Celso Viáfora |
Por ocasião do Dia Nacional do Samba, instituído oficialmente em 1963 e comemorado em 02 de dezembro, o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, através do seu programa Cultura Musical, realiza o Especial “Samba é Cultura”, de 1º a 4 de dezembro, com entrada franca. O Especial apresentará uma série de shows em homenagem à cadência e popularidade desse gênero que muito contribui para o enriquecimento da cultura nacional.
Augusto Martins e Marcel Powell |
A Associação tem por objetivo discutir alternativas sobre como levar o samba a diversos espaços e públicos no Ceará. Para isso, leva à frente projetos como o “Samba Social”, “Trem do Samba”, “Samba na Praça” e a Semana de Mobilização Social e Cultural do Samba.
Do Especial “Samba é Cultura”, participarão do evento os seguintes grupos filiados à Associação: Mistura Brasileira, Fina Flor, Carlinhos Palhano E Samba de Mesa, Dragões do Samba, Além da Razão, Louka Paixão, Brilho no Olhar, Naturalidade, Samba Stylo e Nobreza.
Hoto Jr. - Foto: Marcello Holanda |
Também integra a programação uma troca de ideias com o cantor e compositor Chapinha, cearense radicado em São Paulo, e representantes da Associação “Movimento Vem Pro Samba”, que acontecerá no dia 1º (quarta-feira), às 16h30 – antes do show de Chapinha acompanhado por Carlinhos Palhano e o grupo Samba de Mesa, no mesmo dia, às 18 horas.
Em seu show, ao lado de Carlinhos Palhano E Samba de Mesa, Chapinha cantará, com maestria e carisma, o seu próprio repertório e sambas de nomes consagrados como Noel Rosa, Sinhô, Ary Barroso, Zé Kéti, Originais do Samba, Adoniran Barbosa, João Nogueira, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Chico Buarque e Jorge Aragão.
Junior Meirelles |
Antes, na troca de ideias, Chapinha e os representantes da Associação conversarão sobre as escolas de samba de São Paulo e os cenários do samba naquela megalópole e em Fortaleza. Chapinha também falará sobre a sua inserção no mundo do samba paulista, sua visão e vivência no meio musical, e os representantes da Associação vão destacar a mobilização realizada pela entidade no sentido de valorizar o samba de raiz no Ceará.
Conheça a seguir a programação completa do Especial “Samba é Cultura”:
Dia 01, quarta-feira
12h30 “Associação Movimento Vem Pro Samba” - Show musical com o grupo Mistura Brasileira. 40min.
13h30 Associação “Movimento Vem Pro Samba” - Show musical com o grupo Fina Flor. 40min.
16h30 Troca de Idéias sobre o mundo do Samba, com o compositor Chapinha e representantes da “Associação Movimento Vem Pro Samba”
18h Associação Movimento Vem Pro Samba - Show musical com o compositor Chapinha, acompanhado por Carlinhos Palhano E Samba de Mesa. 40min.
12h30 Associação “Movimento Vem Pro Samba” - Show musical com o grupo Dragões do Samba. 40min.
13h30 Associação “Movimento Vem Pro Samba” - Show musical com o grupo Além da Razão. 40min.
14h30 Associação “Movimento Vem Pro Samba” - Show musical com o grupo Louka Paixão. 40min.
18h “Água no Feijão” - Show musical com Junior Meirelles E Hoto Jr. (CE). 60min.
Meirelles é guitarrista de Ney Matogrosso e Hoto Jr., um de nossos melhores percussionistas. Neste especial, canções autorais inéditas ou de compositores renomados, como Cartola, Nelson Cavaquinho, João Nogueira, Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Fundo de Quintal.
Dia 03, sexta-feira
14h30 Associação “Movimento Vem Pro Samba” - Show musical com o grupo Brilho no Olhar. 40min.
15h30 Associação “Movimento Vem Pro Samba” - Show musical com o grupo Naturalidade. 40min.
18h “Violão, Voz E Zé Kéti” - Show musical com Augusto Martins E Marcel Powell (RJ)
Uma sonoridade muito original e paradoxalmente respeitosa dessa obra irretocável. Nela, o cantor carioca e o violonista franco-brasileiro passeiam com rara elegância e desenvoltura.
Dia 04, sábado
15h Associação “Movimento Vem Pro Samba” - Show musical com o grupo Samba Stylo. 40min.
17h Associação “Movimento Vem Pro Samba” - Show musical com o grupo Nobreza. 40min.
18h CCBNB – “Batuque de Tudo” - Show musical com Celso Viáfora (SP). 60 min.
Lançando na mesma semana o seu DVD “Batuque de Tudo”, na cidade de Jericoacoara, o artista segue a linha de seus principais discos, como “Palavra!” e, principalmente, “A cara do Brasil”. Viáfora prega a diversidade e canta a democracia e suas contradições.
Fonte: Luciano Sá
Nenhum comentário:
Postar um comentário