domingo, 3 de janeiro de 2010

Faculdade Cantareira lança graduação em Viola Caipira e Acordeom

A Faculdade Cantareira abre dois novos cursos em 2010 – Viola Caipira e Acordeom. Segundo Aída Machado, Coordenadora Pedagógica do Curso Superior de Música, “É imprescindível que a exuberante cultura brasileira esteja contemplada na academia. A universidade tem um papel fundamental ao estudar, divulgar e reconhecer o amplo e diverso espectro do universo da música popular. É exatamente isso que pretendemos reforçar ao trazer para a Faculdade dois instrumentos tão importantes e atuantes em nossa música.”

“O curso de viola caipira desenvolverá com o aluno todas as etapas da viola brasileira (dez cordas) com aulas práticas de técnica, leitura, linguagem tradicional da viola, repertório e estudos dirigidos de arranjo e interpretação”, diz João Paulo Amaral, responsável pelas aulas de viola caipira.

A graduação em Acordeom possibilita uma visão ampliada do uso do instrumento em diferentes linguagens. “Além de estar voltada principalmente para as tradições populares, a preocupação da Cantareira é passar informação também sobre a música erudita e não limitar esses dois universos, cujas fronteiras são, a cada dia, mais tênues”, diz Gabriel Levy, professor de Acordeom da Faculdade. O trabalho ainda inclui a construção de uma linguagem pessoal do aluno no instrumento por meio de improvisação, harmonização e composição, aplicadas aos recursos do Acordeom.

“O mercado de trabalho para quem deseja fazer estas graduações é bem amplo. Além da música ‘regional’, onde estão presentes tanto o Acordeom como a Viola caipira, lançamos mão de uma série de outras expressões musicais (pop, MPB, música erudita contemporânea, World Music)”, completa Levy.

Serviços:
Faculdade Cantareira
Rua Marcos Arruda, 729 – Bairro do Belém
Tel. (11) 2790-5900
www.cantareira.br
e-maill: processoseletivo@cantareira.br
*
*
*
Publicidade: