sexta-feira, 6 de julho de 2012

QUINTETO BRASSUKA LEVA A MÚSICA PARA METAIS AO AO PALCO DO MASP

A programação musical de São Paulo tem desde 2007 uma saborosa série gratuita de concertos e shows de música instrumental. Idealizada e realizada pela Art Invest, a série Música no MASP tem suas apresentações realizadas sempre às terças-feiras, às 12h30, no Grande Auditório do MASP. O público primário do projeto é o grande número de pessoas que circula cotidianamente no horário de almoço pela Avenida Paulista, um fluxo estimado em mais de 1,5 milhão de pessoas por dia. Mas a série atrai também os paulistanos apaixonados pela boa música, bem como umm crescente número de turistas que vêm à Capital para visitas ao Museu.

 A série Música no MASP continua apresentando todas as semanas atrações variadas da chamada música clássica. Desta vez, sobe ao palco do Grande Auditório do MASP o Quinteto Brassuka, grupo de câmara apenas com instrumentos de metal. Em concerto chamado “O Mundo Metal”, o grupo vai tocar obras de Mozart, Bizet e Verdi e vários outros compositores – todas elas escritas ou arranjadas para quinteto de metais.

O evento acontece na terça-feira dia 17 de Julho, às 12:30 horas, e como sempre tem entrada franca.

Quinteto BrassUka: da esquerda para a direita, Moisés Américo da Silva(trompete), Marcos Gomes Tudeia (tuba), Pedro Santos (trompete), Tiago Azevedo(trombone) e Eder Tavares (trompa)
Foto: Karen Montija






















 Os trompetistas Moisés Américo da Silvae Pedro Santos, o trompista Eder Tavares, o trombonista Tiago Azevedo e o tubista Marcos Gomes Tudeia (tuba) têm buscado demonstrar isso a cada apresentação que fazem, sempre com o objetivo de levar a sonoridade desses instrumentos para diferentes plateias de uma forma irreverente e divertida. Jovens e com carreiras individuais promissoras, elas há pouco mais de um ano formaram o BrassUka (uma brincadeira "brazuca" com "brass", palavra inglesa que designa os instrumentos de metal). Hoje uma formação bastante usual, o quinteto de metais – dois trompetes, trompa, trombone e tuba – surgiu nos anos 1940 a partir dos instrumentos do naipe de metais das orquestras sinfônicas.

Desde sempre passou a ser muito usado por estudantes ou profissionais como opção para prática de música de câmara. O Quinteto BrassUka se insere nessa tradição, dedicando-se sem preconceitos a um extenso repertório que inclui obras de todos os períodos da música ocidental, inclusive de compositores contemporâneos, e ainda músicas do folclore de diversas culturas.

 Convites para festivais - Desde sua formação o grupo fez inúmeros concertos em São Paulo e também fora do País. Em 2011 ganhou, pelo edital de ocupação de teatros de São Bernardo, a oportunidade de realizar concertos nos teatros Lauro Gomes e Elis Regina. Também em 2011 realizou apresentações no Museu da Casa Brasileira e no Teatro Humboldt, bem como concertos didáticos para crianças e adolescentes em escolas e instituições sociais. Além disso, tem participado da série “Horizontes Musicais” do projeto Guri Santa Marcelina, com apresentações em CEUs (Centros Educacionais Unificados).

Em 2012, o BrassUka participou do 'Festival Internacional de Metais Isla Verde Bronces', em Isla Verde, província de Córdoba, na Argentina – fez o concerto de abertura do festival e ainda concertos acompanhando o tenor Duilio Smiriglia e a soprano Gabriela Ceaglio, cantores do Teatro Cólon, e também o trombonista francês Jacques Mauger. O sucesso da participação no Isla Verde Bronces fez com que o BrassUka recebesse convites para festivais na Colômbia, Peru, Venezuela e Equador.

Para o segundo semestre deste ano, o quinteto tem agendada turnê por cidades de Pernambuco, Bahia, Santa Catarina e Minas Gerais. O programa Tylman Susato (1500-1561) - Renaissance Dances Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - Ave verum corpus, K618 Giovanni Gabrieli (c.1553-1612) - Canzona per Sonare, nº 4 Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - Allegro, da Pequena Serenata Noturna, K525 Georges Bizet (1838-1875) - Habanera (da ópera Carmen) Giacomo Puccini (1858-1924) - Nessun dorma (da ópera Turandot) Eduardo Di Capua (1865-1917) - 'O sole mio Giuseppe Verdi (1813-1901) - Marcha triunfal (da ópera Aída)


 S E R V I Ç O:

Série MÚSICA NO MASP Sempre às terça-feiras, 12:30 horas
17 de Julho Quinteto BrassUka
Onde: MASP (grande auditório, 374 lugares) Av. Paulista 1578, Bela Vista, tels. 3266-3645 e 3266-3569 Quanto: ENTRADA FRANCA
Retirada de ingressos na bilheteria do museu
Duração: ~60 min
Indicação etária: Livre para todos os públicos

Publicidade:


Nenhum comentário: