terça-feira, 30 de agosto de 2011

BENEFÍCIOS DA ORDEM DOS MÚSICOS DO BRASIL EM SÃO PAULO



O Presidente da Ordem dos Músicos do Brasil – Conselho Regional do Estado de São Paulo, Professor ROBERTO BUENO, gravou um vídeo explicando aos músicos a importância de filiarem-se à OMB/CRESP.

CURSOS: A autarquia federal fornece cursos de aperfeiçoamento gratuitos para músicos profissionais, iniciantes e seus dependentes. Entre os cursos fornecidos estão: Musicografia Braile para deficientes visuais e videntes que queiram dar aulas; coral, tecnologia Encore, teoria musical, solfejo e técnica vocal.

Delegacia móvel na Festa de Peão em Barretos
Foto: Emerson Santos


APOIO: Os músicos filiados têm acesso à consultoria jurídica gratuita, preços diferenciados na aquisição de plano de saúde Notre Dame e Seguro de Vida, inclusive Delegacia Móvel, que consiste num novo conceito de aprimoramento dos nossos serviços, levando aos grandes eventos a estrutura para que os músicos em trânsito nas diversas regiões do estado, possam  contar com assessoria completa no que diz respeito à formalização e informações sobre os seus direitos, inclusive atuando na defesa dos mesmos junto aos empresários caso seja necessário.



INFORMAÇÃO: Os veículos informativos da OMB/CRESP têm exercido papel fundamental na conscientização profissional dos músicos interessados em saber quais são os seus direitos. Na nova gestão da entidade, que completa em outubro dois anos, foram criados vários veículos de comunicação para auxiliar os músicos no entendimento da sua profissão. São eles: A REVISTA MÚSICO!, o JORNAL SÃO PAULO ALERTA, MANUAL INFORMATIVO com informações para os músicos e contratantes, e a CARTILHA “Porque o músico deve ser inscrito” com perguntas e respostas explicativas. Todos os exemplares podem ser retirados pelos filiados gratuitamente na sede da OMB/CRESP ou solicitados pelo telefone (11) 3237-0777.

DIVULGAÇÃO: Os músicos filiados têm acesso à rede disponível no site da OMB/CRESP (www.ombsp.org.br) aonde podem divulgar seu currículo, inserir vídeos, fotos, músicas e trocar informações com os colegas, inclusive de outros estados que estão se cadastrando. Os que enviarem seus releases também serão divulgados gratuitamente no Blog da Tribuna do Músico, basta enviar as informações pelo e-mail redação@tribunadomusico.com.br.

RESPONSABILIDADE SOCIAL: Uma preocupação da nova diretoria é a realização de serviços sociais voltados às comunidades carentes. Essa nova iniciativa, nunca antes tomada pela gestão anterior (que perdurou por quarenta e dois anos estagnando a entidade), está se tornando um novo marco nesse recomeço. O PROJETO DE INCLUSÃO MUSICAL está proporcionando para cento e sessenta crianças de comunidades carentes e pessoas em situação de rua, cursos gratuitos de música teórica e prática com a finalidade da profissionalização musical.

CARTÃO ANUAL DE REGULARIDADE PROFISSIONAL:
Acompanhando a evolução dos grandes Conselhos Profissionais, os músicos filiados à OMB/CRESP, agora vão receber o CARP – Cartão Anual de Regularidade Profissional. Com este cartão, o músico comprova a sua regularização junto a OMB. Com um modelo compacto, não ocupa espaço na carteira e preserva a carteira profissional de brochura com as anotações de registro, que pode ficar guardada em casa em local seguro. O CARP serve para comprovar a identidade pessoal e profissional dentro e fora do país, bem como para ter acesso a eventos e abrir conta bancária.

NETWORKING: Vários workshops com músicos nacionais e internacionais estão sendo realizados na sede da OMB em São Paulo e através da iniciativa de alguns dos delegados das subseções de Diadema e Mauá, várias ações estão em desenvolvimento para ampliar os meios de contato entre os músicos, através de encontros. Ainda em fase experimental, mas com sinais de grande sucesso, já foram realizados três desses encontros regionais de profissionais da música em Diadema, Mauá e São Bernardo do Campo, com a presença de centenas de músicos e autoridades do meio artístico, político e cultural, aonde foram entregues homenagens, diplomas, apresentação de shows e oportunidades de intercâmbio cultural. Através da troca de experiências os delegados das demais subseções estão aperfeiçoando seus conhecimentos para a realização de futuros eventos em suas regiões.

“Muito ainda tem que ser feito e a nossa equipe está se empenhando ao máximo para fazer o melhor pelos músicos em tempo recorde. É claro, que recentes na direção (há apenas dois anos), em todas as iniciativas, aprendemos com os erros e investimos incessantemente na melhoria das ações. Estamos otimistas na concretização de um sonho de equipe, em tornar a vida profissional do músico brasileiro, digna e próspera. Sabemos que desde a ditadura, muitos anos foram desperdiçados com malfeitores no poder, todavia somos conscientes de que estamos aos poucos, revertendo este quadro em direção aos dias melhores que virão.” Disse o Professor Roberto Bueno.

A sede da Ordem dos Músicos do Brasil – Conselho Regional do Estado de São Paulo, está localizada na Avenida Ipiranga, 318 – Bl A – 6º andar - República – SP – Tel: 11 3237-0777 e atende de 2ª a 6ª feira das 10hs às 17hs, mas os músicos que residem fora da Capital podem informar-se por telefone ou através do site aonde existem as subseções mais próximas.

Nenhum comentário: