quarta-feira, 20 de março de 2013

Concerto reúne trechos das principais obras de Giuseppe Verdi neste domingo

Ministério da Cultura e Club Transatlântico prestam homenagem ao bicentenário do compositor italiano no dia 24 de março, às 18h

  
Grupo Opera Encena interpreta repertório especial em concerto dirigido por Walter Neiva (à direita)

Eternizado entre os maiores gênios de ópera de todos os tempos, o compositor Giuseppe Verdi receberá uma homenagem especial em comemoração aos 200 anos do seu nascimento. No dia 24 de março, o Ministério da Cultura e o Club Transatlântico apresentam o concerto VerdiAno 200, sob direção cênica de Walter Neiva. O concerto abre a temporada musical do Club Transatlântico em 2013 que, entre outras atrações, trará concertos e palestras em homenagem a outro compositor bicentenário, Richard Wagner.

Trechos das principais óperas de Giuseppe Verdi foram cuidadosamente selecionados por Walter Neiva, que também fará breves comentários antes de cada número. Assim, o público terá a oportunidade de ouvir – em uma única apresentação – acordes de clássicos como Rigoletto, Otello, Aida, Nabucco e La Traviata, pelas vozes de renomados cantores líricos do Grupo Opera Encena.

Uma iniciativa da produtora Brazil Concerts, o concerto VerdiAno 200 foi idealizado pela soprano Silviane Bellato, uma das talentosas cantoras do elenco. Foi justamente como protagonista de uma das obras mais célebres de Verdi, Simon Boccanegra, que Silviane fez sua estreia internacional no grandioso Teatro Colón, em Buenos Aires. No espetáculo VerdiAno 200, a soprano interpretará árias, duetos e quartetos selecionados a fim de ilustrar o repertório verdiano. 

Para a apresentação de algumas das principais óperas do compositor e dramaturgo italiano, o diretor cênico Walter Neiva se beneficiou de seu vasto conhecimento em montagens deste tipo. Entre alguns de seus trabalhos internacionais, destacam-se a direção cênica e de figurino da ópera Don Pasquale, realizada pela Orquestra da Ópera de Cracóvia, na Polônia, em 2006, e a encenação da ópera La Traviata no Teatro Metropolitano de Medellín, na Colômbia, em 2009. Também dirigiu diversas óperas dentro e fora do país, além de ter coordenado e idealizado projetos de incentivo à ópera no Brasil.

No elenco do concerto VerdiAno 200 estão cantores renomados e com carreira internacional. Além de Silviane Belatto, fazem parte o tenor Richard Bauer, que se apresentou internacionalmente com obras como Madama Butterfly, Otello e Turandot; o barítono João Paulo Ribas, com ampla formação internacional e vencedor do Concurso Jovens Solistas em 1993; a mezzo-soprano Laura Aimbiré, que se apresentou sob a batuta de maestros como Isaac Karabtchevsky, Túlio Colacioppo e Jamil Maluf; e o baixo Savio Sperandio, que entre outros prêmios ganhou o de "Revelação do Ano" no Prêmio Carlos Gomes de Música Erudita (2005). O acompanhamento será feito por Marcos Aragoni, pianista oficial do Coral Lírico do Teatro Municipal de São Paulo.

Serviço:
Concerto de Páscoa – VerdiAno 200
Local: Club Transatlântico
Endereço: Rua José Guerra, 130 – Chácara Santo Antônio – 04719-030
Data: 24 de março, domingo
Horário: 18h
Preço: R$ 20 (associados); R$ 30 (não associados) – ingressos à venda
Classificação indicativa: 7 anos
Observação: O restaurante Weinstube estará aberto após o concerto


ü  Sobre o Club Transatlântico
Fundado em 1954 pela comunidade alemã residente em São Paulo, o Club Transatlântico transformou-se, ao longo dos anos, em um importante polo multicultural na zona sul da cidade. No complexo de convenções situado na Rua José Guerra, na Chácara Santo Antônio, são realizadas exposições, mostras de arte e cinema, concertos musicais e outras atividades abertas ao público. A originalidade pode ser observada logo na entrada, onde há um fragmento do Muro de Berlim. O Restaurante Weinstube e um bar cultivam as tradições da gastronomia alemã, e ainda há locação de salas para eventos corporativos e sociais. A programação sociocultural está disponível na Revista Applaus e no site: www.clubtransatlantico.com.br.


Club Transatlântico

Nenhum comentário: