terça-feira, 26 de janeiro de 2010

ZÉLIA DUNCAN APRESENTA O SHOW “PELO SABOR DO GESTO” - NO SESC PINHEIROS - ESGOTADO

Turnê da cantora e compositora estreou em Niterói e passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba e Salvador e agora volta a São Paulo. O disco é considerado pela crítica o melhor álbum da carreira da artista
Foto: Emanuelle Bernard



Depois de quatro anos sem lançar um álbum de inéditas, Zélia Duncan volta a São Paulo com seu novo CD “Pelo Sabor do Gesto”. Este é o nono trabalho da artista e é considerado um dos melhores de sua carreira, indicado, inclusive, como melhor álbum de MPB no Grammy Latino 2009. A cantora carioca fará curta temporada no Teatro Paulo Autran - SESC Pinheiros, sendo as primeiras apresentações em janeiro nos dias 29, 30 e 31, sexta e sábado, às 21h e domingo, às 18h e as seguintes em fevereiro nos dias 05, 06 e 07 nos mesmos horários.

O repertório do show apresenta influências que vão do pop brasileiro a versões de músicas francesas como “Pelo Sabor do Gesto” e “Boas Razões”, versões de músicas da trilha sonora do filme francês Chansons d'Amour, do diretor Christophe Honoré e a trilha assinada por Alex Beaupain. Além, das canções inéditas como “Tudo sobre você”, “Nem tudo” e “Aberto”, estão ainda no set list do show, músicas dos álbuns anteriores de Zélia, como “Flores”, “intimidade” e “Alma”.

Dividem o palco com Zélia nesta turnê Ézio Filho (direção musical e contrabaixo), Webster Santos (guitarra, violão e bandolim), Léo Brandão (teclado e acordeon) e Jadna Zimmermann (percussão e bateria). Por trás da cena, um time de primeira. O cenário do show é de Analu Prestes e Luiz Martins, o figurino de Luiza Marcier e a direção é da atriz Ana Beatriz Nogueira.

Em 28 anos de carreira, este é o trabalho mais intimista de Zélia Duncan. É também um dos mais próximos dos fãs, tanto que a artista optou por mesclar diversas composições a diferentes formas de expressão, como a que faz na canção “Todos os Verbos”, com uma performance em voz e Libras (Linguagem Brasileira de Sinais).


• REPERTÓRIO

BOAS RAZÕES
AMBIÇÃO
TELHADOS DE PARIS
SE UM DIA ME QUISERES
INTIMIDADE
TUDO SOBRE VOCE
FELICIDADE ESPORTE FINO CONFORTAVEL
ABERTO
SE EU FOSSE DUAS NAMORADAS
CEDO TARDAR
TODOS OS VERBOS PELO SABOR DO GESTO
DENTES BRANCOS
I LOVE YOU SINTO ENCANTO
FLORES
NEM TUDO

• FICHA TÉCNICA

Direção musical e contra baixo: Ézio Filho
Guitarra, violão e bandolim: Webster Santos
Teclado e acordeon: Léo Brandão
Bateria, percussão e flauta: Jadna Zimmermann

SOBRE ZÉLIA DUNCAN



Em maio de 1981, Zélia enviou uma fita à Sala Funarte de Brasília que, na época, concedia espaço, através de concursos, para apresentação de novos artistas. Foi classificada em primeiro lugar e apresentou um show que teve grande repercussão e é considerado o marco inicial de sua carreira. O evento ainda lhe rendeu a
oportunidade de representar Brasília no "Projeto Pixinguinha", cantando ao lado de nomes consagrados como Wagner Tiso e Cida Moreyra. Em 1987, de volta ao Rio de Janeiro, Zélia trabalha como locutora de rádio, fazendo jingles, e cursa teatro na Casa das Artes das Laranjeiras.

Paralelamente, monta sua primeira apresentação no Rio de Janeiro. Dois anos depois, no final de 1989 se apresenta com o show "Zélia Cristina no "Caos", dirigido por Ticiana Studart. Em 1991, a convite de Marcus Teixeira e Patrícia Lopes, um casal de músicos que conheceu em Brasília, Zélia partiu para os Emirados Árabes para cumprir um contrato de três meses, que acabaram se prolongando para cinco. Lá, Zélia se apresentava na Casa Brasil, dentro do Hotel Meridien. Seu público era constituído por gente de todo o mundo, principalmente árabes, europeus e australianos. Essa viagem foi, segundo a cantora, fundamental para deixar fluir sua veia de compositora. Durante essa viagem, Zélia escutou muita música oriental e músicos como Joni Mitchell, Joan Armatrading, Sam Cooke, Ry Cooder e Peter Gabriel, importantes influências em seu estilo. Nesse período escreveu também muitas letras que enviou para seus parceiros no Brasil.

Mais tarde essas músicas se tornariam o repertório do seu segundo disco. Em maio de 1992, já de volta ao Brasil, Zélia retoma seu trabalho, agora com um som mais acústico. Na bagagem, inúmeras composições próprias, fruto de suas vivências, ora feliz, ora solitária, ora saudosa, ora reflexiva nos Emirados Árabes. Montou banda, botou o pé na estrada e fez uma temporada na boate Torre de Babel, tão bem sucedida que acabou recebendo do produtor Guto Graça Mello, o convite, mesmo que sem compromisso, para fazer
algumas gravações em seu estúdio. Logo após, convidada por Almir Chediak e acompanhada pelo
músico Marco Pereira, no Estúdio Sinth, Zélia gravou "Sábado em Copacabana", uma das faixas do
songbook de Dorival Caymmi. Foi durante essa gravação que recebeu o convite da produtora Beth
Araújo (que mais tarde tornou-se sua empresária), para gravar, pela Warner, seu segundo disco. Zélia Cristina passou a chamar-se Zélia Duncan por sugestão de Beto Boaventura, presidente da Warner, e isto lhe deu a oportunidade de homenagear sua avó materna (já falecida). O disco "Zélia Duncan" foi lançado no
final de 94. A maioria das faixas foi composta em parceria com o amigo Christiaan Oyens, que também
tocou bateria, bandolim e violão. Em 1995, ‘Catedral’, versão de Zélia e Christiaan para a música Cathedral Song, de Tanita Tikaram, entrou na trilha sonora da novela "A próxima vítima" (TV Globo), projetando o trabalho da cantora para todo o Brasil. Catedral conquistou o primeiro lugar nas principais rádios do país. O disco foi indicado na parada anual da revista Billboard, como um dos melhores discos latinos de 1994, ao
lado de "Fina Estampa", de Caetano Veloso. 1996 - Zélia passa dois meses em estúdio, preparando o
terceiro disco. Durante esse período, compõe com Lucina as músicas ‘Fim’ e ‘Sem Suspiros’, para a
cantora Verônica Sabino, mas mantém sigilo absoluto a respeito de seu novo trabalho. A canção ‘Enquanto Durmo’, entra na trilha sonora da novela "Salsa & Merengue" (TV Globo), antes mesmo do lançamento do disco, que aconteceu em novembro no Tom Brasil, em São Paulo. Zélia optou por lançar "Intimidade" em São Paulo, pois, segundo ela, foi nessa cidade que sentiu que seu trabalho estava sendo reconhecido. Já no primeiro mês, o disco atingiu as 80 mil cópias vendidas.
Porém, faltava ainda a consagração perante a crítica, que veio no final de 96 com a divulgação da APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte - dos melhores de 96 em onze áreas da cultura, e Zélia Duncan foi escolhida como a Melhor Cantora, recebendo o respectivo prêmio no Teatro Municipal de São Paulo. O Disco de Platina, conquistado pela vendagem de 250 mil cópias do álbum ‘Zélia Duncan’, foi entregue pela
Warner Music durante a apresentação que fez logo depois no Parque do Ibirapuera , reunindo 60 mil
pessoas. Em 2001 Zélia assina com a gravadora Universal Music e no mês de abril todos os jornais das principais capitais destacaram o lançamento do disco ‘Sortimento’. A maioria dos críticos se referem ao CD como “um trabalho maduro e politizado”. Mais uma vez Zélia abre o CD com o velho amigo Itamar Assumpção na canção ‘Por que que eu não pensei nisso antes?’ – uma releitura, onde o próprio Itamar, disse ser totalmente diferente de tudo o que já fizeram, motivo pelo qual foi um admirador incondicional
da cantora. A turnê Sortimento passou pelos quatro cantos do Brasil e após um ano de apresentações bem sucedidas em palcos de todas as dimensões, Zélia decide registrá-lo em DVD. A gravação acontece no Sesc Vila Mariana, em quatro apresentações com lotação esgotada. Eu me transformo em outras (2004) é o título de seu sétimo disco e a veia de intérprete aflora com toda força. O repertório, pinçado de sua memória
musical, traz de Aracy de Almeida a Tom Zé. Zélia sabe das dificuldades de lançar um disco com o perfil em que a única lógica é cantar o que gosta, e para ter essa liberdade cria o selo Duncan Discos que lhe possibilita entregar o disco pronto para ser distribuído pela Universal Music, gravadora com a qual mantém contrato. Em 2004 foi o show de lançamento do CD ‘Isso vai dar repercussão’, de Naná Vasconcelos e Itamar Assumpção. Na época do lançamento Itamar já havia falecido e Zélia foi chamada como a
representante, mais do que legítima, do compositor. Em 2005, fortalecida e “transformada”, Zélia lança

Pré-pós-tudo-bossa-band. O caldeirão de sons e letras está fervendo novamente. Leque de parcerias ampliado. Samba, blues, rock, reggae... Som Pop no melhor sentido da definição. Lenine, Lulu Santos, Moska, Pedro Luís, Lucina, Itamar Assumpção e outros parceiros acompanham a intérprete e compositora em mais uma incursão pelo universo que tanto a atrai: a música, livre de rótulos e sem fronteiras. 2006 – 25 anos de carreira! Paralelamente à turnê do disco Pré-pós-tudo-bossa-band, Zélia parte para uma nova aventura musical... A cantora conhece Sérgio Dias (Mutantes) na gravação do DVD dos ‘Britos’, do qual os dois participam, e poucos meses depois é convidada por Sérgio a fazer os vocais de Rita Lee na volta dos Mutantes. Zélia costuma dizer que “foi como ter fugido de casa para cantar rock and roll”. Mas antes de responder ao convite, pede a benção à amiga e parceira Rita Lee.

Bênçãos dadas, começa o desafio de cantar o repertório da banda que não se reunia há 30 anos...no tom original! Enquanto estava nos EUA, Zélia recebe a notícia de que havia ganhado o Prêmio TIM 2006 na categoria ‘Melhor Disco’ (Pré-pós-tudo-bossa-band) e ‘Melhor Cantora’. Nos últimos anos, realizou vários projetos importantes, como por exemplo o CD, e depois o DVD ‘Eu Me Transformo em outras’, assim como fez parte da nova formação de Os Mutantes e gravou o DVD ‘Amigo é casa’, com a cantora Simone, lançado em abril de 2008. Zélia Duncan atualmente está em turnê com o show do recém lançado ‘Pelo Sabor do Gesto’, indicado ao Grammy Latino 2009.

SITE OFICIAL: http://www.zeliaduncan.com.br/
• SERVIÇO

ZÉLIA DUNCAN – SHOW PELO SABOR DO GESTO

Dias: 29,30 e 31 de janeiro – sexta e sábado, às 21h e domingo, às 18h
05, 06 e 07 de fevereiro - sexta e sábado, às 21h e domingo, às 18h
Local: Teatro Paulo Autran – 1010 lugares
Duração: 1h30
Não recomendado para menores de 10 anos
Não é permitida a entrada após o início do espetáculo.
R$ 30,00; R$ 15,00 (usuário matriculado, aposentados e estudantes com carteirinha); R$ 7,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculados e dependentes).

• SESC Pinheiros
Endereço: Rua Paes Leme, 195.
Horário de funcionamento da Unidade - Terças a sextas, das 13 às 22 horas. Sábados, domingos e
feriados, das 10h às 19h horas.
Horário de funcionamento da Bilheteria: Terça a sexta das 10h às 21h30, aos sábados das 10h às 21h30, domingos e feriados das 10h às 18h30.
Tel: para informações: 11 3095.9400
Informações: 0800 118220

ESTACIONAMENTO – COM MANOBRISTA – VAGAS LIMITADAS
- Veículos, motos e bicicletas - Terça a sexta, das 7h às 22h; Sábado, domingo, feriado, das 10h às 19h - Horários especiais para a programação do teatro. Taxas: Matriculados no SESC: R$ 5,00 as três primeiras horas e R$ 0,50 - a cada hora adicional // Não matriculados no SESC: R$ 7,00 as três primeiras horas e R$1,00 - a cada hora adicional // Para atividades no Teatro: Preço único: R$ 5,00

Informações sobre outras programações ligue 0800 118220 ou consulte o site: http://www.sescsp.org.br/
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