terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Imigração germânica é tema do ciclo "São Paulo: seus povos e suas músicas", neste sábado (26)

Imigração germânica é tema do ciclo “São Paulo: seus povos e suas músicas”, neste sábado (26)

Evento ocorre gratuitamente na Biblioteca Mário de Andrade, com mesa-redonda entre especialistas e apresentação musical do conjunto Ecos do Reno e do Danúbio

No próximo sábado (26), o ciclo São Paulo: seus povos e suas músicas aborda a herança cultural da imigração germânica na cidade, com palestra do professor titular de Literatura na Universidade de São Paulo, Willi Bolle, e da historiadora do Instituto Martius-Staden, Daniela Rothfuss. A atividade conta ainda com performance do conjunto Ecos do Reno e do Danúbio, que apresenta clássicos da música alemã. Com apoio do Goethe-Institut São Paulo, o evento ocorre a partir das 16h na Biblioteca Mário de Andrade, recentemente reinaugurada.

Em comemoração aos 457 anos de São Paulo, o ciclo presta uma homenagem à metrópole e tem como objetivo difundir e valorizar a diversidade cultural que a caracteriza, a partir da articulação e integração de comunidades estrangeiras, com apresentação de recortes das manifestações que os diferentes grupos de imigrantes têm produzido.

Durante treze sábados, a Biblioteca Mário de Andrade é o palco da convergência cultural entre diversas nacionalidades. Cada encontro é composto de uma mesa-redonda com especialistas, seguida de uma apresentação musical representativa, sob curadoria da musicista e pesquisadora Anna Maria Kieffer.


Germânicos em São Paulo

A proposta do próximo debate visa refletir acerca dos métodos que as comunidades de descendência alemã encontram para relacionar seu legado de origem com as influências transculturais enraizadas na formação da identidade paulista.

Nascido em Berlim, Willi Bolle fez doutorado em Literatura Brasileira na Universidade de Bochum, onde defendeu tese sobre a técnica narrativa de Guimarães Rosa. Ao seu lado na mesa está Daniela Rothfuss, também alemã, que reside no Brasil há 10 anos e coordena o arquivo e a biblioteca de imigração alemã do Instituto Martius-Staden. Rothfuss é mestre em História e Ciências Políticas pela Universidade de Tübingen.

Após a mesa-redonda, o grupo Ecos do Reno e do Danúbio interpreta obras de Mozart, Schubert e Beethoven, além de canções folclóricas alemãs harmonizadas por Brahms e trechos de operetas de Lehár e Strauss II.

“Germânicos em São Paulo” ocorre neste sábado (26), das 16h às 18h, e integra a programação do ciclo “São Paulo: seus povos e suas origens”. A atividade ocorre na Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94, República), com entrada gratuita, porém, os ingressos serão distribuídos uma hora antes do evento.

Mais informações em www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma ou pelo telefone 11 3256-5270.


Serviço

São Paulo: seus povos e suas músicas
“Germânicos em São Paulo”

Dia 26 de fevereiro, sábado, às 16h
Biblioteca Mário de Andrade - Rua da Consolação, 94, República
Informações pelo (11) 3256-5270
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/
Entrada gratuita com distribuição de ingresso uma hora antes do evento
Capacidade para 140 espectadores

Apoio cultural:
Goethe-Institut São Paulo
www.goethe.de/saopaulo
O Goethe-Institut é o um instituto cultural da República Federal da Alemanha, com sede em Munique e mais de 140 centros presentes em 83 nações. É responsável por promover o conhecimento da língua alemã e fomentar a colaboração cultural a nível internacional, transmitindo uma visão abrangente da Alemanha através de informações sobre a vida política, social e cultural do país.

A rede de Institutos engloba associações culturais, salas de leitura, e centros de exames e de aprendizagem que estabelecem vínculos cooperativos com instituições privadas e públicas, municípios, estados federais e organismos econômicos, enfrentando os desafios político-culturais da globalização e desenvolvendo conceitos inovadores para um mundo mais humano, de compreensão mútua, valorizando a diversidade cultural.

Em São Paulo, o Goethe-Institut organiza e apoia um amplo espectro de eventos culturais que apresentam a cultura alemã e promovem o diálogo intercultural. O Goethe-Institut São Paulo é aberto ao público e está situado na Rua Lisboa, 974, em Pinheiros. Mais informações pelo telefone 3296-7000 ou no site www.goethe.de/saopaulo

Fonte: Leandro Rodrigues

Nenhum comentário: