sábado, 14 de novembro de 2009

BIG BAND SUECA brilhou no Memorial da América Latina

KUSTBANDET HEY!

Para tocar nas cerimônias de entrega do Premio Nobel uma orquestra precisa ser muito boa e muito respeitada. Se além disso, é admirada pelo Rei e pela Rainha da Suécia, só pode ser a Big Band KUSTBANDET.

Formada nos anos 60, inspirada pela musica de Louis Armstrong, Duke Ellington, Count Basie e outros grandes do Jazz, obteve estrondoso sucesso em 1973 no Festival de Jazz em New Orleans, de onde vem sua fama internacional. Tocaram na Islândia e na Austrália, no Japão, Nova York, Paris, Londres e outras capitais européias. Gravaram dezenas de álbuns entre CDs e LPs. A KUSTBANDET (cujo nome quer dizer Banda Costeira) é composta por doze instrumentistas: todos são solistas e alguns são também vocalistas. Suas apresentações entusiasmam o publico com a alegria e competência da Banda. Tocam temas famosos dos anos 20 e 30 e composições próprias, incluindo alguns ritmos latino-americanos, tudo com arranjos originais de uma precisão surpreendente. Em uma de suas ultimas cartas, Louis Armstrong declarou sua vontade de tocar com o KUSTBANDET. Diante disso, não é preciso dizer mais nada sobre a qualidade do grupo sueco !

TITO MARTINO JAZZ BAND

O KUSBANDET é liderado pelo trombonista Jens Lindgren e traz como destaque o grande trompetista Bent Persson, considerado pelos críticos de Jazz europeus e norte-americanos como sendo a “reencarnação” de Louis Armstrong.

Lindgren convidou o destacado conjunto paulistano TITO MARTINO JAZZ BAND para abrir seu concerto. Tito Martino tocou em seis países da Europa, onde morou por 10 anos até 1993. Ao todo, já são 50 anos de atividade no jazz, incluindo a gravação de oito LP’s e cinco CD’s, a direção do primeiro jazzclub brasileiro, o Opus 2004, e a criação da formação original do Traditional Jazz Band, que liderou por 20 anos estabelecendo seu renome e sua fama. Tito se apresentou nos Festivais de Jazz de New Orleans, Sacramento, Ascona, Lyon, Cantanhede, Askersund, Viena, e outros na Europa e Estados Unidos; conversou com Louis Armstrong e com Duke Ellington, tocou com Oscar Peterson, Teddy Wilson, Cat Anderson, Bob Wilber, Bob Haggart, Frank Rosolino, Roy Eldridge, Louis Nelson, Alvin Alcorn, Louis Barbarin, figuras mitológicas do jazz. No Brasil, tocou Jazz Tradicional com Elis Regina, com Hermeto Paschoal, e com o Maestro Diogo Pacheco. O Tito Martino Jazz Band interpreta composições próprias, inspiradas nas raízes do Jazz autentico.

Participação especial do NEW ORLEANS JASS BAND de João Missali.
O Jazz que nasceu de origem humilde em New Orleans, é hoje um fenômeno cultural universal e é principalmente um fator de união e de fraternidade entre povos os mais diversos.
Os músicos suecos e os brasileiros certamente não poderão se entender através dos seus idiomas nacionais: entretanto é absolutamente maravilhoso constatar que falam a mesma linguagem musical do Jazz de New Orleans !
*
*
*
Publicidade:

*