito inédito em qualquer categoria vocal desse prêmio.

Reeves apareceu e se apresentou em Good Night and Good Luck, filme de George Clooney, indicado para o Oscar, que narra o confronto de Edward R. Murrow com o Senador Joseph McCarthy. A trilha sonora do filme deu à Reeves seu quarto Grammy por Melhor Performance Vocal de Jazz em 2006.

Reeves gravou e apresentou-se extensivamente com Wynton Marsalis e a Orquestra de Jazz do Lincoln Center. Além disso, gravou com a Orquestra Sinfônica de Chicago, regida por Daniel Barenboim e atuou como solista com Sir Simon Rattle e a Filarmônica de Berlim.

Reeves foi a primeira Presidente de Criação para Jazz da Orquestra Filarmônica de Los Angeles e a primeira cantora a se apresentar na famosa Walt Disney Concert Hall.

Foto: Christian Lantry
Buddy Guy

Considerado um dos principais expoentes do Chicago Blues e “o melhor guitarrista de blues vivo”, segundo Eric Clapton, Buddy Guy é conhecido por ter sido inspiração para Jimi Hendrix. O cantor figura no Hall da Fama do rock and roll. Possui um estilo único e inconfundível, que lhe garantiu cinco prêmios Grammy e 23 W.C. Handy Blues Awards, premiação mais importante da categoria blues e que nenhum outro artista conseguiu adquirir.

Atualmente Buddy Guy e sua música continuam tão vitais como nunca. Apenas este ano, Buddy já apareceu nas telas americanas em uma performance show-stopping, no filme de Martin Scorsese, Rolling Stones Shine a Light. Aos 72 anos de idade, ele foi capa da revista Rolling Stone americana pela primeira vez, como parte da matéria "100 Greatest Guitar Songs". Sua gravação de Stone Crazy, de 1961, entrou para a lista dos 100 melhores solo de guitarra.

Este ano, Buddy Guy apresenta Skin Deep, um álbum repleto de material original, com participações de monstros sagrados da música, como Eric Clapton, Robert Randolph, Susan Tedeschi e Derek Trucks, o que adiciona uma nova dimensão para a carreira deste mestre.


Mais sobre Zuza Homem de Mello

Musicólogo formado pela Julliard School of Music, de New York, iniciou sua carreira como jornalista em 1956. Autor dos livros “A Era dos Festivais”, “Música nas Veias” e “Eis aqui os Bossa Nova”, Zuza ingressou na TV Record em 1959 onde esteve por 10 anos, tendo atuado como booker na contratação de dezenas de artistas internacionais. Ao longo de sua carreira, produziu e apresentou programas de rádio, televisão e shows de grandes nomes da música nacional – como Gilberto Gil e Milton Nascimento. Foi curador de todas as edições do Free Jazz Festival e do IBM e-festival, trabalhou e continua colaborando como jornalista além de ter freqüentado os principais festivais internacionais de jazz e ministrado cursos sobre MPB e jazz no Brasil e no exterior.

Telefônica OPEN JAZZ
Shows com Buddy Guy e Dianne Reeves
Entrada Franca
Data: 29/11/2009
Local: Parque da Independência
Endereço: Av Nazareth, s/n – Ipiranga. Entrada pela Rua dos Patriotas, Portão Principal
Horário: 16 horas
Capacidade: 25 mil pessoas
Assessoria Artística: Zuza Homem de Mello
Realização: Dançar Marketing & Comunicações
Patrocínio: Telefônica
*
*
*
Publicidade:
*